domingo, 19 de novembro de 2017

TV Brasil lança maratona de filmes ibero-americanos a partir de domingo (19/11) com 'ORFEU'


Sessão Cine Ibermedia reúne cerca de 50 grandes produções da sétima arte até o final do ano, com destaque para produções latinas

O premiado drama nacional "Orfeu" (1999) abre a maratona de longas-metragens da América Latina, Portugal e Espanha que a TV Brasil exibe a partir deste domingo (19), em vários horários, em sua programação especial de final de ano. Ao todo, a emissora pública deve exibir quase 50 filmes na faixa Cine Ibermedia até o fim de dezembro.

A mostra inclui diversas produções reconhecidas pelo público e elogiadas pela crítica especializada. Entre as principais obras relacionadas pelo canal estão o drama espanhol "Amantes" (1991), a comédia dramática argentina "O Filho da Noiva" (2001) e o documentário "José e Pilar" (2010).

A seleção contempla produções premiadas de 18 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

"Orfeu", longa que representou o Brasil na indicação para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, vai ao ar na madrugada deste domingo (19) para segunda-feira (20), à 0h30, na sessão Cine Ibermedia, logo após o programa Ao Vivo entre Amigos.

O elenco da produção dirigida por Cacá Diegues reúne personalidades da dramaturgia nacional. A trama tem como principais atores Toni Garrido, Patrícia França, Murilo Benício, Isabel Fillardis, Zezé Motta e Milton Gonçalves.


Principais obras selecionadas para a programação da TV Brasil

A faixa Cine Ibermedia traz grandes produções da América Latina, Portugal e Espanha para a telinha da emissora pública. Um dos destaques é o drama "Amantes" (1991), premiado com o Goya de Melhor Filme e Melhor Diretor (Vicente Aranda). A película conquistou também o Leão de Prata de Melhor Atriz (Victoria Abril).

Estrelado pelo ator Ricardo Darin, o filme argentino "O Filho da Noiva" (2001) foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e premiado nos festivais de Gramado, Montreal e Havana.

Já o longa "José e Pilar", coprodução de Portugal, Brasil e Espanha, com trilha sonora de Adriana Calcanhoto, acompanha durante dois anos a vida do casal José Saramago e Pilar del Río.






Horário dos filmes da faixa Cine Ibermedia

Nos meses de novembro e dezembro, a TV Brasil apresenta sucessos do cinema latino-americano, além de produções da Espanha e Portugal na série Cine Ibermedia em diversos horários de sua programação. Semanalmente, o canal exibe oito filmes diferentes.

Aos domingos, os longas vão ao ar na madrugada para segunda-feira, à 0h30. Já às segundas, as obras entram mais cedo na grade, às 23h. De segunda a quinta, os filmes são exibidos de madrugada, à 1h30. Às sextas, a emissora pública leva ao ar duas produções consecutivas. A primeira tem início à 0h30 e a outra começa na sequência.


Trama de "Orfeu"

Com roteiro baseado na peça do poeta Vinícius de Morais, o filme "Orfeu" foi adaptado para as telonas por João Emanuel Carneiro, Cacá Diegues, Paulo Lins, Hamilton Vaz Pereira e Hermano Vianna. A trilha sonora do drama é de Caetano Veloso.

O enredo da trama é inspirado na mitologia grega e conta a história de amor entre Orfeu e Eurídice. A adaptação para a sétima arte ambientou a obra no Brasil, em uma favela do Rio de Janeiro, na época do Carnaval. As imagens da folia foram captadas no Sambódromo da Marquês de Sapucaí durante o desfile da escola de samba Viradouro.

O drama conta a trajetória de Orfeu (Toni Garrido), líder da escola de samba e principal compositor da agremiação, que se apaixona por Eurídice (Patrícia França), jovem recém-chegada de uma pequena cidade na floresta amazônica.

O protagonista se divide entre os quatro dias de carnaval e a paixão por Eurídice até que a moça é vítima de traficantes de drogas que dominam a área em que mora. A violência e a folia convivem na película que foi a obra indicada pelo Brasil ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

A lista de conquistas do drama "Orfeu" é extensa. O longa foi reconhecido com o Grande Prêmio Cinema Brasil nas categorias Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora e Melhor Fotografia. Murilo Benício (Melhor Ator) e Cacá Diegues (Melhor Diretor) também foram indicados.

A Associação Paulistas de Críticos de Artes concedeu à produção o Prêmio de Melhor Fotografia. No exterior, a obra conquistou o Prêmio de Melhor Filme no Festival de Cartagena (Colômbia).


Confira os horários do Cine Ibermedia na programação especial de final de ano da TV Brasil

  • Domingo para segunda – à 0h30
  • Segunda-feira – 23h
  • Segunda para terça-feira – 1h30
  • Terça para quarta-feira – 1h30
  • Quarta para quinta-feira – 1h30
  • Quinta para sexta-feira – 1h30
  • Sexta-feira para sábado – 0h30
  • Sexta-feira para sábado – após o filme anterior
Fonte: Fernando Chaves/ TV BRASIL

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)