domingo, 6 de dezembro de 2015

"OLHOS DA JUSTIÇA", DE BILLY RAY



Olhos da Justiça é o novo filme de Billy Ray (O preço de uma verdade, Quebra de confiança, Capitão Phillips e Jogos Vorazes). O roteiro é uma adaptação de O segredo de seus olhos, livro homônimo de Eduardo Sacheri, filmado pelo também diretor e roteirista argentino Juan José Campanella, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2009.

Na versão norte-americana, os investigadores policiais Jess (Julia Roberts) e Ray (Chietel Ejiofor) trabalham juntos na seção antiterrorismo do FBI, em Boston, sob a supervisão da promotora de justiça Claire (Nicole Kidman), quando recebem um chamado sobre um corpo de uma jovem encontrado numa caçamba de lixo. Para desespero de ambos, a vítima é a filha adolescente de Jess. Entretanto, o suspeito do crime escapa e o caso é arquivado. Após 13 anos, Ray e Jess continuam em busca do criminoso.

O destaque é para Julia Roberts, na composição de uma personagem que vai se transformando ao longo da trama. Por outro lado, falta química entre a dupla Ray (Chietel Ejiofor) e Claire (Nicole Kidman), que vive um romance idealizado.

O filme contextualiza a paranoia norte-americana após os atentados de 11 de setembro de 2001, numa sociedade em que os interesses políticos ultrapassam as evidências de um crime. Olhos da Justiça não é uma mera cópia de O segredo dos seus olhos, apesar de ter várias sequências praticamente iguais ao do filme argentino. Para quem já assistiu a versão portenha é interessante analisar como Billy Ray soube adaptar a estória, trazendo elementos novos, sem logicamente fugir aos padrões da cinematografia norte-americana. O longa contou ainda com a participação do próprio Campanella na produção executiva.

Num contraponto, ao compararmos as adaptações cinematográficas argentina e norte-americana do livro de Eduardo Sacheri, o que salta aos olhos é o diferente ponto de vista dos dois diretores, que reflete o modo como as duas sociedades encaram a legitimidade e a legalidade da pena de morte.

Estreia dia 10 de Dezembro nos cinemas. Vale a pena conferir.


Elisabete Estumano Freire.




SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)