terça-feira, 19 de outubro de 2021

Fabrício Carpinejar e Mario Prata na terceira semana dos DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS


*Encontros acontecem no Centro Cultural Taguaparque (Taguatinga) e no Ginásio de Esportes de Sobradinho

 

 DE 5 A 29 DE OUTUBRO. ENTRADA FRANCA.*Sessões também são transmitidas online e ao vivo pelo canal do YouTube

 

 

O projeto DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS segue sua grande programação nos próximos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro, abordando questões existenciais. Envelhecimento, liberdade e depressão são alguns dos temas que vão marcar as conversas com os escritores Mário Prata e Fabrício Carpinejar, a partir das 19h30, no Centro Cultural Taguaparque (Taguatinga) e no Ginásio de Esportes de Sobradinho. A entrada para as palestras é franca, mediante retirada de ingressos até uma hora antes do início.

 

Os espaços estarão sujeitos à lotação, observando os protocolos de segurança sanitária devido à pandemia da Covid-19. Uso de máscara é obrigatório para todo o período de permanência no evento. Para acompanhar virtualmente, basta acessar o link: https://www.youtube.com/dialogoscontemporaneos.

 

Renato Janine
Sob a direção do produtor Nilson Rodrigues, a série DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS ainda vai apresentar encontros com o ex-ministro da Educação e filósofo Renato Janine Ribeiro, falando sobre sustentabilidade (exatamente no momento em que o país passa pelo enfraquecimento de políticas públicas voltadas para o meio ambiente), e o escritor Fernando Moraes discorrendo sobre democracia e os modos de crescimento do autoritarismo no Brasil.

 

PROGRAMAÇÃO

 

O ENVELHECIMENTO E O ESPAÇO SOCIAL DOS QUE NÃO SÃO MAIS JOVENS

A média de vida no Brasil aumentou significativamente nas últimas décadas, saindo de 57 anos em 1970 para 76 anos em 2019, alterando a percepção que temos dos mais velhos em nosso meio. Entre as classes média e alta, a média se aproxima dos 80 anos. Nós e nossos espaços estão preparados para receber esse crescente número de pessoas que em 2030 superará a população de crianças e adolescentes no Brasil?

Palestrante: MARIO PRATA - Escritor, dramaturgo, jornalista e cronista. Escreveu 3 mil crônicas e cerca de 80 títulos, entre romances, contos, roteiros e peças teatrais.

Mediação: Leda Gonçalves.

Data: 19 e 20 de outubro.

Local: Centro Cultural Taguaparque (19 de outubro) e Ginásio de Esportes de Sobradinho (20 de outubro)

Horário: 19h30

 

LIBERDADE, NEUROSES E DEPRESSÃO EM UM MUNDO EM MUTAÇÃO

Nossos dramas existenciais são marcados por mudanças significativas, decorrentes da globalização em suas dimensões socioeconômicas, culturais e tecnológicas. As redes sociais, a informação em tempo real, a urgência da vida nas grandes metrópoles, o stress, a violência, alteram os sentimentos e as relações de amor e afeto. Solidão, neuroses, depressão e fobias aumentam o uso de psicotrópicos e alimentam a indústria farmacêutica, religiosa e de autoajuda.

Palestrante: FABRÍCIO CARPINEJAR - Escritor e cronista do jornal O Tempo e comentarista do programa "Encontro com Fátima Bernardes". Autor de 47 livros, recebeu mais de 20 prêmios, sendo duas vezes o Prêmio Jabuti.

Mediação: Conceição Freitas.

Data: 21 e 22 de outubro

Local: Centro Cultural Taguaparque (21 de outubro) e Ginásio de Esportes de Sobradinho (22 de outubro)

Horário: 19h30

 

SERVIÇO

DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS

Locais: Centro Cultural Taguaparque, Pistão Norte, altura da QNA 56, Taguatinga (às terças e quintas); Ginásio de Esportes de Sobradinho, Q2, AE 3, Setor Esportivo de Sobradinho (às quartas e sextas); e online pelo canal do Diálogos Contemporâneos no YouTube:

shttps://www.youtube.com/dialogoscontemporaneos

Datas: de 5 a 29 de outubro de 2021, sempre de terça a sexta-feira.

Horário: 19h30

ENTRADA FRANCA

 

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA: Objeto Sim – Gioconda Caputo


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)