quarta-feira, 2 de novembro de 2022

CCBB RJ: Caravana da Ciência - Bicentenário da Independência - 08 a 20/11

 




 

A ciência tem passado despercebida no cotidiano dos brasileiros. Pouca gente se detém para pensar que, desde a pasta de dente da escovação matinal à ligação para o amigo, da foto compartilhada à vacina que garante a saúde, a ciência está em tudo. Agora, um evento multicultural vai demonstrar, de forma atrativa, as realizações da ciência brasileira ao longo dos séculos, especialmente as de grande impacto em áreas estratégicas, como produção de alimentos, energia, petróleo e gás, saúde e tecnologia, que influenciaram o processo de independência do Brasil. É a CARAVANA DA CIÊNCIA - BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA, uma realização do Centro Cultural do Branco do Brasil de Brasília, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que acontece de 8 a 20 de novembro, com entrada franca.

 

Com duração de duas semanas, o evento convida à experiência e ao conhecimento da relevância e dos avanços da ciência, utilizando as artes cênicas, exposição interativa, multimídia e ciclo de palestras. A ideia é apresentar as conquistas relacionadas à ciência brasileira, na linha do tempo da independência.

 

A CARAVANA DA CIÊNCIA começa com a exposição “Pop Ciência”, que poderá ser vista de 8 a 20 de novembro, na Galeria G4 do CCBB Brasília. Nela, brinquedos e equipamentos interativos sobre astronomia, física e química desejam despertar nas crianças e nos jovens o interesse por conhecimentos em tecnologia e inovação de forma lúdica e interativa.

 


De 8 a 11 de novembro, às 17h, no Cinema do CCBB, acontecerá o “Ciclo de Palestras 200 Anos de Independência – A Ciência e o desenvolvimento do Brasil”, trazendo como convidados cientistas renomados em cada uma das áreas do conhecimento científico. As conversas terão tradução em Libras.

 

Nos dias 18, 19 e 20, no Teatro do CCBB, será possível assistir a “Isaac no mundo das partículas – um musical quântico”, espetáculo cênico-musical infantil, que apresenta uma livre adaptação da diretora Joana Lebreiro para o livro homônimo da escritora Elika Takimoto. A peça conta a história de Isaac e o seu interesse pelos mistérios universais, uma fascinação que leva o menino a uma aventura inesquecível pelo mundo.

 

E no dia 19 de novembro, a partir das 19h, nos jardins do CCBB, haverá apresentação única de um espetáculo de Drones que, controlados de forma centralizada, realizam acrobacias aéreas e formam imagens em pleno ar.

 

POPULARIZAR A CIÊNCIA

 

O Brasil dispõe de uma notável base científica, de conhecimentos acumulados, de avanços e descobertas científicas e de um considerável número de cientistas e pesquisadores altamente qualificados. Entretanto, a população em geral pouco conhece da área. As ações e iniciativas em popularização da ciência e tecnologia e de divulgação científica realizadas pelo MCTI querem alterar esse quadro. Aproveitando a celebração do bicentenário da independência, a CARAVANA DA CIÊNCIA se propõe a trazer dados para revelar, valorizar e incentivar a ciência e a inovação entre a sua população.

 

No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil. Em 2022, celebramos o ano do Bicentenário da Independência. O que pouca gente sabe é como as conquistas da ciência foram e são capazes de influenciar o processo de independência do Brasil. Afinal, conhecimento científico e tecnologia são pilares dos processos por meio dos quais os povos são ordenados em arranjos hierárquicos. Uma nação soberana precisa ter autonomia científica e tecnológica. Soberania nacional e dependência científico-tecnológica são incompatíveis.

 

Se os cientistas que se dedicaram intensamente ao avanço da ciência e alcançaram resultados que tiveram repercussão no país e no mundo são pouco lembrados pela maioria da população, o que dizer dos indivíduos que fizeram descobertas genuínas, a partir da observação espontânea do meio ambiente e da realidade que os cerca? Pessoas que, graças à curiosidade natural que os habitava descobriram uma planta ou alimento, por exemplo, com qualidades medicinais ou nutricionais que foram incorporadas posteriormente pela ciência e pela indústria. Esses muito provavelmente viveram, morreram e nunca serão conhecidos pelo grande público. Sendo assim, eles não poderão inspirar as novas gerações e seus achados dificilmente serão aperfeiçoados, dando lugar a novas invenções e descobertas. Nesse sentido, conhecer e entender como a ciência e as inovações acontecem é condição sine qua non para o avanço da ciência e da inovação.

 

PROGRAMAÇÃO

 

“ISAAC NO MUNDO DAS PARTÍCULAS - UM MUSICAL QUÂNTICO”

Local: Teatro do CCBB Brasília

Datas: 18, 19 e 20 de novembro de 2022 

Horários: às 11h e às 16h

Duração: 55 minutos

Classificação: Livre – ideal acima de 7 anos

Sinopse: Livre adaptação da diretora Joana Lebreiro para o livro homônimo da escritora e física Elika Takimoto, fala de um tema que pode assustar: a física de partículas. O assunto é tratado de forma divertida e envolvente, aproximando a ciência do entendimento de todos, principalmente das crianças. O objetivo é despertar a curiosidade pela ciência, usando ferramentas do universo lúdico.

Através da jornada de Isaac, o público vai acompanhar o aprendizado do menino sobre os mistérios do universo em companhia do Grão de Areia, indo da Grécia Antiga ao CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear). O espetáculo, que une teatro, ciência, rock e tecnologia, é inspirado no personagem Ziggy Stardust, criado em 1972 pelo músico David Bowie. Com trilha sonora original criada pelo diretor musical e arranjador Ricco Vianna e pela diretora Joana Lebreiro, mistura rock e música eletrônica, com atores que tocam violão, baixo e guitarra.

 

 


EXPOSIÇÃO POP CIÊNCIA

Local: Galeria G4

Datas: de 08 a 20/11

Horários: das 9h às 20h30

Classificação: Livre

Sinopse: Espaço com brinquedos e equipamentos interativos sobre astronomia, física e química para despertar, de forma lúdica e interativa, nas crianças, jovens e adultos o interesse por conhecimentos em tecnologia e inovação. É um espaço que proporciona experiências diversas, capazes de despertar a curiosidade e apresentar, na prática, os conceitos aprendidos em sala de aula. Bicicleta geradora de energia, exposição dos planetas do sistema solar em escala de tamanho proporcional, poço infinito, balança astronômica interplanetária, banco de pregos, Gerador de Van de Graaff, giroscópio humano e muito mais. Um convite a conhecer a relevância da ciência e sua capacidade de contribuir para a sociedade.

 

 

SHOW DE DRONES: CIÊNCIA NO CÉU DE BRASÍLIA

Local: Jardins do CCBBDF

Data: 19/11

Horários: 19h

Classificação: Livre

Sinopse: Uma esquadrilha de drones realiza espetáculos aéreos formando imagens em pleno ar controladas por um sistema central preciso. Com imagens alusivas à ciência, grande visibilidade e beleza, o show de drones desperta a curiosidade dos espectadores, reforçando a mensagem e transmitindo uma sensação futurista imediata para quem assiste a um espetáculo de drones, criando verdadeiras aparições nos céus.

SUJEITO ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

 

 

CICLO DE PALESTRAS: 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA – A CIÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL

Local: Cinema do CCBB

Datas: de 08 a 11/11

Horários: 17h

Classificação: Livre

Sinopse: As sessões de palestra ocorrem uma vez por dia, com temas científicos que trazem aos brasileiros segurança, bem-estar e soberania. Serão convidados cientistas renomados como palestrantes para cada tema selecionado, que irá proferir uma palestra com duração de 1 hora, aproximadamente, e com tradução em Libras. A ideia é abordar as realizações da Ciência Brasileira ao longo dos dois séculos.

 

 

SERVIÇO

CARAVANA DA CIÊNCIA - BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Local: Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília

Data: 8 a 20 de novembro de 2022

Horários: ver programação

Ingressos e informações no site:

https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/cinebike/

­

Fonte: 

Assessoria de imprensa: Objeto Sim Projetos Culturais

Gioconda Caputo/ Carmem Moretzsohn/

Amanda Guedes

 

CCBB Brasília

De terça-feira a domingo das 09h às 21h

Localização: SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília, DF

Fone: 613108 7600

 

Site: bb.com.br/cultura

ingressos e informações: https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/cinebike/

Facebook/ccbb.brasilia

Twitter/ @ccbb_df

Instagram/ccbbbrasilia

Youtube/ Bancodobrasil

Assessoria de Imprensa CCBB - Bárbara Burnier


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)