domingo, 13 de março de 2022

Festival 'Volta ao mundo: Macedônia do Norte' no Belas Artes à La Carte, até o dia 23 de março





À La Carte apresenta: Festival “Volta ao Mundo: Macedônia do Norte”, com sete filmes macedônios inéditos no Brasil
Entre os dias 10 e 23 de março, acontece no À La Carte o Festival “Volta ao Mundo: Macedônia do Norte”, com sete filmes produzidos entre 2017 e 2020, todos inéditos no Brasil. A mostra, realizada em parceria com a North Macedonia Film Agency,  estará disponível para assinantes do streaming.

A Macedônia do Norte destaca-se como dona de uma das cinematografias mais antigas do mundo. Segundo os historiadores, os primeiros registros cinematográficos macedônios aconteceram em 1905, pelos irmãos Milton e Janaki Manaki. Mas, esse pioneirismo não floresceu como se esperava.
O motivo da estagnação do cinema macedônio foi a guerra civil, na década de 1920, que causou uma devastação generalizada. Com isso, foram poucos os cineastas que seguiram em frente. Somente a partir dos anos 30 a produção local voltou a engatinhar, mas o primeiro longa-metragem macedônio, "Frosina", de Vojislav Nanovic, só foi produzido em 1952, e o primeiro filme colorido, "Miss Stone", de Zivorad 'Zika' Mitrovic, só veio seis anos depois. Em 2005, "Bal-Kan-Kan", longa dirigido por Darko Mitrevski, entrou para a história como o filme macedônio de maior público dentro de seu país, sendo visto por mais de 500.000 pessoas no seu ano de lançamento.
Raridade nos cinemas brasileiros, em 2019, o cinema macedônio chegou às nossas telas através do belo e emocionante “Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia”, da diretora Teona Strugar Mitevska, premiado no Festival de Berlim, e já disponível no À La Carte. Bem anterior a este filme, outro cult mundialmente conhecido, é “Antes da Chuva”, de 1994, dirigido por Milcho Manchevski, primeiro filme da Macedônia do Norte a concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, categoria hoje chamada de Melhor Filme Internacional. Em 2020, o cinema macedônio chegou ao Oscar novamente, desta vez com o documentário “Honeyland”, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, indicado em duas categorias, de Melhor Documentário e de Melhor Filme Internacional.
Mas, o que o Festival “Volta ao Mundo: Macedônia do Norte” traz ao À La Carte é bem mais raro do que tudo o que foi citado acima. A seleção reúne sete filmes inéditos, sendo três curtas-metragens, um média e três longas, entre eles comédias, dramas e documentários, com participações e premiações em importantes festivais internacionais.

Filmes selecionados:
– “Todos Nós Vamos Morrer” (We All Going to Die) é um curta documentário de Sashko Potter Micevski, segundo trabalho dele como diretor. Ele é também um renomado técnico de som, e nesse ofício já trabalhou em várias produções de Hollywood, como "Mogli: Entre Dois Mundos" (2018) e "Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald" (2018).
– “Snake”, de Andrej I. Volkashin, curta vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema Queer Merlinka 2020, um festival anual de cinema LGBT organizado Belgrado, Sarajevo e Podgorica. O diretor e roteirista Andrej I. Volkashin é conhecido pelos curtas-metragens "Kolivo" (2017), "Fikus" (2018) e "Zmija", premiados internacionalmente. Recentemente ele realizou seu primeiro longa "New Queer Visions: The Last Days of Innocence" (2021).
– “Sticker”, de Georgi M. Unkovski, curta selecionado para mais de 70 festivais internacionais, vencedor de 30 prêmios, incluindo Melhor Filme no Manhattan Short Film Festival; Grande Prêmio do Júri no Nashville Film Festival; e Melhor Curta Estrangeiro, Melhor Diretor e Melhor Produção no Prague International Indie Film Festival. Este é o segundo curta-metragem dirigido por Georgi M. Unkovski.
– “Consumo Contemporâneo” (Consuming Contemporary), um média-metragem documentário, terceiro trabalho de Ana Aleksovska como diretora, selecionado para a sessão World Showcase Shorts do Hot Docs Festival Online 2020. A diretora estudou cinema e literatura na Macedônia do Norte, França e República Tcheca. Seu primeiro curta, "Alarm", ganhou a medalha de prata no festival internacional UNICA em Ruse, na Bulgária, e foi projetado em dezenas de festivais ao redor do mundo. O roteiro de “Consumo Contemporâneo" foi desenvolvido em um workshop durante o Beldkos International Film Festival, em Belgrado, na Sérvia. No momento, ela está trabalhando em seu próximo projeto e nos seus estudos de pós-graduação em Paris, França.
– “Willow”, do diretor Milcho Manchevski (o mesmo de “Antes da Chuva”), foi o longa representante oficial da Macedônia do Norte para o Oscar 2021 de Melhor Longa-Metragem Internacional. Vencedor do prêmio de Melhor Direção na Mostra de València-Cinema del Mediterrani e Raindance Film Festival (Londres), e de Melhor Filme no Stony Brook Film Festival (Nova York). A pesquisa para o filme exigia um aprofundamento no estilo de vida do camponês macedônio do século 16, e conhecimento de procedimentos in vitro e do autismo potencial em crianças. Para isso, seis consultores externos trabalharam na produção e, além disso, o diretor passou um ano consultando fontes históricas para a primeira parte da história.
– “O Ingrediente Secreto” (Secret Ingredient), comédia de Gjorce Stavreski, longa selecionado pela Macedônia do Norte para representar o País no Oscar 2019 de Melhor Filme Estrangeiro. Filme vencedor do Prêmio Especial de Roteiro no 17º Festival de Cinema Mediterrâneo de Bruxelas. Segundo longa-metragem dirigido por Gjorce Stavreski.
– “O Efeito Felicidade” (The Happiness Effect), segundo longa de Borjan Zafirovski, foi o filme de abertura do Cinedays European Film Festival 2019. Vencedor do prêmio de Melhor Filme no Balkan Film Food Festival.

Sinopses:

TODOS NÓS VAMOS MORRER (We All Going to Die)

Macedônia do Norte, 2020, cor, 25 min., curta/documentário, idioma: macedônio (legendado).

Direção: Sashko Potter Micevski

Enfrentando a perda de clientes e o aumento da concorrência, os proprietários dos serviços funerários locais em Shtip, na Macedônia do Norte, são forçados a encontrar cadáveres para sepultamento no hospital local e fazer a oferta mais barata à família do falecido, para que possam ganhar dinheiro para viver.
_______

SNAKE (Snake)

Macedônia do Norte, 2019, cor, 20 min., curta/drama, idioma: macedônio (legendado)

Direção: Andrej I. Volkashin

Elenco: Vedran Delidzakov, Borce Nacev e Marijan Najdovski

Uma história amarga e doce, sobre o início de uma amizade entre um audacioso Mario, de 9 anos de idade, e Borche, um excêntrico jovem gay, desafiado pelo medo e os preconceitos dos pais de Mario, em uma pequena cidade remota da Macedônia do Norte.
_______

STICKER (Sticker)

Macedônia do Norte, 2019, cor, 18 min., curta/comédia, idioma: macedônio (legendado)

Direção: Georgi M. Unkovski

Elenco: Sasko Kocev, Xhevdet Jashari e Simeon Moni Damevski

Depois de uma tentativa malsucedida de renovar o registro de seu carro, Dejan cai em uma armadilha burocrática que testa sua determinação em ser um pai responsável.
_______

CONSUMO CONTEMPORÂNEO (Consuming Contemporary)

Macedônia do Norte, 2019, cor, 32 min., média-metragem/documentário, idioma: macedônio (legendado)

Direção: Ana Aleksovska

Um grupo de idosos aproveita diariamente os eventos culturais de Skopje, capital da Macedônia do Norte, assim como a comida que ali se oferece. Quando o julgamento da sociedade está prestes a interromper sua maneira de se divertir, eles percebem o quanto esse hábito significa para eles.
_______

WILLOW (Willow)

Macedônia do Norte, 2019, cor, 101 min., drama, idioma: macedônio (legendado)

Direção: Milcho Manchevski

Elenco: Sara Klimoska, Natalija Teodosieva e Kamka Tocinovski

Três mulheres - uma medieval, duas contemporâneas - lutam para ser mães. Eles não se propuseram a mudar o mundo ou a sociedade, mas suas lutas com a tradição, lealdade, adoção e controle sobre seus corpos as tornam heroínas improváveis.
_________

O INGREDIENTE SECRETO (Secret Ingredient)

Macedônia do Norte, 2017, cor, 104 min., comédia, idioma: macedônio (legendado)

Direção: Gjorce Stavreski

Elenco: Blagoj Veselinov, Anastas Tanovski e Aksel Mehmet

Um mecânico de trem mal pago dá a seu pai um bolo feito de maconha roubada para aliviar sua dor de câncer, mas ele é encurralado por criminosos que procuram suas drogas e por vizinhos intrometidos que querem uma receita para o bolo "curativo".
_______

O EFEITO FELICIDADE (The Happiness Effect)

Macedônia do Norte, 2019, cor, 90 min., drama, idioma: macedônio (legendado)

Direção: Borjan Zafirovski

Elenco: Dejana Poposka, Sasko Kocev e Ana Stojanovska

Lea, 21 anos, está sendo diagnosticada com leucemia. Não tendo mais tempo, ela começa a apreciar cada hora, vendo beleza onde nunca viu antes. Na esperança de mudar o mundo, Lea faz um projeto de vídeo com o objetivo de dar sua contribuição para a vida criando um efeito viral de felicidade.


 
Sobre o À LA CARTE 

O À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos,e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo.

Fonte:

Sinny Assessoria e Comunicação
Paula C. Ferraz
Assessora de imprensa 

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)