domingo, 20 de março de 2016

‘Ato, Atalho e Vento’, de Marcelo Masagão, é exibido na íntegra no Curta! (Programaçao de 21 a 25 de março)


Transformado em série para a comemoração de três anos do Canal em 2015, o documentário “Ato, Atalho e Vento”, de Marcelo Masagão, estreia no Curta!, na íntegra, na Quarta de Cinema,  dia 23. O longa, que estreou no circuito comercial no ano passado, é baseado no livro “O Mal-estar da Civilização”, de Sigmund Freud, e apresenta uma colagem de cenas de 143 filmes clássicos produzidos em diversas épocas e lugares do mundo. Estão incluídas, por exemplo, cenas de títulos do mestre pioneiro Georges Meliès e de filmes consagrados como “O Marido da Cabeleireira” (1990), de Patrice Leconte. A montagem do documentário “Ato, Atalho e Vento” usou 4.891 cortes e exibe cenas de mais de 2.223 atores em 5.041 locações.

Ainda na quarta, “A Vida É Curta” exibe um especial com filmes de Miguel Antunes Ramos. Vencedor do Prêmio Aquisição Canal Curta! e Porta Curtas no Janela Internacional de Cinema do Recife em 2014, “A Era de Ouro”, codirigido com Leonardo Mouramateus, abre a faixa e narra a estranheza vivida por um casal que agora tem estilos de vida e destinos diferentes. “Salomão”, de Alexandre Wahrhaftig e Miguel Antunes Ramos, aborda a construção do gigantesco Templo de Salomão, sede da Igreja Universal do Reino de Deus e maior templo da América Latina. Premiado como Melhor Curta na Mostra de Cinema de Tiradentes em 2014, “E” retrata o sistema de estacionamentos que se multiplicam pelas cidades.

Já na Segunda da Música, 21, o destaque é o episódio “Se Aquecendo Junto Ao Fogo do Diabo”, que integra a série Blues. Apesar da série ser documental, o diretor Charles Burnett escolhe a ficção para contar a história de um garoto de 11 anos que vai morar em Nova Orleans com os tios, depois que é abandonado pela mãe. Na trama, o jovem é introduzido pelo tio à música Delta americana dos anos 50 e acaba mergulhado neste mundo que mistura religião, blues e o preconceito contra negros nos Estados Unidos.

“No Estúdio de Mondrian”, na Terça das Artes, 22, mostra o legado e as etapas do processo de criação do modernista Piet Mondrian. Responsável por criar o movimento neoplasticismo, o artista ficou conhecido também por suas obras abstratas geométricas, pelo uso exclusivo de cores primárias, de linhas retas e octogonais e formas limitadas como retângulo e quadrado.

O diretor José Mariani faz uma análise sobre as ideias do economista Celso Furtado em “Longo Amanhecer”, que vai ao ar na Quinta do Pensamento, 24. O documentário aborda ainda sua participação em projetos desenvolvidos no Brasil a partir dos anos de 1940. São depoimentos de intelectuais e de imagens de época, a partir dos quais é formado um panorama da história recente do Brasil.

Importante personagem da História do Brasil, o jornalista Vladimir Herzog é o tema de “Vlado – 30 anos depois”,documentário de João Batista de Andrade, exibido na Sexta da Sociedade, 26. O filme conta, por meio de depoimentos de familiares e amigos, a história do jornalista assassinado pelo regime militar brasileiro em 1975.

SEGUNDA DA MÚSICA
Blues – Se Aquecendo Junto Ao Fogo do Diabo (série)
O diretor Charles Burnett usa a ficção para contar a história de um garoto que, aos 11 anos, é mandado pela mãe para viver com os tios em Nova Orleans. Não perca esse conto envolvente que mistura o preconceito contra negros nos Estados Unidos, a religião e o blues.
Diretor: Charles Burnett
Duração: 88 min. Ano: 2003
Exibição: 21 de março, segunda-feira, às 22h15m
Classificação: Livre
Horários alternativos: Dia 22 de março, terça-feira, às 2h15m e às 16h15m/ Dia 23 de março, quarta-feira, às 10h15m

TERÇA DAS ARTES
No Estúdio de Mondrian (documentário)
O documentário traz um olhar pouco explorado sobre a obra de Diego Velázquez, artista que buscou incessantemente o realismo humano através do tratamento da luz e do espaço ao redor dos personagens de suas obras. O filme escapa de qualquer recurso didático e tenta recriar a ligação emocional entre o trabalho de Velázquez e o olhar do público.
Diretor: Karim Ainouz
Duração: 52 min. Ano: 2014
Exibição: 22 de março, terça-feira, às 23h
Horários alternativos: Dia 23 de março, quarta-feira, às 3h e às 17h/ Dia 24 de março, quinta-feira, às 11h
Classificação: Livre

QUARTA DE CINEMA
O “A Vida É Curta!” da semana exibe um especial de Miguel Antunes Ramos
“A Vida É Curta” traz três produções de Miguel Antunes Ramos. Vencedor do Prêmio Aquisição Canal Curta! e Porta Curtas no Janela Internacional de Cinema do Recife em 2014, “A Era de Ouro” abre a faixa e narra  a estranheza vivida por um casal que agora tem estilos de vida e destinos diferentes. “Salomão”, de Alexandre Wahrhaftig e Miguel Antunes Ramos, aborda a construção do gigantesco Templo de Salomão, sede da Igreja Universal do Reino de Deus e maior templo da América Latina. Premiado como Melhor Curta na Mostra de Cinema de Tiradentes em 2014, “E” retrata o sistema de estacionamentos que se multiplicam pelas cidades.
Exibição: 23 de março, quarta-feira, às 20h
Horários alternativos: Dia 24 de março, quinta-feira, às 0h e às 14h/ Dia 25 de março, sexta-feira, às 8h e Dia 19 de março, sábado, às 6h
Classificação: Livre

Ato, Atalho e Vento (documentário)
Planos: Pedaços de tempo e espaço se relacionando de forma afetuosa e bélica, criando, alargando e desfazendo sentidos. É um filme entre-planos. Ou, um filme junta-planos.
Diretor: Marcelo Massagão
Duração: 70 min     Ano: 2014
Estreia: 23 de março, quarta-feira, às 22h30m
Horários alternativos: Dia 24 de março, quinta-feira, às 2h30m e às 16h30m/ Dia 25 de março, sexta-feira, às 10h30m
Classificação: Livre

QUINTA DO PENSAMENTO
Longo Amanhecer (documentário)
Uma análise das ideias do economista Celso Furtado e de sua participação em diversos projetos desenvolvidos no Brasil a partir dos anos de 1940. Através de depoimentos de intelectuais e de imagens de época, é formado um panorama da história recente do Brasil.
Diretor: José Mariani
Duração: 73 min. Ano: 2004 
Exibição: 24 de março, quinta-feira, às 22h40m
Horários alternativos: Dia 25 de março, sexta-feira, às 2h40m e às 16h40m/ Dia 28 de março, segunda-feira, às 10h40m
Classificação: Livre

SEXTA DA SOCIEDADE
Vlado – 30 Anos Depois (documentário)
A história do jornalista Vladimir Herzog, assassinado na prisão em 1975 durante o regime militar brasileiro, contada através de depoimentos de pessoas que conviveram com ele.
Diretor: João Batista de Andrade
Duração: 90 min. Ano: 2005
Exibição: 25 de março, sexta-feira, às 22h15m
Horários alternativos: Dia 28 de março, segunda-feira, às 16h15m/ Dia 29 de março, terça-feira, às 10h15m
Classificação: 12 anos

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 83 na GVT, 75 na Oi TV, 103 na Vivo TV e 69 na Claro TV. Siga as redes do canal nos endereços: www.facebook.com/CanalCurta, twitter.com/CanalCurta e www.youtube.com/user/canalcurta. 

Fonte: Agência Febre/ Fabrycio Azevedo.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)