segunda-feira, 21 de março de 2016

"RESSURREIÇÃO "


Ressurreição (Risen) é o novo filme de Kevin Reynolds (Robin Wood, O conde de Monte Cristo), que narra a história bíblica a partir do olhar de um militar romano, que testemunhou a crucificação de Cristo.  Clavius (Joseph Fiennes - Shakespeare Apaixonado) é um tribuno que está à serviço do governador Poncio Pilatos (Peter Firth - Caçada ao Outubro Vermelho MI-5) no combate aos judeus revoltosos e fanáticos, que esperam a chegada de um messias.  Ao voltar para Jerusalém, ele é destacado para manter a ordem na crucificação de um líder religioso, Yeshua, nome hebreu de Jesus (Cliff Curtis - Fear the Walking Dead).  Com o desaparecimento do corpo e os rumores de que Yeshua ressuscitou, Clavius, com a ajuda de seu assistente Lucius (Tom Felton - Harry Potter) recebe a missão de investigar o mistério sobre o que aconteceu e apresentar o corpo de Jesus para desmentir os rumores sobre o ressurgimento do Messias e impedir uma rebelião em Jerusalém.
O filme apresenta uma narrativa alinear, construida em flashback, a partir do personagem Clavius, numa boa atuação de Joseph Fiennes, que se mostra como um general  incrédulo, mas ponderado, sempre em busca da verdade.  
A produção é relativamente simples para os padrões hollywoodianos de filme de época romanos, quase um telefilme, mas convence e chega a emocionar, principalmente para uma platéia religiosa, que conhece a história de Cristo.  O longa é uma ótica dica para os cinéfilos assistirem na Semana Santa.

Elisabete Estumano Freire.




SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)