segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

TV Brasil recorda atuação de Osmar Prado na série Águias de Fogo (16/02)

 



Ewerton de Castro e Francisco di Franco também participam de episódios

 

Consagrados nas artes cênicas com trajetórias marcantes no cinema, teatro e televisão, os atores Osmar PradoEwerton de Castro e Francisco di Franco podem ser vistos em cena no começo das carreiras, na década de 1960, no seriado Águias de Fogo que a TV Brasil apresenta nesta quarta (16), às 23h30.

 

Com ação marcante do esquadrão, as tramas dos episódios 17 e 18 abordam o contrabando de uma carga valiosa e uma ameaça de explosão em uma obra. Os aviadores evitam os crimes em missões repletas de agilidade e perspicácia.

 

Ainda inéditos na emissora pública, os capítulos "Urânio 238" e "Operação Tatu" entram no ar logo depois da série épica Guerra e Paz. A histórica produção nacional de dramaturgia Águias de Fogo é um dos destaques da programação de verão do canal.

 

A primeira aventura da jornada dupla traz o saudoso ator Francisco di Franco, galã de sua época, em ação no papel do contrabandista Jair, que sofre um acidente aéreo, no episódio "Urânio 238". Falecido em 2001, aos 62 anos, o artista estrelou produções célebres nas telonas e telinhas brasileiras.

 

No capítulo seguinte, o veterano Osmar Prado interpreta um dos marginais de uma quadrilha que ameaça a segurança de uma obra. Já Ewerton de Castro faz uma pequena participação na história. Ele vive um oficial da força aérea que atua na investigação de uma possível bomba na construção.

 

Aviadores impedem contrabando

 

No episódio "Urânio 238", o avião de um grupo de contrabandistas sofre uma pane e cai em uma área de difícil acesso. Os criminosos que estavam nele sobrevivem e confiam que seus comparsas irão procurá-los devido à valiosa carga de urânio a bordo. No entanto, os Águias de Fogo também estão em seu encalço.

 

O esquadrão é chamado para uma missão de resgate com a informação da queda de uma aeronave semelhante às utilizadas pela força aérea. Durante o voo de reconhecimento. Os aviadores identificam destroços em uma clareira. Observam se há sinais de sobreviventes ou vestígios de mortos.

 

Os oficiais percebem o sinal de fumaça na mata, em uma região deserta, com os dois únicos tripulantes a bordo do avião que caiu. O esquadrão lança um fardo de sobrevivência enquanto busca acesso à região onde estão os sobreviventes. Um deles é Jair, interpretado por Francisco di Franco.

 

No código dos bandidos, o termo sobre o volume do elemento químico urânio é chamado de "vestido de noiva" enquanto o trajeto aéreo original sobre pântanos é a "rota do Pacífico", também conhecida como "rota do crime", uma vez que o percurso é pouco sobrevoado.

 

Após chegar de helicóptero ao local onde estão os bandidos acidentados, os aviadores resgatam os feridos e desarticulam a quadrilha que buscava utilizar escalas em campos clandestinos para enviar o minério para fora do país. O esquadrão evita que os bandidos do bando recuperem a carga e os prende também.

 

Entre as principais obras da carreira, Francisco di Franco fez o protagonista do filme "Um Certo Capitão Rodrigo" (1970), longa-metragem dirigido pelo premiado ator e diretor Anselmo Duarte. A produção teve roteiro baseado no romance "O Tempo e o Vento", clássico de Érico Veríssimo. Outro destaque foi o personagem-título da novela "Jerônimo, o Herói do Sertão" (1972) veiculada pela TV Tupi São Paulo.

 

Esquadrão frustra atentado

 

Os aviadores tomam conhecimento sobre uma obra de interesse para a segurança nacional no Vale dos Índios, em uma região serrana onde existem grutas e cavernas naturais. Nas proximidades, especialistas atuam na área. Engenheiros e operários ampliam uma central elétrica e montam outra estação subterrânea para aumentar a capacidade de transmissão.

 


O esquadrão tenta impedir a explosão da obra e a consequente morte de um ministro, fruto de ações planejadas por terroristas. O Águias de Fogo se organiza para deter os criminosos e infiltra um oficial na obra a partir de uma suspeita.

 

Osmar Prado interpreta um dos marginais que organiza a ação. O criminoso é especialista em bombas. Junto com os comparsas, ele pretende esconder dinamite nas instalações e plantar diversos explosivos na construção quando uma autoridade visitar o andamento das obras.

 

Os integrantes do esquadrão antecipam-se e frustram os planos dos marginais. O ator aposentado Ewerton de Castro também faz uma pequena ponta na trama. Ele interpreta um oficial da força aérea cujo codinome é Pelicano e está envolvido na investigação de uma carga de explosivos para destruir o local.

 

Sobre o seriado

 

Histórias de bravura nos ares inspiraram o enredo da série Águias de Fogo que acompanha um heroico esquadrão de aviadores em território nacional. Lançada originalmente em 1968, a obra é um marco na produção seriada de dramaturgia para televisão no país.

 


O programa surgiu na esteira do sucesso da pioneira e consagrada atração O Vigilante Rodoviário, primeira série filmada em película de cinema no Brasil, no início dos anos 1960. Os dois títulos foram criados, dirigidos e produzidos pelo cineasta Ary Fernandes que ainda atua no elenco de Águias de Fogo.

 

Os argumentos para os roteiros de Águias de Fogo baseiam-se em atos de coragem registrados nos arquivos da Força Aérea Brasileira. A trama retratada no seriado concentra em um único esquadrão da FAB, as aventuras vividas por centenas de aviadores através dos tempos.

 

Com edições de aproximadamente 22 minutos, os capítulos apresentam ocorrências no interior do país voltadas para o resgate e o salvamento de acidentados. A valentia é uma das qualidades dos personagens que, entre outras situações pelos ares, desempenham façanhas e prestam serviço à pátria.

 

O elenco principal da trama é formado por quatro atores que interpretam os aviadores de um esquadrão que defende o espaço aéreo nacional. Os protagonistas da série são Dirceu Conte (Major Ricardo), Ary Fernandes (Capitão César), Roberto Bolant (Aspirante Fábio) e Edson Pereira (Sargento Fritz).

 

A produção ainda contou com o ator Ricardo Nóvoa que representou o Tenente Celso nos primeiros capítulos do programa. Águias de Fogo tem participações especiais de personalidades da dramaturgia nacional como Bete Mendes, Osmar Prado, Valentino Guzzo, Jofre Soares e Francisco Di Franco.

 

Ao todo, o seriado teve 26 edições das quais 23 foram recuperadas pela Cinemateca Brasileira a partir dos negativos originais. A TV Brasil mostra os conteúdos restaurados desde dezembro, durante a programação especial de verão. A produtora responsável pela série Águias de Fogo é a PROCITEL.

 

A produção tem horário alternativo na madrugada. As aventuras do esquadrão de aviadores podem ser conferidas de quarta para quinta-feira, às 4h45. Também exibida pelo canal, a série O Vigilante Rodoviário tem maratona de episódios na madrugada de sábado para domingo, a partir das 3h45, com as incríveis histórias do vigilante Carlos com o fiel parceiro, o cão Lobo.

 

#VemVer

 

A programação de verão da TV Brasil traz novidades para a grade da emissora. Clássico da teledramaturgia, a novela "A Escrava Isaura" (2004) está em cartaz em um novo horário na faixa nobre, mais cedo, às 20h.

 

Além do folhetim, o canal apresenta atrações inéditas para públicos de todas as idades. A garotada vai se divertir com o programa de receitas divertidas Tem Criança na Cozinha e as séries infantojuvenis Bugados e D.P.A. - Detetives do Prédio Azul.

 

Destaques também para produções de dramaturgia como os filmes da coleção da trupe de humoristas Os Trapalhões, a histórica série brasileira Águias de Fogo e o clássico internacional Guerra e Paz. Outra atração é o musical e culinário Canto e Sabor do Brasil. Confira essas e outras atrações na TV, tablet ou celular sintonizados na TV Brasil.

 

Ao vivo e on demand

 

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

 

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

 

Serviço

Águias de Fogo – quarta-feira, dia 16/2, às 23h30, na TV Brasil

Águias de Fogo – quarta-feira, dia 16/2, para quinta-feira, dia 17/2, às 4h45, na TV Brasil

 

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil

Twitter – https://twitter.com/TVBrasil

Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil

YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil

TikTok – https://www.tiktok.com/@tv.brasil


FONTE: Gerência de Relações Institucionais

Empresa Brasil de Comunicação | TV Brasil

http://tvbrasil.ebc.com.br


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)