sexta-feira, 17 de maio de 2019

'O TRAIDOR', DE MARCO BELLOCCHIO, ESTREIA MUNDIALMENTE NO FESTIVAL DE CANNES

Coprodução internacional da Gullane teve cenas rodadas no Rio de Janeiro.  Longa é estrelado pelo ator italiano Pierfrancesco Favino e pela atriz brasileira Maria Fernanda Cândido

O Traidor, novo filme de Marco Bellocchio (Vincere), vai fazer sua estreia mundial na 72ª edição do Festival de Cannes no dia 23 de maio. O longa foi selecionado para concorrer à Palma de Ouro no festival. O filme é uma coprodução entre Itália, Brasil, Alemanha e França e tem previsão de estreia no Brasil no segundo semestre de 2019.
“O Traidor” é baseado na história real de Tommaso Buscetta e conta a trajetória do mafioso, o primeiro do alto escalão a se transformar em informante no caso do Maxi-Processo contra a Cosa Nostra. Quando Buscetta (Pierfrancesco Favino) muda para o Brasil, começa uma guerra de poder entre os clãs mafiosos, liderada pelo clã da cidade de Corleone. Durante essa guerra interna Buscetta é preso e deportado para a Itália. Incomodado com o rumo que a máfia tomou, distanciando-se dos seus princípios originais, ele faz um acordo com o governo italiano para denunciar seus antigos comparsas numa delação premiada. A atriz Maria Fernanda Cândido interpreta Maria Cristina de Almeida Guimarães, mulher de Tommaso Buscetta.

"Recebi a indicação com muita alegria e muita honra. Fiquei maravilhada quando soube que o filme tinha sido escolhido para a mostra competitiva de Cannes. Só de estar entre os selecionados já é uma vitória", afirma Maria Fernanda Cândido.

“É uma honra para a Gullane participar do novo filme do Marco Bellocchio, um dos diretores de cinema que a gente mais admira. Ter o filme na competição do Festival de Cannes dá a dimensão da importância desse filme para a indústria independente de cinema no mundo”, comentam os produtores Caio Gullane e Fabiano Gullane.

Rodado na Itália, Brasil e Alemanha “O Traidor” é uma produção IBC Movie, Kavac Film e Rai Cinema, em coprodução com Gullane, AD Vitam, Match Factory Productions. No Brasil as parcerias de coprodução são com Telecine e Canal Brasil e distribuição nacional pela Fênix Filmes e Pandora Filmes.


SINOPSE
No início dos anos 80, uma guerra generalizada eclode entre os chefes da Máfia Siciliana pelo controle do tráfico de heroína. Tommaso Buscetta, um integrante de alto escalão, foge para se esconder no Brasil. Na Itália, os acertos de contas acontecem enquanto Buscetta assiste de longe seus filhos e irmãos sendo assassinados em Palermo, sabendo que poderá ser o próximo. Preso pela polícia brasileira e extraditado para a Itália, Buscetta toma uma decisão que irá mudar os rumos da máfia italiana: ele decide se encontrar com o Juiz Giovanni Falcone e trair o voto eterno que fez à Cosa Nostra.

ELENCO
Pierfrancesco Favino
Maria Fernanda Cândido

ELENCO CONVIDADO
Luigi Lo Cascio
Jonas Bloch
Nicola Siri
Rainer Cadete
Luciano Quirino

FICHA TÉCNICA:
Direção: Marco Bellocchio
Elenco: Pierfrancesco Favino, Maria Fernanda Cândido e Luigi Lo Cascio
Elenco convidado: Jonas Bloch, Nicola Siri, Rainer Cadete e Luciano Quirino
Roteiro: Marco Bellocchio, Ludovica Rampoldi, Valia Santella e Fracesca Piccolo
Colaboração de roteiro: Francesco La Licata
Consultoria histórica: Saverio Lodato
Direção de Fotografia: Vladan Rodovic
Direção de arte: Andrea Castorina
Direção de arte Brasil: Daniela Vilela
Figurino: Daria Calvelli
Figurino Brasil: Gabriella Marra
Montagem: Maria Francesca Calvelli
Produzido por: Beppe Chaschetto
Coproduzido por: Caio Gullane, Fabiano Gullane, Alexandra Henochsberg, Gergory Gajos, Viola Fügen, Michael Weber, Michel Merkt
Produtor executivo: Simone Gattoni
Produtor delegado: André Ristum
Produtor associado: André Novis
Produtoras: IBC Movie, Kavac Film e Rai Cinema
Coprodutoras: AD Vitam, Match Factory Productions e Gullane
Cofinanciado por: Programma Europa Creativa dell´Unione Europea com o suporte de Film und Medienstiftung NRW, Ancine, FSA, BRDE em coprodução com Arte France  Cinema, ZDF/ Arte, Telecine e Canal Brasil com a participação de Arte France, Canal+ e Cine+
Distribuição Brasil: Fênix Filmes e Pandora Filmes
  

SOBRE O DIRETOR
Marco Bellocchio é diretor de cinema, roteirista e ator italiano Uma das personalidades italianas mais importantes, no meio intelectual e cultural, ganhou em 1991 o Urso de Prata - Prêmio Especial do Júri no 41º Festival Internacional de Cinema de Berlim por seu filme “The Conviction”. Em 2011, Bellocchio foi premiado com o Leão de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Veneza por sua carreira cinematográfica. Em 2006, seu filme “The Wedding Director” foi exibido na seção Un Certain Regard no Festival de Cinema de Cannes. Em 2009, dirigiu “Vincere”, que esteve na principal competição do Festival de Cinema de Cannes. Seu filme de 2012 “Dormant Beauty” foi selecionado para competir pelo Leão de Ouro no 69º Festival Internacional de Cinema de Veneza.

SOBRE A GULLANE  
Em 1996, os irmãos Caio Gullane e Fabiano Gullane fundaram a Gullane, hoje somando mais de 45 filmes com destaque no Brasil e no exterior, 30 séries de televisão, inúmeros especiais e documentários. "Carandiru", “Bicho de Sete Cabeças”, “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”; a franquia “Até que a Sorte nos Separe”; “Que Horas ela Volta?”, "Como Nossos Pais”, "Bingo, O Rei das Manhãs”; as séries “Alice” (HBO), "Unidade Básica" (Universal) e “Carcereiros” (TV Globo) são algumas das obras realizadas pela Gullane nos últimos anos. Em 22 anos, caracterizada por sensibilizar e movimentar reflexões através de suas histórias, a Gullane já acumulou mais de 500 prêmios e nomeações em sua carreira, além de ter seus projetos reconhecidos nas seleções oficiais dos festivais mais importantes do mundo como: Oscar, Cannes, Berlim, Sundance, Toronto, Veneza e o prêmio Emmy.

SOBRE O TELECINE
Telecine é sinônimo de magia do cinema em casa ou em qualquer lugar. Joint venture do grupo Globosat e dos quatro maiores estúdios de Hollywood – Paramount, MGM, Universal e Fox –, exibe com exclusividade no Brasil as produções da Disney. Reúne seis canais lineares segmentados por gênero, que somam a maior audiência da TV paga do país e a plataforma de streaming Telecine, que oferece mais de 1.800 títulos dos mais variados gêneros, organizados por uma equipe especializada comprometida em promover a melhor experiência para o assinante. Com navegação intuitiva, é possível apreciar o universo mágico do cinema em qualquer tela ou lugar do Brasil e acessar até cinco dispositivos ao mesmo tempo. A plataforma pode ser contratada em telecineplay.com.br por R$ 37,90 por mês.


SOBRE O CANAL BRASIL
O Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com 322 longas-metragens coproduzidos só nos últimos 10 anos. No ar há duas décadas, apresenta uma programação composta por muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do nosso cinema, além de programas de entrevista e séries de ficção e documentais. O que pauta o canal é a diversidade e a palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar. 


SOBRE A FÊNIX FILMES
A Fênix Filmes é uma distribuidora independente, com foco no melhor da produção cinematográfica mundial. Desde 2013, a distribuidora vem trazendo para o Brasil filmes considerados verdadeiros tesouros ainda pouco explorados no mercado e que encantaram o mundo nos principais festivais internacionais, especialmente Berlinale e Cannes. Entre os recentes lançamentos do nosso catálogo, podemos destacar: “Sangue do Meu Sangue” (indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza) e a cópia restaurada do clássico de 1965 “De Punhos Cerrados”, ambos de Marco Bellocchio, além de “A Grande Dama do Cinema” (“El Cuento de Las Comadrejas”), de Juan José Campanella, “A Juventude” (indicado ao Oscar 2016), de Paolo Sorrentino, “Paterson” (indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes) de Jim Jarmusch, “Visages, Villages” (documentário indicado ao Oscar 2018) de Agnès Varda & JR, “De Amor e Trevas” de Natalie Portman, “Amante por Um Dia” e “À Sombra de Duas Mulheres” ambos de Philippe Garrel, dentre muitos outros.


SOBRE A PANDORA FILMES  
A Pandora Filmes é uma distribuidora de filmes independentes que há 30 anos busca ampliar os horizontes de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, recentemente a Pandora distribuiu "The Square - A Arte da Discórdia", de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e "O Apartamento", de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Atuando também com o cinema brasileiro, a Pandora Filmes lança obras de diretores renomados e de novos talentos, como Ruy Guerra, Edgard Navarro, Beto Brant, Fernando Meirelles, Tata Amaral, Gabriela Amaral Almeida, Petra Costa e Anna Muylaert. Entre os próximos lançamentos destacam-se "Greta", de Armando Praça e “O Traidor", de Marco Bellocchio, coprodução nacional, que concorre a Palma de Ouro em Cannes.


ASSESSORIA DE IMPRENSA: Anna Luiza Muller/ Marcela Salgueiro
PRIMEIRO PLANO_fundo branco_V2 - Cópia

Fotos: Fábio Lovino.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)