quarta-feira, 18 de maio de 2022

Cineasta e artista circense é homenageado com exposição e exibição de filmes em São Paulo


Exposição, leituras dramáticas e a exibição semanal de filmes restaurados fazem parte da homenagem ao cineasta e artista circense Expedito Lima

Está em cartaz no Centro de Memória do Circo, na Galeria Olido no Largo do Paissandu, a Ocupação Expedycto Lyma, uma homenagem a Expedito Lima, artista circense que se encantou pela câmera, se tornou cineasta e realizou mais de 20 longas, sendo 10 em super-8. Uma marca que o coloca como o cineasta brasileiro com mais longas em super-8. Organizada pelo pesquisador Felipe Abramovictz, a Ocupação Expedycto Lyma segue em cartaz até 31 de julho, com uma programação que inclui uma exposição, a leitura dramática de peças escritas por Expedito Lima e a primeira exibição das cópias restauradas de seus longas.


Expedito Lima e André Peres em: “Dois Nós Cegos no Oeste”

Nascido em 1939 em Tietê e radicado em Tatuí, no interior de São Paulo, Expedito Lima realizou mais de vinte longas-metragens que estão sendo restaurados através do projeto Cinema é Sonho, que promove a Ocupação Expedycto Lyma, além do resgate da obra e trajetória do cineasta e artista circense. Este projeto está sendo realizado em uma parceria entre o projeto “Cinema é Sonho” e o Centro de Memória do Circo, e contemplado com o Proac de Apoio à Cultura.

Com longa trajetória no circo-teatro, Expedito foi dono de uma companhia, ator, dramaturgo, atuou como palhaço (quando recebeu a alcunha de Alemão e Polaco) e exerceu a profissão de marceneiro para garantir o seu sustento. A Ocupação Expedycto Lyma é uma homenagem a esse ator, produtor, cineasta e criador do Circo Theatro do Alemão, que percorreu o interior do estado de São Paulo na virada dos anos 1970 derramando causos de amor e traição, de mocinho e bandido, escritos por ele.

Após dificuldades para manter seu circo, ele formou um grupo teatral mambembe, até conhecer a câmera super-8. Maravilhado com a arte cinematográfica, produziu dez filmes entre 1979 e 1984, o que o torna o cineasta com mais longas em super-8 no país. Os longas eram exibidos em seu ‘pavilhão cinematográfico’, que circulava pelas zonas rurais. Depois, em VHS, fez mais de uma dezena de filmes entre 1996 a 2002.

Expedito Lima é o brasileiro, o caipira que vai além de suas fronteiras geográficas e culturais. Munido da criatividade sem limites da tradição oral de seu povo e da perseverança do homem simples, ele logo cedo se transforma no artesão do imaginário caipira, no menestrel da gente da roça. Segue assim, com seu circo-teatro a encantar as praças do interior. Na mais fiel tradição do circo-teatro contracena com a mulher, com as filhas, o filho e parentes. E então conhece, pelas mãos de um amigo, a câmera de filme que pouco a pouco lhe toma o coração sonhador. Faz filmes de heróis a cavalo nos moldes do faroeste americano nos quais, porém, estabelece a cara de um cinema muito brasileiro, pobre nos recursos e riquíssimo na fantasia da narrativa, na coragem da ousadia. Expedito Lima é um exemplo forte do cinema brasileiro que precisa ser conhecido.


Expedito Lima inaugura a Ocupação Expedycto Lyma, na Galeria Olido


serviço

Programação | Ocupação Expedycto Lyma

Local: Galeria Olido - Centro de Memória do Circo - Sala Mestre Maranhão - Vitrine do Circo: Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo.

20/04 (quarta) - Inauguração da Ocupação com leitura de poemas, projeção de trailers dos filmes e exibição de Estigma da Violência (1980) - Juared Aguiar, um oficial da lei, ao prestar serviço na fronteira entre Brasil e Paraguai, desvenda uma perigosa quadrilha de contrabandistas. Um bangue-bangue fora do comum!


06/05 (sexta) - Abertura: trecho da filmagem da peça O Viajante de Sebo. Após a exibição dos filmes, bate-papo com o curador e convidados.

12h - A Víbora Humana (1979) - A história de uma mulher muito má, traiçoeira e mentirosa, amante do irmão do próprio marido. O drama está formado. Espetacular! Uma história cheia de drama e suspense. Primeiro filme da carreira cinematográfica de Lyma.

Duração: 65 min. Classificação indicativa: 14 anos.

13h30 - O Misterioso Sr. Moretti (1980) - Uma história misteriosa e de terror. Para conquistar a amada, Rogério, procura um homem conhecido por arranjar a vida de muita gente com seus poderes diabólicos, o senhor Moretti. Mas, uma vez feito, não pode ser desfeito!

Duração: 65 min. Classificação indicativa: 14 anos.

 

13/05 (sexta) - Abertura: curta Carnaval em Tatuí (1981). Exibição:

12h - O filho de Dioguinho (1981) - Uma história baseada nos casos de Dioguinho, o Matador. Uma rixa antiga envolve o amor de Dioguinho Jr e Marina: o pai dela, o coronel Tibúrcio é o bandido que matou seu pai. Muito amor, muitos tiros, muita ação!

Duração: 85 min. Classificação indicativa: 16 anos.

13h30 - Dioguinho Volta para Matar (1981) - História cheia de ação e romance, um amor que não podia acontecer, mas o destino quis assim: o amor entre Marina e Dioguinho. A continuação de O Filho de Dioguinho.

Duração: 65 min. Classificação indicativa: 16 anos.


20/05 (sexta) - Exibição de Dois Nós Cegos no Oeste e leitura dramática.

12h - Dois Nós Cegos no Oeste (1981) - As peripécias de Chola e Fredô em busca de um grande tesouro. Em meio a muitos tiros, murros, pernadas e outros quejandos, enfrentam a truculência do desonesto xerife e sua xaroposa quadrilha. Uma comédia divertida. Bang-bang na sátira!

Classificação: 14 anos. Duração: 70min.

13h30 - Leitura dramática com grupo teatral convidado da peça A cena diabólica, originalmente apresentada pelo Circo-Theatro do Alemão no início dos anos 1970.

Classificação: 14 anos. Duração: 70min.


27/05 (sexta) - Abertura: trecho da peça Polaco em Histórias Assombrosas. Exibição:

12h - Na Trilha do Ódio (1979-1980) - Baseado em fatos reais que ocorreram nesses sertões. Por aí, muito brigão por ouro, por terra, por poder e pela mulher proibida. Um bangue-bangue sertanejo.

Livre. 65 minutos.

13h30 - Sentimento Mortal (2001-2002) - Um verdadeiro bangue-bangue, com muita adrenalina, no estilo range policial. A disputa entre dois amigos justiceiros, Severiano e Diego Severo quando o filho de Diego assassina a esposa de Severiano. 

Classificação: 14 anos. Duração: 90min.

 

31/07 (domingo) - Encerramento da exposição.


Expedito Lima em ‘Um Rambo Esculachado’


Acompanhe o projeto Cinema é Sonho, que está restaurando a obra de Expedito Lima e promove a Ocupação Expedycto Lyma: https://www.instagram.com/cinemaesonho/

Fonte: Assessoria de imprensa -Adriana Bueno 




SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)