terça-feira, 18 de maio de 2021

‘NOITES DE ALFACE’ ESTRELADO POR MARIETA SEVERO E EVERALDO PONTES ESTREIA EM JUNHO

 


Longa de ficção dirigido por Zeca Ferreira estreia nos cinemas no dia 24 de junho

Rodado em 2018, em Paquetá (Rio de Janeiro), o aguardado longa Noites de Alface acaba de ter suas primeiras imagens divulgadas. A produtora Afinal Filmes lança hoje o trailer e o cartaz oficiais do filme, estrelado por Marieta Severo e Everaldo Pontes, que também conta no elenco com João Pedro Zappa, Teuda Bara, Inês Peixoto e Romeu Evaristo. O drama, que chega aos cinemas no dia 24 de junho, marca a estreia do premiado diretor de curtas e documentarista carioca Zeca Ferreira na direção de um longa de ficção. 

O cineasta, que também assina o roteiro do longa-metragem, se inspirou no romance homônimo da escritora paulista Vanessa Bárbara. “Noites de Alface é um filme sobre como é envelhecer, comportando então uma série de subtemas dele derivados: a solidão, as perdas, o isolamento, as limitações físicas, o medo de perder a razão - e a proximidade da morte. O que torna o projeto original é a forma leve com que se aproxima de assuntos tão densos e espinhosos”, diz o diretor.

 

Na pacata vila onde passaram toda sua vida, Ada (Marieta Severo) e Otto (Everaldo Pontes) se veem diante de um mistério: o sumiço repentino do carteiro Aidan (Pedro Monteiro). Enquanto devora livros de suspense, Otto vasculha suas lembranças para tentar encontrar alguma pista e espia pela janela a rotina dos vizinhos. Entre eles, o farmacêutico Nico (João Pedro Zappa), especialista em bulas de remédio e inconveniente nas horas vagas, a excêntrica Dona Iolanda (Teuda Bara), Teresa (Inês Peixoto) e seus cachorros barulhentos, Mayu (Lumi Kim) e seu avô, o velho Taniguchi (Antônio Sakatsume), um japonês ex-combatente de guerra que sofre do mal de Alzheimer, e do carteiro principal da cidade, Aníbal (Romeu Evaristo). Produzido por Alexandre Rocha e Marcelo Pedrazzi, da Afinal Filmes, com coprodução do Canal Brasil e recursos geridos pelo FSA/BRDE, o longa tem distribuição da Pipa Pictures e conta com recursos do edital da Lei Adir Blanc no lançamento comercial.


 Clique aqui para assistir ao trailer: https://vimeo.com/549465763/1c258a581d



SINOPSE

Ada (Marieta Severo) e Otto (Everaldo Pontes) passaram a vida toda em uma bucólica cidade no interior, onde todos se conhecem. A rotina pacata do casal e de seus vizinhos ganha contornos de mistério com o sumiço repentino do carteiro. Tentando vencer a insônia com o chá de alface preparado por Ada, Otto atravessa as noites entre espiadas pela janela e a leitura de um intrigante livro de suspense. Dono de uma personalidade mais reservada, ele vê realidade e ficção se embaralharem ao revisitar lembranças e conversas para tentar descobrir o que aconteceu de fato. Drama.

 

ELENCO

 

Ada – Marieta Severo

Otto – Everaldo Pontes

Teresa – Inês Peixoto

Iolanda – Teuda Bara

Nico – João Pedro Zappa

Mayu – Lumi Kin

Sr. Tanaguchi – Antonio Sakatsume

Anibal – Romeu Evaristo

Aidan – Pedro Monteiro

Augusto – Izak Dahora

 

FICHA TÉCNICA

 

Direção e Roteiro: Zeca Ferreira

Produzido por: Marcelo Pedrazzi e Alexandre Rocha

Baseado no livro "Noites de Alface" de Vanessa Bárbara 

Produção Executiva: Tânia Leite

Direção de Fotografia: Miguel Vassy

Direção de Arte: Ana Paula Cardoso

Som: Etienne Chambolle 

Figurinista: Fernanda Fabrizzi

Maquiagem: Italo Parigi 

Produtor Associado: Vitor Brasil

Uma produção Afinal Filmes

Distribuição Pipa Pictures

 

SOBRE ZECA FERREIRA - DIREÇÃO E ROTEIRO

 

Formado em história pela Unicamp, com mestrado em cinema pela USP, trabalhou nas áreas de direção e produção de cinema e televisão pelos últimos 15 anos. Foi assistente de importantes realizadores brasileiros, como Nelson Pereira dos Santos (Raízes do Brasil I e II, Brasília 18% e Português, a língua do Brasil), Hugo Carvana (Casa da Mãe Joana) e Miguel Faria (Chico, artista brasileiro). Como diretor, lançou em 2009 o documentário de média- metragem Terreiro Grande, exibido em festivais em países como Chile, Cuba, além do Brasil. No final do mesmo ano lançou o curta-metragem Áurea, exibido em mais de 60 festivais em países como Canadá, Portugal, Inglaterra, Espanha, Chile, além do Brasil. Com esse filme conquistou 25 prêmios em festivais como Cine PE (melhor curta digital, melhor edição, prêmio da crítica e prêmio especial do júri), Vitória Cine e Vídeo (melhor curta-metragem digital), entre outros. Em 2012, lançou seu segundo curta-metragem, já exibido em ceRca de 10 festivais, como o ZINEBI (Bilbao – Espanha), Festival de Cinema Digital de Jericoacoara (CE), CineOP (MG), CineBH, Curta Cinema (RJ), entre outros. Em 2013 lança o documentário Ensaio Sobre o Silêncio, uma coprodução da Afinal Filmes, Cafu Filmes e Canal Brasil. Em 2016 lança os curtas Entre o Traço e a Luz (doc) e A Ilha é Das Crianças! (ficção, vencedor do prêmio Curta Rio, prêmio de melhor curta-metragem infanto-juvenil no Festival de Triunfo), além de dirigir o show/documentário Choro Carioca – música do Brasil.

 

Em 2017, prepara, pela Afinal Filmes, a série de ficção O Maestro, premiado em edital de desenvolvimento do FSA/ANCINE, e escreve o roteiro do seu primeiro longa-metragem, Noites de Alface, baseado no romance de Vanessa Barbara.

 

SOBRE A AFINAL FILMES - PRODUÇÃO

 

A Afinal Filmes foi criada em 1998 e iniciou seus trabalhos voltados para montagem e finalização para cinema e TV trabalhando com grandes filmes e diretores de renome no audiovisual brasileiro. Com foco no entretenimento, a partir de 2010 iniciou uma série de investimentos no sentido de transformar a experiência acumulada por seus sócios em uma casa de finalização. Otimizando conhecimento e tecnologia, a empresa atualmente é uma referência no mercado audiovisual nacional e estrangeiro.

 

Neste caminho, a Afinal Filmes também buscou a valorização de nossa memória e investiu em um setor inédito de restauração e remasterização digital de filmes em película. A partir de estudos e mescla de tecnologias, criou um processo inovador onde consegue transpor a película para o ambiente digital em 4K, criando uma nova cópia para os novos tempos, dando nova oportunidade para o público atual ver clássicos como Vidas Secas Assalto ao Trem Pagador em todas as telas.

 

E completando os pilares, a Afinal Filmes alinha seu setor de produção de conteúdo original, onde coproduziu diversos filmes de destaque, como Paulo Moura - Alma Brasileira (Eduardo Escorel); A Era dos Campeões (Cesário Mello Franco e Marcos Bernstein); Mulheres no Poder (Gustavo Acioly); coproduções internacionais com Os Lobos do Leste (Carlos Quintela - Japão) e The Russian Playground (Kate Hartnoll - Inglaterra). Começou a desenvolver conteúdo original criando um núcleo de projetos e em seu portfólio tem os longas documentais Ensaio sobre o Silêncio (Zeca Ferreira) e Eu Sou Carlos Imperial (Renato Terra e Ricardo Calil), finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2016, indicado na categoria melhor documentário e montagem; o aclamado Jovens Polacas (Alex Levy-Heller); em 2021 , já lançou as coproduções Delicadeza é Azul (Yasmin Garcez) e Christabel (Alex Levy-Heller); e irá lançar o longa documental MigliaccioO Brasileiro em Cena (Tuco/Alexandre Rocha/Marcelo Pedrazzi) sobre a vida e obra de Flávio Migliaccio, com coprodução de Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil. Por fim, está desenvolvendo a série O Maestro e os documentários Nós, As Mulheres de Helena Solberg, O Rio de Todos os Tempos e 1968, um ano na vida de Eduardo Escorel.

 

SOBRE A PIPA PICTURES - DISTRIBUIÇÃO

 

A Pipa Pictures é uma empresa de distribuição com sede no Rio de Janeiro com mais de 15 anos de mercado lançando filmes brasileiros. Os filmes distribuídos pela Pipa são frequentemente premiados em festivais e aclamados pela crítica.

 

Recentemente, a empresa passou por uma reformulação, mudando sua identidade visual e logomarca, visando também o público internacional e somando ao seu line up projetos com mais apelo comercial que possibilitem grandes bilheterias, sem abandonar os filmes de relevância artística, independentes e o público de nicho.


Esta nova visão consolidou novas parcerias em projetos audiovisuais, com destaque para: Lima Barreto, ao Terceiro Dia com direção de Luiz Pilar e coprodução com a Globo Filmes; Um Dia Qualquer, dirigido por Pedro Von Kruger, com produção da Elixir Entretenimento e Canal Space; Intruso, de Paulo Fontenelle, numa parceria de produção do Canal Imaginário e Canal Brasil; Jovens Polacas e Christabel, ambos de Alex Levy-Heller, produzido pela Afinal Filmes e Alelo Filmes, entre outros.


FONTE: Michelle Antelo / Palavra! Assessoria em Comunicação


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)