quarta-feira, 24 de março de 2021

'Amazona.doc' - Doc inédito mostra atuação de artistas em momentos chaves da história recente

 


Documentário inédito mostra como artistas de espetáculo de rua responderam a momentos chave da história recente: a polarização das eleições de 2018 e a atual pandemia de covid-19


Em fevereiro deste ano, os arredores da Cinelândia serviram de cenário para a encenação do thriller itinerante “Amazona”. No próximo domingo, dia 28/03, às 19h, estreia “AMAZONA.doc”, documentário sobre o processo de montagem da peça. O filme mostra os bastidores do espetáculo desde a estreia nas eleições de 2018 até sua reestreia pandêmica em 2021, quando a montagem foi adaptada para incluir protocolos sanitários e distanciamento social. O documentário será lançado no canal do Teatro Caminho no Youtube e, depois da sessão, haverá debate entre o público e a equipe de artistas realizadores.

 


Com texto e direção de Ricardo Cabral, “Amazona” conta a história de quatro mulheres que lideram a vingança da terra sobre a cidade. A encenação convida o público para uma ação poético-botânica: plantar sementes pelas frestas do concreto e nos buracos do meio-fio, esperando o dia em que a mata vai brotar pelo asfalto e tomar a cidade. A peça estreou em 2018 no Rio e, desde então, percorreu cidades como Lisboa e Belo Horizonte.

 


Em “AMAZONA.doc”, trechos do espetáculo e dos ensaios, além de entrevistas com diretor e elenco, revelam ao público os desafios de montar um espetáculo itinerante nas ruas da cidade em dois momentos diferentes: a polarização em meio às eleições presidenciais de 2018 e as medidas de segurança sanitária e isolamento social em resposta à pandemia de covid-19 em 2021. Medo, coragem, risco e experimentação levam o grupo a fazer escolhas que nem sempre podem controlar. O documentário de 60 minutos tem direção de Carolina Calcavecchia.

 

 

Sobre o Teatro Caminho:

 

A reestreia de “Amazona” celebrou os sete anos do Teatro Caminho. Baseado no Rio de Janeiro, o coletivo nasceu em 2014 e, desde então, tem investigado especialmente as implicações entre cena, espaço e itinerância. Seu primeiro trabalho foi “Casa vazia”, espetáculo de 24 horas de duração que acontecia em casas da cidade. Em 2017, a companhia estreou “Eu vou aparecer bem no meio do seu sonho”, site-specific que levava o público pelas ruínas de uma biblioteca abandonada. Em 2018, realizaram pelo Centro do Rio a série de ações “aventuras estranhas”, da qual nasceu “Amazona”, e, em 2020, estrearam o solo “O filho do presidente”, primeira produção brasileira especialmente concebida para o live streaming.

 

 

Mais informações em teatrocaminho.com

Instagram: @teatrocaminho

 

 

FICHA TÉCNICA:

 

AMAZONA.doc

Direção: Carolina Calcavecchia

Fotografia: Carolina Calcavecchia e Felipe Camargo

Montagem: João Gila

 

Amazona (espetáculo)

Elenco | Anna Clara Carvalho, Camila Costa, Chris Igreja, Marcéli Torquato e Victor Seixas

Direção Geral e Dramaturgia | Ricardo Cabral

Direção de Arte | Anna Clara Carvalho e Gunnar Borges

Direção de Produção | Aline Mohamad

Realização | Teatro Caminho

 

 

SERVIÇO:

AMAZONA.doc

Dia 28 de março (domingo), às 19h

Transmissão no canal youtube.com/teatrocaminho

Duração: 60 minutos

Após a sessão, o público será convidado a participar do debate pelo aplicativo Zoom

Grátis

 

 FONTE: Érica Avelar


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)