O documentário-ficção, 'Ana. Sem título', dirigido por Lúcia Murat, que teve sua première no Festival Internacional de Cinema de Moscou, está em cartaz desde o dia 29 de julho nos cinemas. O longa, que foi selecionado para a 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, apresenta a trajetória de uma artista plástica brasileira, símbolo de resistência e liberdade dos massacrados pelo regimes militares e ditatoriais da América Latina.
Com argumento de Lúcia Murat e roteiro em parceria com Tatiana Salem Levy, o documentário apresenta a figura de uma personagem central, pensada como símbolo de uma realidade histórica. O referencial é a memória dolorosa de um povo, de um continente marcado pela violência das ditaduras militares na América Latina. Deste modo, a diretora faz uma viagem no espaço-tempo em que o hoje e o ontem se entrecruzam, para relembrar um passado tenebroso, tentando alertar e evitar que ele se repita no futuro.
O longa é inspirador e, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre o exercício do poder conscientizador que se pode obter a partir do fazer cinematográfico.
Elisabete Estumano Freire.
FICHA TÉCNICA
Direção e argumento: Lucia Murat
Roteiro: Lucia Murat e Tatiana Salem Levy
Produção: Lucia Murat e Felicitas Raffo
Direção de fotografia: Léo Bittencourt
Montagem: Mair Tavares e Marih Oliveira
Som direto: Andressa Clain Neves
Edição de som: Simone Petrillo e Ney Fernandes
Trilha sonora: Livio Tragtenberg
Mixagem: Emmanuel Croset
Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado”
Fonte: Primeiro Plano - Anna Luisa Muller/ Marcela Salgueiro
0 comments:
Postar um comentário