segunda-feira, 22 de março de 2021

8ª edição do Festival Internacional de Cinema Estudantil de Barra do Piraí acontece até o dia 27/03

 


Localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, a cidade de Barra do Piraí abriga, além de belezas naturais e fazendas históricas do ciclo do café, um dos maiores festivais de cinema estudantil do país. De 21 a 27 de março de 2021, o FestCine Estudantil de Barra do Piraí chega a sua oitava edição abrindo espaço para a produção audiovisual de alunos do ensino médio e fundamental e oferecendo mais de 30 exibições gratuitas para o público, além de oficinas. Em função do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, todo o festival será on-line, com sessões transmitidas pelo Youtube (Youtube.com/FestCine).

 

Realizado pelo Polo Audiovisual de Barra do Piraí, o FestCine Estudantil – conhecido como o “Oscar Estudantil Brasileiro” - tem sua programação dividida em quatro pilares: Mostra Competitiva LocalMostra Competitiva NacionalMostra Internacional Oficinas. Os vencedores serão agraciados com o “Troféu Don Quixote”, em cerimônia de premiação que acontecerá no dia 27/03, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

 

As produções selecionadas para a Mostra Competitiva Local são fruto do projeto “Luz, Câmera, Educação”, braço educacional do Polo, que consiste na realização de oficinas de produção cinematográfica nas escolas públicas e particulares do município. Alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio aprendem todas as etapas de produção de um filme e, ao final, produzem um curta-metragem de ficção por escola, cujo tema é de livre escolha dos jovens, favorecendo a criatividade, a busca de identidade e a expressão de seus valores. “Acreditamos que, além de ser uma poderosa ferramenta de transformação social, o projeto é uma contribuição para o cinema nacional, pois estamos formando plateias e revelando talentos” – afirma o diretor do Polo Audiovisual de Barra do Piraí Roberto Monzo.

 


Esse ano, 17 filmes competirão nas categorias Melhor ArteMelhor ÁudioMelhor RoteiroMelhor DireçãoMelhor AtrizMelhor AtorMelhor Filme e Melhor Filme Júri Popular. Todos os filmes da Mostra Competitiva Local serão disponibilizados no canal do festival às 19h do dia 22/03, para que o júri popular tenha tempo de assistir a todas as produções e votar. “Optamos por esse formato para dar igualdade de condições a todos os filmes. Todos ficarão disponíveis pelo mesmo período e o ganhador do júri popular será o que receber mais ‘likes’ no próprio Youtube” – explica Monzo.

 

O júri formado pelo diretor Hsu Chien Hsin, o cineasta Cavi Borges e o crítico de cinema Rodrigo Fonseca julgará todas as categorias da Mostra Competitiva Local, com exceção do Melhor Filme Júri Popular. O time de especialistas também será responsável por escolher o vencedor da Mostra Competitiva Nacional, que reúne dez produções vindas de diversos estados brasileiros, com temáticas variadas.

 


Na Mostra Internacional, o FestCine exibirá três curtas, vindos de Cabo Verde, França e Suíça. De acordo com Monzo, o objetivo é “promover o intercâmbio entre jovens realizadores de vídeo, favorecendo o aprimoramento e o enriquecimento cultural”.

 

Além das mostras, o festival conta também com a realização de Oficinas de produção audiovisual. Profissionais renomados do mercado ministrarão oficinas voltadas para interpretação, produção, assistência de direção e elaboração de projetos. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas devem ser feitas previamente no site FestCineEstudantil.com.br.

 

 

Sobre o POLO AUDIOVISUAL DE BARRA DO PIRAÍ:

 

O Polo Audiovisual de Barra do Piraí tem como principal objetivo fazer da cultura a mola mestra da economia do município, gerando trabalho e renda, elevando a autoestima de sua população e promovendo o desenvolvimento sustentável, com a manutenção da qualidade de vida local. Com isso a cidade aposta na Economia Criativa como seu passaporte para o futuro e se torna conhecida como “A Cidade do Audiovisual”.

 

Duas poderosas cadeias produtivas são ativadas de maneira sinérgica: a do Audiovisual e a do Turismo, uma importante vocação da cidade. Dessa maneira, os resultados são multiplicados e todo o município é movimentado.

 

Dentre as ações que compõem essa estratégia, destacam-se a atração de produções; disseminação da cultura do audiovisual, com formação de plateia e revelação de talentos, geração de conteúdo e formação profissional.

 

Para dar suporte às produções, foi criada a Film Commission de Barra do Piraí. Trata-se de uma estrutura responsável pela intermediação entre produtores e o município, trabalhando com o objetivo de facilitar ao máximo o trabalho desses profissionais. Um banco de dados com locações, principais fornecedores, elenco principal, de apoio e figuração, é disponibilizado para atender às necessidades das produções. Além disso, a Film Commission trata das autorizações para as filmagens, como interdição de ruas etc. Ao longo dos últimos anos, 29 produções foram atraídas para o município, movimentando a economia local e promovendo sua divulgação.

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO:


 

Dia 21 de março, às 19h

Abertura do Festival – Exibição de uma seleção com os melhores filmes locais que concorreram nas edições anteriores


 

Mostra Competitiva Local

Dia 22 de março, às 19h - Todas as 17 produções serão disponibilizadas simultaneamente e ficarão no ar durante todo o período do festival, para o público assistir quando quiser e votar até a meia-noite do dia 26/03.


 

Mostra Competitiva Nacional

Dia 22 de março, às 19h - Todas as dez produções serão disponibilizadas simultaneamente e ficarão no ar durante todo o período do festival, para o público assistir quando quiser.


 

Mostra Internacional

Dia 22 de março, às 19h - Todas as três produções serão disponibilizadas simultaneamente e ficarão no ar durante todo o período do festival, para o público assistir quando quiser.



Oficinas:

 

·         Oficina de Interpretação Personagens do Cinema, com Viviana Rocha

Dias 22, 23, 25 e 26 de março (das 16h às 18h)

 

·         Oficina de Produção de Curta metragem de baixo orçamento, com Cavi Borges

Dias 22 e 24 de março (das 20h às 21h30)

 

·         Oficina de Assistente de Direção em Cinema, com Hsu Chien

Dias 29, 30 e 31 de março (das 18h30 às 21h30)

 

·         Oficina de Introdução à Elaboração de projetos culturais, com Alexandre Mofati

Dias 29 e 30 de março (das 16h às 18h)

 

 

Mais informações em:

FestCineEstudantil.com.br

Facebook.com/FestCineEstudantil

 

 

 

SERVIÇO:

8º FestCine Estudantil de Barra do Piraí

De 21 a 27 de março de 2021

Acesso Gratuito em Youtube.com/FestCine

Programação completa em FestCineEstudantil.com.br

 

 FONTE: Érica Avelar





SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)