quarta-feira, 1 de março de 2023

Programação Cine Brasília - De 2 a 8 de março de 2023




Programação Cine Brasília

                           De 2 a 8 de março de 2023

Programador responsável: Sérgio Moriconi


 Mostra TODAS AS MULHERES exibe filmes inédito até o dia 8 de março

 

 

Nesta semana singular, o Cine Brasília celebra o Dia Internacional da Mulher, apresentando nada menos que sete longas e quatro curtas, dos mais variados temas e contextos, nesta data histórica para a afirmação do gênero. O Dia Internacional da Mulher teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas. Um pouco de história não faz mal a ninguém: as sementes do dia 08 de março foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres. A proposta de tornar a data internacional veio de Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres.

 

A proposta de Clara de criar um Dia Internacional da Mulher não tinha uma data fixa. A data só foi formalizada após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram "pão e paz" — e quatro dias após a greve, o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto. A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano — e é quando é comemorado hoje.

 

Com um século de história, a mulher utilizaria a data para afirmar o atributo multifacetado do gênero mulher. As mulheres são várias e é isso que a mostra TODAS AS MULHERES afirma. Filmes como Raquel 1.1, de Mariana Bastos, A Felicidade das Coisas, de Thais Fujinaga, Temporada, de André Novais, Paloma, de Marcelo Gomes, Medusa, de Anita Rocha da Silveira, Lilith, de Bruno Safadi, Clarice Lispector: A Descoberta do Mundo, de Taciana Oliveira, A Garota Radiante, de Sandrine Kiberlain, além do média-metragem Me Farei ouvir, de /Bianca Novais e Flora Egecia, e dos curtas Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meireles, À Tona, de Daniella Cronemberger e, finalmente, O Mistério da Carne, de Rafaela Camelo, reafirmam a diversidade da temática. Cinco deles em sessões de pré-estreia, inéditos em Brasília. Importante acentuar que os filmes Medusa e A Felicidade das Coisas estão com recursos de acessibilidade disponíveis, através do aplicativo Movie Reading.

 

            O Cine Brasília mantém em cartaz o extraordinário Mato Seco em Chamas, dirigido por Adirley Queirós e Joana Pimenta. O filme foi exibido em dezenas de festivais internacionais e nacionais, amealhando aplausos, prêmios e críticas super favoráveis. O filme tem um enredo surpreendente e dialoga de forma devastadora com alguns dos acontecimentos políticos dos últimos anos no país. Um pouco da origem do filme se dá quando Adirley toma conhecimento de uma reportagem do jornal O Globo sobre a favela Sol Nascente, que, na ocasião, caminhava “para se tornar a maior do Brasil”. A favela, segundo o texto, havia surgido no começo dos anos 2000, quando uma “invasão” se formou no meio do mato, “nos confins de Ceilândia, a maior cidade-satélite de Brasília.

 

            Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta, se passa quase que inteiramente em Sol Nascente. Mais uma vez, Adirley se mantém fiel ao seu singularíssimo modo de criação e que, se valendo agora da colaboração da portuguesa Joana Pimenta, produz uma obra cujo tratamento cinematográfico e conceito não podem de forma nenhuma estar dissociados de um modo de produção onde documentário e ficção se mesclam de maneira extremamente orgânica. O filme trata de uma distopia social quase apocalíptica. Um crítico chegou a fazer uma analogia entre Mato Seco e Mad Max. Tem muito a ver. A história das irmãs Chitara e Léa é narrada também como uma lenda, quase uma alegoria, que transborda das celas da “Colmeia” - presídio feminino de Brasília - para a realidade.     

            Outro filme que compõe a nossa programação é Andança – Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho. Remanescente da semana anterior, traz um importante protagonismo feminino e poderia muito bem fazer parte da mostra TODAS AS MULHERES.

A sambista e “guerreira” Beth Carvalho dispensa apresentações. Mas Andança – Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho nos faz ver que a muito mais a ser conhecido de sua personalidade artística e história. A cantora, que ajudou a tirar do anonimato muitos dos maiores sambistas da nossa história, foi criada na zona sul do Rio de Janeiro em uma família de classe média. Apesar de ter começado a cantar influenciada pela Bossa Nova e a tocar violão, ouvindo os acordes de João Gilberto, Elizabeth Santos Leal de Carvalho se consagrou no samba. Fã de Clementina de Jesus e Elizeth Cardoso – cantoras para quem dedicou seu primeiro álbum de samba (“Canto Por um Novo Dia”) – Beth se entregou aos ritmos da periferia e mudou a história do gênero musical mais popular do país. Além de sua atuação como cantora, esta torcedora fanática do Botafogo foi uma ardorosa militante, engajada nas mais diversas causas políticas progressistas. 

Muito da riqueza de Andança – Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho se dá pelo fato de Beth Carvalho - cinegrafista amadora – ter registrado as festas em família e os pagodes que freqüentava. Tudo isso deu origem a mais de 2000 horas de registros audiovisuais, decupados pelo diretor Pedro Bronz e roteirizados por ele com o auxílio do especialista em samba Leonardo Bruno. O nome do documentário homenageia uma das canções mais conhecidas da história da música popular brasileira, Andança. Composta em 1968 por três jovens músicos, Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulinho Tapajós, Andança ficou em terceiro lugar no Festival Internacional da Canção – ficando atrás de Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores, de Vandré, e de Sabiá, de Chico Buarque, fazendo com que Beth Carvalho, então com 19 anos, se tornasse de imediato uma estrela da MPB/samba.

            Permanece em cartaz o delicado Perlimps, animação que dá prosseguimento ao compromisso do cinema em ter sempre em sua grade filmes infantis. Obra de Alê Abreu, o mesmo realizador de O Menino e o Mundo, Esta fábula não poderia ser mais oportuna: Claé (voz de Lorenzo Tarantelli) é uma jovem criaturinha do Reino do Sol parecida com uma raposa, mas que, na real, é um agente infiltrado na floresta, com a missão de captar os sinais e descobrir a localização dos Perlimps, únicos seres capazes de barrar o avanço do Capitão Dourado e da grande inundação, que ameaça a estabilidade da floresta. Enquanto realiza sua missão, Claé descobre que não está sozinha: Bruô (voz de Giulia Benite, a Mônica de A Turma da Mônica), uma criaturinha que parece um urso, oriunda do Reino da Lua, o está seguindo e acaba se juntando a ele na aventura, cuja trajetória ainda faz com que cruzem seus caminhos com o sábio João de Barro (voz de Stênio Garcia). As peripécias desses personagens nos fazem pensar em coisas muito sérias que afetam nosso mundo.

Programação

          

QUINTA-FEIRA (02/03/2023)

10h – Perlimps

15h – Andança – Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho

18h10 – Temporada (Todas as Mulheres)

20h30 – Lilith (Todas as Mulheres)

 

SEXTA-FEIRA (03/03/2023)

10h – Perlimps

15h – Andança – Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho

18h10 – A Felicidade das Coisas (Todas as Mulheres)

20h30 - Mato Seco em Chamas

 

SÁBADO (04/03/2023)

10h – Perlimps

15h - Andança – Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho

18h10 – A Garota Radiante (Todas as Mulheres)

20h30 - Mato Seco em Chamas

 

DOMINGO (05/03/2023) 

10h – Perlimps

15h - Andança – Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho

18h10 – Clarice: A Descoberta do Mundo (Todas as Mulheres)

20h30 - Mato Seco em Chamas

 

SEGUNDA-FEIRA (06/03/2023) 

15h – Andança – Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho

18h10 – Me Farei Ouvir + O Mistério da Carne + Escasso + À Tona (Todas as    Mulheres)

20h30 – Paloma (Todas as Mulheres)

 

TERÇA-FEIRA (07/03/2023)

10h – Perlimps

15h – Andança – Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho

18h10 - Medusa (Todas as Mulheres)

20h45 – Mato Seco em Chamas

 

QUARTA-FEIRA (08/03/2023)

10h – Perlimps

15h – Andança – Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho

18h10 – Raquel 1.1 (Todas as Mulheres)

20h30 –Mato Seco em Chamas

                                                        

Em Pré-Estreias

(Mostra Todas as Mulheres)

Raquel 1:1

(Drama/Brasil/2023/90min)

De Mariana Bastos

Com: Valentina Herszage, Emilio de Mello, Priscila Bittencourt, Eduarda Samara, Ravel Andrade

Sinopse: Raquel, uma adolescente religiosa, se muda com o pai para uma pequena cidade no interior do Brasil para começar uma nova vida. Ela faz amizade rapidamente com um grupo de meninas evangélicas de uma igreja local e se aprofunda em sua espiritualidade e na dor de seus traumas. Durante seus primeiros dias na nova cidade, ela também experimenta um misterioso despertar espiritual, onde recebe uma importante e controversa missão envolvendo a reescrita da Bíblia. Com apoio de alguns e ressentimento de outros, Raquel se esforça para encontrar equilíbrio dentro de uma perturbadora espiral de fé, razão e loucura.

Classificação indicativa: 12 anos

 

Medusa

(Fantasia/Terror/Brasil/2023/128min)

De Anita Rocha da Silveira

Com: Bruna G, Bruna Lizmeyer, Felipe Frazão, Lara Tremouroux, Mari Oliveira, Mariana Oliveira, Thiago Fragoso

Sinopse: Brasil hoje. Mariana, de 21 anos, vive em um mundo onde tem que ser uma mulher piedosa e perfeita. Para resistir à tentação, ela se aproveita para controlar tudo e todos. Ao cair da noite, ela se encontra com sua gangue de meninas e, juntas, escondidas atrás de máscaras, elas caçam e lincham quem se desviou do caminho certo. Mas dentro do grupo, a vontade de gritar fica mais forte a cada dia.

Classificação indicativa: (a definir)

 

Lilith

(Drama mitológico/Brasil/2022/80min)

De Bruno Safadi

Com: Isabél Zuaa, Renato Góes, Nash Laila

Sinopse: Lilith conta a história mitológica da primeira mulher na Terra, que veio antes de Eva. Ela é criada por Deus para ser a mulher de Adão. Entretanto, Lilith não aceita posição de inferioridade em relação ao homem, se rebela e vai para o deserto. Lilith reaparece como um duplo de Eva, come o fruto proibido, vinga-se de Adão, de Deus e torna-se a primeira mulher a se levantar contra o sistema patriarcal dominante.

Classificação indicativa: (a definir)

 

A Garota Radiante

(Drama/França/2023/98min)

De Sandrine Kiberlain

Com: Rebecca Marder, André Marcon, Anthony Bajon, Françoise Widhoff, India Hair

Sinopse: Em Paris, 1942, a jovem Irène (Rebecca Marder) está no auge de sua juventude enquanto sonha em ser atriz e busca novas oportunidades. Aos 19 anos, ela tem várias amizades e acabou de conquistar um novo amor de tirar o fôlego.

A vida de Irène é o clássico retrato da juventude parisiense dos anos dourados, mas ela não sabe que seus sonhos podem estar com os dias contados.

Classificação Indicativa: 14 anos

 

A Felicidade das Coisas

(Drama/Brasil/2022/87min)

De Thaís Fujinaga

Com: Patricia Saravy, Magali Biff, Messias Barros Góis e Lavínia Castelari

Sinopse: Baseado no microcosmo de uma família com ideias específicas sobre felicidade e pertencimento, A Felicidade das Coisas busca falar sobre maternidade e a posição da mulher numa cultura patriarcal. Paula, 40 anos, está esperando seu terceiro filho, enquanto passa seu tempo entre uma praia feia e uma recém-adquirida e modesta casa de veraneio, no litoral paulista, onde ela pretende construir uma piscina para seus filhos. Quando seus planos se desfazem por conta de problemas financeiros, ela se torna cada vez mais sufocada pelo peso de suas responsabilidades. Deixada sozinha pelo marido e lidando com as constantes demandas de seu filho adolescente, que está conhecendo um novo mundo, Paula precisa confrontar suas próprias expectativas e frustrações, o que nos revela uma associação profunda entre amor e perda.

Classificação indicativa: 12 anos

 

Clarice Lispector: A Descoberta do Mundo

(Doc/Brasil/2021/102min)

De Taciana Oliveira

Com: Andrea Veruska, Cristina Pereira, Elias Andreato, Eucir de Souza, Isabela Piquet, Jorge de Paula, Juliana de Almeida, Sofia Montero, Stella Maris Saldanha, Nídia Ferreira Priscilla Melo e Quiercles Santana. Apresentando: Geórgia Alves, Vera Barroso e Cecília Bueno

Sinopse: Ensaio documental criado a partir de uma seleção de depoimentos da escritora

Clarice Lispector e entrevistas com amigos e familiares em uma costura poética

visual de trechos adaptados da sua obra. O filme contempla a exibição de material

inédito e resgata a participação da escritora no programa "Os mágicos" da TV Educativa, em dezembro de 1976.

Classificação indicativa: 10 anos

 

Em Sessão Especial

(Mostra Todas as Mulheres)

                              

Temporada

(Drama/Brasil/2019/112min)

De André Novais Oliveira

Com: Grace Passô, Russão Apr,  Rejane Faria, Hélio Ricardo, Ju Abreu, Renato Novaes, Sinara Teles e Janderlane Souza

Sinopse: Juliana está se mudando de Itaúna, no interior do estado, para a periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para trabalhar no combate a endemias na região. Em seu novo trabalho ela conhece pessoas e vive situações pouco usuais que começam a mudar sua vida. Ao mesmo tempo, ela enfrenta as dificuldades no relacionamento com seu marido, que também está prestes a se mudar para a cidade grande.

Classificação indicativa: 12 anos

 

Paloma

(Drama/Brasil/2022/104min)

De Marcelo Gomes

Com: Kika SenaSamya De LavorSuzy Lopes

Sinopse: Em Paloma, Paloma (Kika Sena) é uma agricultora de mamão, negra, nordestina, analfabeta e transexual que tem apenas um desejo na vida: se casar na Igreja com seu namorado Zé, com direito a tudo que uma noiva precisa, sendo eles vestido, véu e grinalda. Por conta disso, ela economiza para os preparativos, a festa, o vestido e a cerimônia. Mas quando ela chega para pedir para que o padre a case com seu namorado, Paloma recebe uma resposta nada agradável. Por conta de sua transexualidade, Paloma é negada de entrar na igreja ou ao menos celebrar a união que tanto queria, assim como várias como ela que também lhe foram negadas seus desejos por serem consideradas "pecadoras" diante da instituição. A negação do padre e a exposição que sofreu a obrigará a enfrentar a sociedade rural em que vive. Ela sofre violência, traição, preconceito e injustiça, mas nada abalará sua fé.

Dia e Horário:

Classificação indicativa: 16 anos

Me Farei Ouvir

(Documentário/Brasil/2022/30min)

De Bianca Novais e Flora Egecia

Sinopse: Me Farei Ouvir é um documentário independente, 100% realizado por mulheres e filmado no segundo semestre de 2019. Um grito de resistência e esperança em defesa da paridade de gênero e da promoção de mais mulheres na política.

O filme vai abordar os gargalos e labirintos que a democracia brasileira produz para dificultar o acesso de mulheres entrevistando candidatas eleitas ou não.

Classificação indicativa: 10 anos

 

Escasso

(Doc/Brasil/2022/16min)

De Clara Anastácia & Gabriela Gaia Meirelles

Com: Clara Anastácia

Sinopse: Rose passeava com o cachorro de dona Elzira quando viu uma casa aberta e resolveu entrar. Subitamente apaixonada pela dona ausente e misteriosa, Rose se recusa a sair de casa.

Classificação indicativa: 12 anos

 

À Tona

(Doc/Brasil/2018/15min)

De Daniella Cronemberger

Sinopse: Uma mulher percorre seu passado e, aos poucos, ela consegue lembrar do que aconteceu.

Classificação indicativa: a definir

 

O Mistério da Carne

(Drama/Brasil/2018/18min)

De Rafaela Camelo

Como: Bianca Terraza, Pamela Germano, Gleide Firmino

Sinopse: O filme O Mistério da Carne, da diretora brasiliense Rafaela Camelo (A Arte de Andar pelas Ruas de Brasília), foi selecionado para integrar a seção de curtas internacionais (International Narrative Short Films) do Festival de Sundance em 2019. Criado pelo ator Robert Redford, o evento acontece entre 24 de janeiro e 3 de fevereiro, na cidade de Park City, em Utah (Estados Unidos). O curta estreou na Mostra Brasília do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em setembro, e acompanha a relação entre duas amigas, Camila e Giovana, em meio a trocas de experiências e um ritual de catequese.

Classificação indicativa: 12 anos

 

Em Cartaz

 

Mato Seco em Chamas

(docudrama/Brasil/2023/153min)

De Adirley Queirós e Joana Pimenta

Com: Joana Darc Furtado, Andreia Vieira, Gleide Firmino

Sinopse: Como é de costumes nos filmes de Adirley, a ação do longa se passa na Ceilândia, periferia de sua cidade, e tem, ao centro, A história do grupo é relembrada pelas detentas na prisão. As irmãs Chitara e Léa, líderes de uma gangue feminina, que rouba óleo de um oleoduto, refina-o, e vende como combustível na favela Sol Nascente, uma espécie de anexo da Ceilândia. Elas perfuram um poço e conseguem fornecer gasolina para a região, tornando-se uma espécie de núcleo de poder paralelo, em conflito com as forças repressivas de um universo distópico, de vigilância incessante, com toque de recolher e veículos de monitoramento estilo “caveirão”. A partir dessa premissa, a história se desenrola em movimentos fragmentados e esparsos, acompanhando as protagonistas e incorporando diversos elementos documentais.

Classificação indicativa: 12 anos

                       

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho

(Documentário/Brasil/2023/115min)

De Pedro Bronz

Sinopse: Andança – Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho é um documentário sobre a trajetória artística de Beth Carvalho, cantora carioca que se tornou voz referencial do samba a partir da década de 1970. O documentário ressalta sua paixão pelo samba, pelo time de futebol Botafogo e também pelo ativismo político. Beth Carvalho foi conhecida por ser igualmente cantora, compositora e instrumentalista, fazendo sucesso a partir da década de 1970. Ela se tornou conhecida pelo samba e ajudou a revelar nomes como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Grupo Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Luiz Carlos da Vila e entre outros grandes nomes do gênero.

Classificação indicativa: 12 anos                         

           

Perlimps

(Animação/Brasil/2023/80min)

De Alê Abreu

Sinopse: A  jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agentes secretos de reinos rivais. A dupla precisa superar suas diferenças e unir forças para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas que são capazes de achar um caminho para a paz em tempos de guerra. A simplicidade de Perlimps é seu grande trunfo do filme, ao colocar em termos acessíveis conflitos políticos que se repetem ao redor do mundo

Classificação indicativa: Livre

 

CINE BRASÍLIA

Endereço: SHCS EQS 106/107, s/nº - Asa Sul

Telefone(61) 3244-1660

Capacidade: 606 assentos

 

Fonte: 

Assessoria de imprensa: Objeto Sim Projetos Culturais

Gioconda Caputo/Carmem Moretzsohn/

Amanda Guedes

www.objetosim.com.br


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)