sábado, 8 de setembro de 2018

'Benzinho', mantém números do primeiro final de semana de estreia e amplia circuito no Brasil

Candidato a representar o Brasil no Oscar, longa de Gustavo Pizzi está em cartaz em seis países


"Benzinho", dirigido por Gustavo Pizzi ("Riscado"), está em cartaz em 17 cidades do Brasil - Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Teresina, Aracaju, Goiânia, Manaus, Palmas, Petrópolis e São Luis. Na próxima quinta-feira, 6 de setembro, estreia em Curitiba, Belo Horizonte, Campinas, Vitória e Rio Branco. O filme manteve os números da estreia, somando 5.489 espectadores no primeiro final de semana e 5.531 no segundo. Agora, acumula mais de 13 mil espectadores e está em cartaz em 45 salas.

O longa, que disputa a vaga para representar o Brasil no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, está sendo exibido em seis países simultaneamente - Brasil, México, Polônia, Republica Tcheca, Espanha e Holanda. Neste último, está em cartaz em oito cidades. O longa estreia em breve na Bélgica e na França. Já foi vendido para mais de 20 países - França, China, Austrália, Nova Zelândia, República Checa, Portugal, México, Polônia, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Grécia, Espanha, Suíça, Áustria, Bósnia Herzegovina, Croácia, Macedônia, Montenegro, Sérvia e Eslovênia, Uruguai e México- e selecionado para 30 festivais até agora.

Estrelado por Karine Teles ("Que Horas Ela Volta?"), Adriana Esteves, Otávio Müller e Konstantinos Sarris, a estreia mundial de "Benzinho" ocorreu na competição do Festival de Sundance. Foi exibido em seguida no Festival de Roterdã. Venceu o prêmio de melhor filme pelo júri e pela crítica no Festival de Málaga e pelo júri do Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira. Participou dos festivais de Gotemburgo, São Francisco, Washington DC, Berkshire, Provincetown, Edimburgo, do Festival Internacional do Cinema Latino de Los Angeles, do Festival de Karlovy Vary (República Checa) e do Rooftop Films Summer Series. O filme venceu os prêmios de melhor filme pelo júri da crítica e pelo voto do júri popular, melhor atriz para Karine Teles e melhor atriz coadjuvante para Adriana Esteves no Festival de Gramado. Também teve exibições especiais com sessões lotadas em Petrópolis, Belo Horizonte (na Mostra Cine BH), em São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros.

Na história, Irene (Karine Teles) mora com o marido Klaus (Otávio Müller) e seus quatro filhos nos arredores do Rio de Janeiro. Entre os empreendimentos sem sucesso do parceiro e os problemas da irmã (Adriana Esteves), Irene se desdobra para ajudar a todos e dar atenção aos filhos. Mas é quando seu primogênito Fernando (Konstantinos Sarris, ator grego em sua estreia nos cinemas) é convidado para jogar handebol na Alemanha, que ela terá que lidar com o maior de seus problemas, a despedida antes do previsto.

"Benzinho" foi rodado em Petrópolis e Araruama, no Estado do Rio de Janeiro, e também traz no elenco o ator uruguaio Cesar Troncoso, vivendo Alan, marido de Sônia (Adriana Esteves) e Vicente Demori como Thiago, filho do casal. Mateus Solano é Paçoca, e faz uma participação especial como o professor de handebol de Fernando. Luan Teles, interpreta Rodrigo, filho do meio de Irene, o ator fez aulas de tuba para o papel; os gêmeos mais novos são vividos por Arthur e Francisco Teles Pizzi, filhos do diretor Gustavo Pizzi e da atriz Karine Teles, que foram casados e se inspiraram nessa experiência pessoal para criar a história do filme. A dupla volta a trabalhar junta depois do premiado longa "Riscado" (2010). 

O projeto foi selecionado pela La Fabrique des Cinemas du Monde, durante o Festival de Cannes de 2013, para o Cinemart, em Roterdã, em 2015, e para o programa Boost NL, em 2017. O filme venceu o Ibermedia, assim como outros programas de incentivo a filmes brasileiros e coproduções internacionais. "Benzinho" é uma coprodução entre Brasil e Uruguai. A Bubbles Project assina a produção, em coprodução com TvZERO, Mutante Cine, Baleia Filmes, Telecine e Canal Brasil. A Vitrine Filmes é a distribuidora. 

#benzinho  #benzinholoveling   #loveling

Sinopse:
Irene (Karine Teles) mora com o marido Klaus (Otávio Müller) e seus quatro filhos. Ela está terminando os estudos enquanto se desdobra para complementar a renda da casa e ajudar a irmã Sônia (Adriana Esteves). Mas quando seu primogênito Fernando (Konstantinos Sarris) é convidado para jogar handebol na Alemanha, ela terá poucos dias para superar a ansiedade e ganhar forças antes de mandar seu filho para o mundo. 

Elenco:
Karine Teles – Irene
Otávio Müller – Klaus
Adriana Esteves – Sônia
Konstantinos Sarris - Fernando
César Troncoso – Alan
Luan Teles – Rodrigo
Vicente Demori – Thiago
Arthur Teles Pizzi – Fabiano
Francisco Teles Pizzi – Matheus
Participação Especial: Mateus Solano - Paçoca

Ficha Técnica:
Direção: Gustavo Pizzi
Produção: Tatiana Leite
Coprodução: Roberto Berliner, Rodrigo Letier, Agustina Chiarino, Fernando Epstein e Gustavo Pizzi
Roteiro: Gustavo Pizzi e Karine Teles
Produção Executiva: Tatiana Leite, Rodrigo Letier e Leo Ribeiro
Direção de Produção: Roberta Oliveira
Direção de Fotografia: Pedro Faerstein
Montagem: Livia Serpa
Direção de Arte: Dina Salem Levy
Figurino: Diana Leste
Maquiagem: Vik Silva
Som Direto: Rafael Alvarez
Desenho de Som: Roberto Espinoza
Trilha Sonora Original: Danny Roland, Pedro Sá e Maximiliano Silveira
Coordenação de Finalização: Anna Julia Werneck
Colorista: Kenzo Mijares
Produção: Bubbles Project, Baleia Filmes, TvZERO e Mutante Cine
Coprodução: Telecine e Canal Brasil
Patrocínio: Riofilme
Apoio e Investimento: ICAU, Uruguay Audiovisual, BRDE, FSA, ANCINE e Ibermedia
Distribuição: Vitrine Filmes

Sobre o diretor - Gustavo Pizzi
Gustavo Pizzi é diretor, produtor e roteirista. Sua estreia na direção foi em "Riscado", exibido no SXSW (South by Southwest), no Texas, nos Estados Unidos, e em mais de 40 festivais de cinema no mundo todo. Em 2012, Gustavo dirigiu a série de TV documental "Oncotô"Ele também trabalhou no roteiro da série de TV "#MeChamadeBruna", que está em sua segunda temporada e é exibida pela Fox Premium em toda a América Latina. Seu novo filme se chama "Benzinho" e está desenvolvendo seu novo projeto "Gilda" 

Produtora / Bubbles Project
Bubbles Project é uma produtora carioca independente, criada por Tatiana Leite em 2012. Especializando-se em filmes autorais e coproduçoes. Os trabalhos mais recentes incluem o longa-metragem, "Benzinho", de Gustavo Pizzi, ( Festival de Sundance de 2018),  e o argentino "Família Submersa", de Maria Alché,  (Locarno 2018).
A Bubbles também produziu os longas-metragens  "Pendular", de Julia Murat, premiado no Festival de Berlim de 2017 (FIPRESCI de melhor filme pela crítica); "Aspirantes", de Ives Rosenfeld, premiado em festivais nacionais e internacionais; e "Órfãos do Eldorado", de Guilherme Coelho. Está finalizando o filme chileno "Nona" de Camila Jose Donoso e "Cora" de Matias Mariani e Gustavo Rosa de Moura e desenvolvendo os projetos "Outros Tempos", de  Christiane Jatahy,  "A Herança", de João Cândido Zacharias, "Neuros", de Guilherme Coelho,  e "Regra 34", de Julia Murat. 

Coprodutora / TvZERO
Produtora inicialmente focada na produção de documentários e vídeos musicais, a TvZERO incorporou vários segmentos e agora se concentra exclusivamente na produção de conteúdo cinematográfico, TV e novas mídias, prezando sempre pela variedade de conteúdo e pelo alto valor de produção.
Os trabalhos mais destacados da TvZERO foram o longa-metragem de ficção "Nise - O Coração da Loucura" (Roberto Berliner), lançado em 2016, levando 153 mil espectadores aos cinemas e mais de 20 prêmios em festivais internacionais como o de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Tóquio, e o filme "Bruna Surfistinha" (Marcus Baldini) com mais de 2 milhões de espectadores no Brasil. Na TV, foram as séries "Histórias de Adoção" (Roberto Berliner e Pablo Francischelli), "Eu Sou Assim" (Duda Vaisman e Calvito Leal) e "Eu, Adolescente" (Roberto Berliner, Chris Alcazar e Vitor Leite) veiculadas no canal GNT e "#mechamadebruna" cuja segunda temporada está no ar na Fox Premium. Também este ano, a produtora lançou o filme "Gabriel e a Montanha" (Fellipe Barbosa), vencedor de dois prêmios na Semana da Crítica no Festival de Cannes, no inicio do ano que vem lançará "O Nome da Morte" (Henrique Goldman) e as coproduções "Benzinho" (Gustavo Pizzi) e "A Família Submersa" (María Alche).

Coprodutora / Mutante Cine
Mutante Cine é uma produtora de cinema criada em 2011 por Agustina Chiarino e Fernando Epstein em Montevidéu, no Uruguai. Desde antes da fundação de sua empresa, Agustina e Fernando trabalharam juntos na produção e distribuição de filmes como 25 Watts, Whisky, La Perrera, Acné, Gigante, Hiroshima, 3 e Tanta Agua. Juntos, também produziram "El 5 de Talleres", de Adrián Biniez e coproduziram "Bem Perto de Buenos Aires", de Benjamín Naishtat, e "Mi Amiga del Parque" de Ana Katz. Desde 2012 eles organizam junto ao EAVE o workshop PUENTES.

Coprodutora /  Baleia Filmes
A Baleia Filmes é uma empresa criada em 2013 com foco na criação e produção de conteúdo para cinema, Tv e projetos multi-plataforma.
Seus trabalhos mais recentes incluem "Carne" um hibrido entre instalação, teatro, cinema e artes plásticas, exibido na galeria de arte do CCBB Rio (Centro Cultural Banco do Brasil), o curta metragem "Otimismo", de Karine Teles que estreou no Festival MixBrasil 2015 e adquirido pelo Canal Brasil e o longa metragem Benzinho, de Gustavo Pizzi, que vai estrear no Festival de Sundance em 2018.
Em fase de desenvolvimento estão "Gilda”, série que está sendo desenvolvida para o Canal Brasil a ser rodado ainda em 2018 e o longa metragem "Anfíbias" ambos com direção de Gustavo Pizzi.

Distribuidora / Vitrine Filmes
Em oito anos, a Vitrine Filmes distribuiu mais de 120 filmes. Entre seus maiores sucessos estão "Aquarius" e "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho, "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro e o americano "Frances Ha", dirigido por Noah Baumbach, indicado ao Globo de Ouro em 2014.
Em 2017, a Vitrine lançou "O Filme da Minha Vida", terceiro longa como diretor de Selton Mello, e "Divinas Divas", dirigido por Leandra Leal, o documentário mais visto no ano.
Alguns dos mais importantes lançamentos deste ano da Vitrine foram "Paraíso Perdido", de Monique Gardenberg, "O Processo", de Maria Augusta Ramos, que já está entre os 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional e "Benzinho", dirigido por Gustavo Pizzi e protagonizado por Karine Teles, exibido no Festival de Sundance. 

Fonte: Julia Moura/ Primeiro Plano Assessoria de Imprensa
Fotos: Bianca Aun


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)