domingo, 19 de fevereiro de 2023

Filmes da TV Brasil de 20 a 26 de fevereiro de 2023

 


O documentário "Eu e minha Irmã – A Trajetória das Irmãs Galvão" é um dos destaques da programação de filmes da   TV Brasil.


Segunda (20) – 03h45 – Cine Retrô: Com Água na Boca (1956) – Comédia musical

- Terça (21) – 03h45 – Cine Retrô: E o Bicho não Deu (1958) – Comédia

- Quarta (22) – 14h00 – Sessão Família: O Jardim Secreto (2017) – Drama

- Quinta (23) – 14h00 – Sessão Família: Casinha Pequenina (1963) – Comédia

- Quinta (23) – 22h30/03h45 – Cine Retrô: Entrei de Gaiato (1960) – Comédia Musical

- Sexta (24) – 14h00 – Sessão Família: A Cidade das Crianças (2008) – Aventura

- Sábado (25) – 16h00 – Cine Retrô: O Vendedor de Linguiça (1962) – Comédia musical

- Domingo (26) – 14h00 – Sessão Família: As Aventuras de Tintim (2011) – Animação

- Domingo (26) – 16h00 – Cine Nacional: Vazio Coração (2013) – Drama

- Domingo (26) – 23h00 – Cine Doc: Eu e minha Irmã – A Trajetória das Irmãs Galvão (2017) – Documentário

- Domingo (26) – 03h30 – Cine Retrô: Garota Enxuta (1959) – Comédia musical

______________________________________


 

Filmes da TV Brasil de 20 a 26 de fevereiro de 2023

 

Segunda, 20 de fevereiro

Cine Retrô: Com Água na Boca

03h45 (madrugada de segunda, dia 20/02, para terça, dia 21/02)

 

País: Brasil. Ano: 1956. Gênero: comédia musical. Direção: J.B. Tanko. Roteiro: J.B. Tanko e Renato Restier. Elenco: Carequinha, Fred Villar, Renato Restier, Costinha, Anilza Leoni, Agalgisa Colombo, Alberto Peres, Procopinho, Yara Jety, Otelo Zeloni, Jorge Petroff, Madame Lou, Antônio Garcia, Cazarré Filho, Dracon, Patrícia Laura, Rosa Sandrini, Aldo Nélio, Rosita Lopes.

 


Os palhaços Fred (Fred Vilar) e Carequinha (o próprio Carequinha) são artistas de rua que de súbito se veem perseguidos pela polícia. Na fuga, invadem a pensão de artistas da Madame Malut (Madame Lou), onde recebem a ajuda da cozinheira Maria da Glória (Yara Jety), que os recomenda para emprego na faxina.

 

Na pensão, os dois ficam amigos da desastrada aspirante à artista de televisão Marina (Anilza Leoni), que recebe a visita de seu tio caipira, Prudêncio (Procopinho), e do padrinho Bonifácio (Costinha), dono da fábrica de inseticidas Matarrato.

 

Marina e seu namorado, Milton (Alberto Peres), tentam convencer o tio a investir na carreira artística dela e pedem a Carequinha que se passe por diretor de TV. Enquanto isso, Carequinha tenta conquistar Terezinha (Adalgisa Colombo), assistente do sinistro mágico Dr. Satã (Renato Restier).

 

A comédia tem seis numeros musicais no decorrer da trama. Em um deles, o elenco interpreta a canção de Assis Valente que dá título ao filme. Outros destaques são Cauby Peixoto que interpreta a célebre "Conceição" e Angela Maria que entoa "Mentindo".

 

Com direção e roteiro de J.B. Tanko, o longa-metragem "Com Água na Boca" conquistou o Prêmio na categoria Melhor Atriz, para Anilza Leone, no Festival do Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em 1956.

 

Reprise. 90 min.

Classificação Indicativa: 10 anos

----------

 

Terça, 21 de fevereiro

Cine Retrô: E o Bicho não Deu

03h45 (madrugada de terça, dia 21/02, para quarta, dia 22/02)

 

País: Brasil. Ano: 1958. Gênero: Comédia. Direção: J.B. Tanko. Elenco: Ankito, Grande Otelo, Aída Campos, Arlindo Costa, Costinha, Sérgio de Oliveira, Paulo Goulart, Carlos Imperial, Wilson Grey, Renato Restier.

 


Doutor Faria (Paulo Goulart), o novo delegado, dá início à "Operação Bicho", decidido a acabar com o jogo do bicho na cidade. Para desmontar o esquema localizado em uma floricultura, ele encarrega o detetive Bartolomeu (Ankito) de assumir a missão.

 

O policial planeja se infiltrar entre os contraventores para resolver o caso. O objetivo de Bartolomeu é descobrir quem banca o negócio. O bando de infratores é chefiado pelo dono da boate Flerte, o bicheiro Madruga (Arlindo Costa).


A caminho de investigar a ocorrência e seguir o plano, Bartolomeu encontra seu amigo de infância Jujuba (Grande Otelo) e se apaixona pela florista Terezinha (Aída Campos), filha de Frederico (Costinha). Só que o detetive não sabia que Frederico e Jujuba trabalham para os bicheiros.

 

Quando percebe que o amigo atua no jogo do bicho, Bartolomeu persegue Jujuba na boate, acaba batendo com a cabeça e fica com amnésia. O médico Dr. Elói cura o policial, mas o zumbido de um apito voltar a prejudicar Bartolomeu.

 

A partir daí, Bartolomeu passa a sofrer de dupla personalidade: uma hora acha que é bicheiro, amigo de Jujuba, em outro momento volta a ser detetive. A mudança de personalidade ocorre quando ele ouve o som de um apito.

 

Enquanto isso, O bicheiro Madruga (Arlindo Costa) está determinado a destruir a floricultura. O contraventor considera o local muito visado pela polícia. Na confusão, um macaco foge, o que serve como palpite para o jogo.

 

Reprise93 min.

Classificação Indicativa: Livre

----------

 

Quarta, 22 de fevereiro

Sessão Família: O Jardim Secreto

14h00

 

Título original: The Secret Garden. País: EUA. Ano: 2017. Gênero: Drama, Fantasia, Infantil. Direção: Owen Smith. Roteiro: Frances Hodgson Burnett. Elenco: Glennellen Anderson, Amanda Waters, Erin Leigh Bushko, Max River, Sacha A. Dzuba, Mark Ashworth, Hannah Fierman, Paden Garrett Anderson, Michael Vaughn.

 


Mary Lennox (Glennellen Anderson) conhece personagens maravilhosos nessa trama que atualiza o clássico. Um deles é Martha Sowerby (Amanda Waters) que a jovem encontra quando chega à fábrica de Archibald Craven (Michael Vaughn).

 

Há uma tragédia associada à fábrica: Lily (Hannah Fierman), a esposa de Craven, morreu alguns anos atrás. O viúvo permite que apenas algumas das caldeiras sejam acesas, deixando a fábrica fria. Sua esposa adorava o local quando estava viva e trabalhou em criações maravilhosas e mágicas em seu "jardim secreto".

 

Em pouco tempo, Mary explora a fábrica e fica intrigada quando se depara com o jardim misterioso. Ela está convencida de que há muito mais no jardim do que aparenta.


O filme é uma adaptação do clássico romance homônimo de Frances Hodgson Burnett. No conto de fadas, a adolescente órfã Mary Lennox descobre a magia e o mistério de um jardim secreto.

 

Reprise90 min.

Classificação Indicativa: 12 anos

----------

 

Quinta, 23 de fevereiro

Sessão Família: Casinha Pequenina

14h00

 

País: Brasil. Ano: 1963. Gênero: Comédia. Direção: Glauco Mirko Laurelli. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Tarcísio Meira, Edgard Franco, Astrogildo Filho, Guy Loup, Luis Gustavo, Marly Marley, Marina Freire, Ingrid Tobias.

 


Considerado a obra-prima de Amácio Mazzaropi, o filme "Casinha Pequenina" traz um elenco de estrelas e marca a estreia de Tarcísio Meira no cinema. A trama tem o fim da escravidão como pano de fundo e mostra a luta contra os interesses dos senhores de engenho.

 

Na época do Brasil colonial, o rico fazendeiro escravista Coronel Pedro (Roberto Duval) leva uma vida repleta de crimes e assassinatos. Apesar disso, sua mulher e filhos não conhecem sua extensa ficha criminal.

 

Os problemas do proprietário de terras começam ao ser chantageado por Carlota (Marly Marley), mulher que testemunhou os capangas dele matarem outro homem. Ela ameaça contar tudo para a polícia caso o homem não providencie um bom casamento para a filha dela, Inês (Guy Loup).

 

Para se livrar da testemunha, o fazendeiro envolve um casal de colonos, Chico (Amácio Mazzaropi) e Fifica (Geny Prado) num plano. Coronel Pedro apresenta o filho deles, Nestor (Tarcísio Meira), como um ricaço da região para Inês. O rapaz acaba se apaixonando pela moça. 

 

Mesmo assim, os pais do jovem desconfiam bastante da nova namorada dele. É nesse ínterim que se estabelece um grande clima de conflito na família. O amigo Bento (Luís Gustavo), que trabalha com Nestor na fazenda, descobre o segredo.

 

Namorado de Ivone (Ingrid Tobias), Bento quer contar para Nestor sobre o golpe de Inês, a falsa sobrinha do Coronel Pedro. Ele tenta convencer o amigo a não se casar e busca a todo o curso abrir os olhos de Nestor para a grande farsa.

 

Reprise. 95 min.

Classificação Indicativa: 12 anos

-----

 

Quinta, 23 de fevereiro

Cine Retrô: Entrei de Gaiato

22h30 / 03h45 (madrugada de quinta, dia 23/02, para sexta, dia 24/02)

 

País: Brasil. Ano: 1960. Gênero: Comédia musical. Direção: J. B. Tanko. Elenco: Zé Trindade, Dercy Gonçalves, Costinha, Grande Otelo, Chico Anísio, Roberto Duval, Marina Marcel, Evelyn Rios, Luiz Carlos, Hamilton Ferreira, Milton Carneiro, Ventura Ferreira.

 


“Entrei de Gaiato” conta a história de Januário, um vigarista que, com a ajuda de seus amigos igualmente trapaceiros, se hospeda no requintado Hotel Palácio, fazendo-se passar por um rico fazendeiro de cacau, a fim de roubar e enganar turistas.

 

Ananásia é uma viúva que também se torna hóspede do mesmo hotel, com quase o mesmo plano: fingir ser milionária para conseguir casar com algum "velho" endinheirado. De imediato, Januário e Ananásia começam a namorar. No entanto, as mentiras sobre suas riquezas os tornam alvo de ladrões internacionais de joias que estavam entre os hóspedes.

 

Reprise95 min.

Classificação Indicativa: 12 anos

----------

 

Sexta, 24 de fevereiro

Sessão Família: A Cidade das Crianças

14h00

 

Título original: Les enfants de Timpelbach. País: França. Ano: 2008. Gênero: Aventura, Comédia, Infantil. Direção: Nicolas Bary. Elenco: Raphaël Katz, Adèle Exarchopoulos, Léo Legrand, Gérard Depardieu, Carole Bouquet.

 


Na vila de Timpelbach, as crianças passam os dias a aprontar travessuras, afrontar os adultos e resistir a qualquer forma de autoridade. Até que os pais decidem deixar a aldeia, a princípio por um dia, e deixam os jovens imaginarem que todos partiram numa viagem.

 

Quando as crianças se dão conta de que não existe um só adulto na vila, eles tomam conta de tudo, fazendo suas próprias leis. Uma aldeia sem adultos soa bem a todos. Mas agora dois grupos de crianças terão que disputar o controle do lugar.

 

Reprise95 min.

Classificação Indicativa: Livre

----------

 

Sábado, 25 de fevereiro

Cine Retrô: O Vendedor de Linguiça

16h00

 

País: Brasil. Ano: 1962. Gênero: Comédia musical. Direção: Glauco Mirko Laurelli. Argumento e produção: Amácio Mazzaropi. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Maximira Figueiredo, Amilton Fernandes, Carlos Garcia, David Neto, Maria Helena Rossignolli, Anita Sorrento.

 


O humorista Amácio Mazzaropi interpreta o personagem Gustavo, um vendedor de linguiça que, para conquistar sua freguesia, tem de ralar muito. Em meio a problemas com a família, vizinhos, e cachorros que adoram roubar suas linguiças, o comediante vive um banquete de situações engraçadas que vão fazer o público chorar de tanto rir.

 

O vendedor ambulante de linguiças sai todos os dias com seu filho Dudu (Carlos Garcia) a bordo de um pequeno caminhão e percorre os bairros da periferia de São Paulo oferecendo seu produto.

 

Flora (Maximira Figueiredo), filha de Gustavo, trabalha como empregada doméstica para patrões ricos e quando eles viajam, resolve passear pela cidade usando as roupas daquela família.

 

Durante esse passeio, a moça conhece o milionário Pierre (Amilton Fernandes) e ambos começam um namoro. Flora pega outras roupas dos seus empregadores a e dá ao pai e ao irmão Dudu, para fazer com que eles se passem por uma família rica.

 

A mentira é descoberta e todos vão parar na polícia enquanto Pierre sabe da verdade sobre a namorada através dos jornais. Mesmo assim ele quer continuar o namoro, mas a família dele tenta impedi-lo.

 

Entre as canções que fazem parte dos números musicais do filme estão "O Linguiceiro" e "Mocinho Lindo", interpretadas por Mazzaropi; "Olhar de saudade", cantada por Pery Ribeiro; "Não ponha a mão", entoada Elza Soares; e "Poema do adeus", na voz de Miltinho.

 

Reprise95 min.

Classificação Indicativa: 12 anos

---------

 

Domingo, 26 de fevereiro

Sessão Família: As Aventuras de Tintim

14h00

 

Título original: The Adventures of Tintin. País: Estados Unidos, Nova Zelândia, Reino Unido, França, Austrália. Ano: 2011. Gênero: Animação. Direção: Steven Spielberg. Elenco: Jamie Bell, Andy Serkis, Daniel Craig

 


Tintim (Jamie Bell) é um jovem repórter, que está sempre atrás de boa matéria. Um dia, ele vê à venda na rua o modelo de um galeão antigo e resolve comprá-lo. Logo dois outros interessados o abordam, querendo adquirir o objeto, mas Tintim não o vende. Ele leva o galeão à sua casa, onde o coloca em destaque. Só que a entrada de um gato faz com que Milu, seu cachorro, o persiga dentro de casa e, por acidente, derrube o galeão. Ele fica danificado e um pequeno cilindro sai de seu interior, sem que Tintim perceba. Logo Tintim e Milu vão à biblioteca, onde tentam encontrar mais informações sobre o navio retratado no modelo. Ao retornar percebem que o galeão foi roubado. Tintim vai até a mansão recentemente comprada pelo doutor Sakharine (Daniel Craig), um dos interessados em comprar o modelo, mas nada descobre. Ao retornar ele encontra o cilindro e percebe que, dentro dele, há uma pista para um tesouro perdido. É o início de uma nova aventura, onde Tintim e Milu se juntam ao capitão Haddock (Andy Serkis) na disputa contra Sakharine para encontrar o tesouro

 

Reprise. 107 min.

Classificação Indicativa: 12 anos

-----

 

Domingo, 26 de fevereiro

Cine Nacional: Vazio Coração

16h00

 

País: Brasil. Ano: 2013. Gênero: Drama. Direção e roteiro: Alberto Araújo. Elenco: Murilo Rosa, Othon Bastos, Lima Duarte, Bete Mendes, Patrícia Naves, Oscar Magrini, Larissa Maciel e Lauro Moreira.

 


O drama mostra os desafios que o famoso cantor de música sertaneja Hugo Kari (Murilo Rosa) enfrenta para se reconciliar com o pai, o embaixador Mário Menezes (Othon Bastos).

 

Com canções de tom confessional, interpretadas pelo ator Murilo Rosa, o personagem Hugo Kari expressa suas aflições. O cantor chegou ao sucesso e está no auge da carreira. Ele tem dinheiro, shows lotados e milhares de fãs.

 

Apesar de toda a realização profissional, a vida afetiva do músico guarda um lado obscuro e esquecido. Hugo deseja reconquistar a confiança de seu pai que se distanciou e não aceita a escolha profissional do filho.

 

Prestes a se aposentar, o embaixador Mário Menezes tem convicção de que não mais quer falar com seu filho de novo. Cabe à esposa de Hugo, Mariana (Larissa Maciel) ajudar o marido no desafio de restabelecer a relação e conseguir novamente o amor do pai.

 

O casal faz uma pausa na turnê a fim de reencontrar Mário no Grande Hotel Termas de Araxá, no qual a família passava férias quando Hugo era criança. Naquele local de fortes memórias para os dois, pai e filho tentam remontar o quebra-cabeças de uma relação fragmentada por ideais e sonhos conflitantes. E por um trágico acontecimento que os marcara para sempre.

 

Filme de estreia do diretor Alberto Araújo, a obra tem no elenco astros como Murilo Rosa, Othon Bastos, Bete Mendes, Oscar Magrini e Larissa Maciel. O experiente Lima Duarte faz participação especial na trama.

 

Gravado nas cidades mineiras de Araxá e Patrocínio, o longa-metragem nacional conquistou reconhecimento com os prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator (Murilo Rosa) no Festival de Cinema de Natal (RN), em 2013.

 

Reprise. 91 min.

Classificação Indicativa: Livre

-----

 

Domingo, 26 de fevereiro

Cine Doc: Eu e minha Irmã – A Trajetória das Irmãs Galvão

23h00

 

País: Brasil. Ano de estreia: 2017. Gênero: Documentário. Direção: Thiago Rosente. Elenco: Mary Galvão, Marilene Galvão, Maria Galvão, Renato Teixeira, Daniel, Chitãozinho e Xororó, Mario Campanha, Toni Gomide, Salomão Esper, Lorem Carvalho, José Hamilton Ribeiro.

 


O documentário retrata os momentos mais marcantes de Mary e Marilene, as Irmãs Galvão, em seus 70 anos de carreira e passeia pelo Brasil das rádios, do circo-teatro e do avanço da televisão, seguindo até os dias de hoje, com o reconhecimento da dupla como parte do patrimônio cultural brasileiro.

 

A trajetória de Mary e Marilene, as Irmãs Galvão, tem início nas rádios do interior de São Paulo na década de 1940 e avança até a consagração como a mais longeva dupla da música brasileira. Talento, dedicação e força de vontade são as marcas das duas irmãs que espalham alegria e bom humor para os diversos públicos por onde quer que passem.

 

Dirigido por Thiago Rosente, o documentário inclui imagens de acervo e depoimentos de várias personalidades do universo artístico sobre as irmãs Galvão. A carreira da dupla é contada em relatos de Renato Teixeira, Chitãozinho & Xororó, Daniel e de outros nomes. Os convidados enaltecem e ratificam a importância da dupla feminina para a construção do imaginário coletivo sobre a música caipira.

 

Reprise. 80 min.

Classificação Indicativa: Livre

-----

 

Domingo, 26 de fevereiro

Cine Retrô: Garota Enxuta

03h30 (madrugada de domingo, dia 26/02, para segunda, dia 27/02)

 

País: Brasil. Ano: 1959. Gênero: Comédia musical. Direção: J.B. Tanko. Roteiro: Chico Anysio, Herbert Richers. Elenco: Ankito, Grande Otelo, Renato Restier, Agnaldo Rayol, Nelly Martins, Jaime Costa, Carlos Costa, Lílian Fernandes, Iracema de Alencar, Carlos Melo, Carlos Imperial.

 


Presidente da Fábrica de Automóveis Torpedo, Dr. Falcão (Jaime Costa), contrata a TV Carioca Canal 20, do Rio de Janeiro, e a TV Bandeirante, em São Paulo, para transmitir um programa musical de televisão patrocinado por sua empresa.

 

A atração "Torpedo Musical" vai contar a história do carro e da música e será apresentado por Otelo (Grande Otelo). A jovem Nelly (Nelly Martins), filha do Dr. Falcão, quer cantar no programa, mas seu pai não a autoriza.

 

Já que não tem a permissão dele, a moça busca outra alternativa para alcançar seu sonho quando conhece o esperto Popô (Ankito), funcionário da emissora. Ele pretende colocar no programa uma dupla sertaneja de anões, Cosme e Damião. Popô e seu irmão, Rafael (Agnaldo Rayol), decidem ajudar Nelly a se apresentar.

 

Lançado em 1959, o filme "Garota enxuta" tem direção de J.B. Tanko e roteiro de Chico Anysio. Os números musicais contam com interpretações de personalidades do próprio elenco como Grande Otelo, Agnaldo Rayol e Nelly Martins. Também tem participação de outros astros da época como Emilinha Borba, Ivon Cury, Trio Irakitan, Morgana, Agostinho dos Santos, Orlando Silva, Íris Bruzzi, entre outros.

 

Reprise. 102 min.

Classificação Indicativa: Livre




Fonte: Gerência de Relações Institucionais

Empresa Brasil de Comunicação | TV Brasil

http://tvbrasil.ebc.com.br


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)