quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

quinta, 21/01: Masterclass online e grátis com cineasta Rodrigo Aragão - Mostra de filmes de HORROR no CCBB-RJ

 


stúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror

 

Masterclass com o cineasta Rodrigo Aragão

Quinta-feira, 21 de janeiro, 19h, grátis, on-line

 

A primeira atividade on-line da mostra Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror, que está em cartaz no cinema do CCBB RJ até 1º de fevereiro, será a masterclass com o cineasta Rodrigo Aragão, nesta quinta-feira.  Rodrigo é a maior referência hoje em filme de terror no Brasil. Diretor de A Noite dos Chupacabras e O Cemitério das Almas Perdidas, entre outros filmes, ele também é especialista em maquiagem e efeitos especiais. 

 


Na masterclass, Rodrigo falará sobre o início das maquiagens de monstros no cinema, com destaque para os filmes produzidos pelo Estúdio Hammer e, especialmente, sobre o trabalho do lendário maquiador Roy Ashton, responsável pelos efeitos em maquiagem de quase todos os filmes do Estúdio. Ele usará como principais exemplos os longa-metragens que serão exibidos na mesma quinta-feira no cinema do CCBB: A múmia (The Mummy, 1959), às 14h, e Epidemia de Zumbis (The Plague of the Zombies, 1966), às 16h15. Rodrigo, claro, também contará como essas obras influenciaram o seu trabalho. Todas as atividades da mostra, inclusive as sessões dos filmes, tem entrada franca. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

O link para participar da masterclass (capacidade de  500 pessoas): 

https://us02web.zoom.us/j/86227425078?pwd=ZHlOMlhWbFNyREFoQWhYQnNTQkwzZz09

 

A mostra Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror é a maior já realizada na América Latina com os famosos filmes clássicos de horror produzidos pelo mais antigo e tradicional estúdio de cinema inglês. Os curadores Eduardo Reginato e Danilo Crespo selecionaram 30 longas-metragens produzidos entre as décadas de 1950 e 1970 que tem uma legião de fãs no mundo todo e que são, até hoje, cultuados, copiados, parodiados e reverenciados. 

 

As sessões dos filmes acontecem nos cinemas dos CCBBs. No Rio de Janeiro, as datas são de 6 de janeiro a 1º de fevereiro; em São Paulo, de 20 de janeiro a 8 de fevereiro; e, em Brasília, de 2 a 21 de fevereiro. Serão realizados também eventos on-line: além da masterclass, dois debates (28/01 e 04/02, 19h); e um curso de três aulas com o curador Eduardo Reginato (28/01 e 3/02, 19h; 10/02, 20h). 

 


O Estúdio Hammer era uma pequena produtora britânica de produção familiar que dominou o mercado global de terror e continua sendo altamente influente. A Hammer ressuscitou os ícones góticos descartados por Hollywood após a II Grande Guerra em filmes elegantes, sensuais e violentos que capturaram a essência da forma literária original e funcionaram como reflexos sombrios do drama convencional, da mesma forma que narrativas góticas inverteram o realismo oitocentista. Embora a idade de ouro do Hammer tenha terminado no início dos anos setenta, a marca continua sendo sinônimo de horror e o estúdio, muito parecido com Drácula, saiu recentemente do túmulo e voltou a produzir novos filmes.

 

Programação CCBB RJ – até 1º de fevereiro

 

Quarta - 20/01:

15h - “A Lenda dos 7 Vampiros”. “The Legend of The 7 Golden”. De Roy Ward Baker e Cheh Chang(Inglaterra, 1974). Com Peter Cushing, David Chiang, Julie Ege. 89 min. Blu-ray. 14 anos.

O guardião do culto dos Sete Vampiros de Ouro viaja da China para a Transilvânia para pedir ajuda ao Conde Drácula, que toma a sua identidade e se muda para a China. Alguns anos mais tarde, em uma universidade chinesa, Professor Van Helsing dá uma palestra na qual ele defende a existência de vampiros para a provocação impiedosa dos alunos. No auditório, há um adolescente, Hsi Ching, que é de uma aldeia periodicamente assolada por uma seita de vampiros, os 7 Vampiros Dourados. O jovem convence Van Helsing a organizar uma expedição para destruir os vampiros e acabar com a maldição. A expedição financiada por uma viúva rica, composta pelo jovem estudante e seus irmãos, todos especialistas em artes marciais.

 

17h30 – “Drácula no Mundo da Minissaia”.  “Dracula A.D. 1972”. De Alan Gibson (Inglaterra 1972). Com Christopher Lee, Peter Cushing, Stephanie Beacham. 96min. Blu-ray. 14 anos.

Renascido, Conde Drácula busca vingança em parentes de Van Helsing na Londres dos anos 1970.

 

Quinta - 21/01:

14h - “Epidemia de Zumbis”. “The Plague of the Zombies”. De John Gilling (Inglaterra, 1966).  Com André Morell, Diane Clare, Brook Willians90 min. Blu-ray. 14 anos.

Uma misteriosa epidemia extermina os trabalhadores de um pequeno povoado. Mas quando o Dr. Thompson e o professor Forbes se juntam para descobrir o que está acontecendo, acabam encontrando coisas inimagináveis.

 

16h15 - A Múmia”. “The Mummy”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1959). Com Peter Cushing, Christopher Lee, Yvonne Furneaux. 86 min. Blu-ray. 12 anos.

Arqueólogos britânicos descobrem o túmulo de uma princesa egípcia morta há quatro mil anos. Acidentalmente, um deles faz voltar à vida o guardião da tumba, Kharis, que recebe a ajuda de um egípcio na missão de matar os profanadores da tumba.

 

19h - Masterclass on-line – com o cineasta Rodrigo Aragão, referência brasileira em filmes de terror. O link do Zoom para a masterclass será divulgado na página do Facebook da mostra. Lotação: 500 pessoas.

 

 

Sexta - 22/01:

15h - “Drácula no Mundo da Minissaia”.  “Dracula A.D. 1972”. De Alan Gibson (Inglaterra, 1972). Com Christopher Lee, Peter Cushing, Stephanie Beacham. 96min. Blu-ray. 14 anos

 

17h30 – “Frankenstein Tem Que Ser Destruído”. “Frankenstein Must Be Destroyed”. 

De Terence Fisher (Inglaterra 1969). Com Peter Cushing, Veronica Carlson, Freddie Jones. 98min. 35mm. 14 anos.

Dr. Frankenstein, com a ajuda de um casal de adolescentes que chantageia, sequestra Dr. Brandt, um ex-colega que é descoberto preso em um asilo. Sua finalidade é a obtenção de informações médicas importantes que só ele pode proporcionar. Mas, Brandt morre e, em seguida, Frankenstein decide transplantar seu cérebro para outro corpo.

 

Sábado - 23/01:

13h – “O Horror de Frankenstein”. “The Horror of Frankenstein”. De Jimmy Sangster. (Inglaterra 1970). Com Ralph Bates, Kate O’Mara, Veronica Carlson. 95min. Blu-ray. 14 anos.

O Jovem Victor Frankenstein retorna da Universidade de Medicina disposto a colocar em prática seu projeto mais ambicioso: criar uma nova vida a partir de pedaços de corpos de pessoas já mortas. Sua obsessão em dar vida a uma criatura perfeita leva-o a cometer um assassinato e sua criação resulta num monstro vingativo e insatisfeito com sua condição aterradora. 

 

15h15 - “Atração Mortal”. “The Vampire Lovers”.  De Roy Ward Baker (Inglaterra, 1970). Com Ingrid Pitt, Pippa Steel, Madeline Smith. 91 min. Blu-ray. 14 anos.

 

17h30 – “Vampiro da Noite”. “Horror of Dracula”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1958). Com Peter Cushing, Christopher Lee, Michael Gough. 82 min. 16 mm. 14 anos.

O estudioso de vampiros Dr. Van Helsing chega à cidade e descobre que Jonathan Harker foi mordido pelo nefasto conde Drácula. Forçado a enfiar uma estaca no peito do amigo, ele sai em busca da sua esposa Lucy e sua família, que agora também estão na mira do vampiro.

 

Domingo - 24/01:

13h – “As Noivas de Drácula”. “The Brides of Dracula”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1960). Com Peter Cushing, Martita Hunt, Yvonne Monlaur. 85 min. Blu-ray. 14 anos.

Mantido cativo por sua mãe em seu castelo, o Barão Meinster recebe a ajuda de uma jovem e incauta professora, que o liberta, sem saber que o rapaz era na verdade um vampiro. O Dr. Van Helsing novamente entra em ação na sua caça para libertar todos os discípulos de Drácula da terrível maldição do vampirismo.

 

15h15 - “Condessa Drácula”. “Countess Dracula”. De Peter Sasdy (Inglaterra, 1971).  Com Ingrid Pitt, Nigel Green, Sandor Elès. 93 min. Blu-ray. 14 anos.

 

17h30 – “A Górgona”. “The Gorgon”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1964).  Com Christopher Lee, Peter Cushing, Richard Pasco. 83 min. 35 mm. 12 anos.

Na cidade de Yandorf estão acontecendo vários assassinatos e as vítimas são transformadas em pedra. Um grupo de moradores começa uma investigação para encontrar o assassino, sem suspeitar que enfrenta a fúria de uma estranha criatura.

 

Segunda - 25/01:

15h – “O Beijo do Vampiro”. “The Kiss of the Vampire”.  De Don Sharp (Inglaterra, 1963).  Com Noel Willman Edward de Souza, Jennifer Daniel. 88 min. Blu-ray. 14 anos.

Gerald e Marianne Harcourt estão viajando de carro, quando seu veículo quebra e eles são obrigados a passar alguns dias numa pequena e remota comunidade. Logo, eles são convidados a visitar o castelo do Dr. Ravna, o líder de um culto vampírico e que se sente atraído por Marianne.

 

17h30 - “A Maldição da Múmia”. “The Curse of The Mummy's Tomb”. De Michael Carreras (Inglaterra, 1964).  Com Terence Morgan, Ronald Howard, Fred Clark. 78 min. Blu-ray. 12 anos. 

 

Quarta - 27/01:

14h – “O Sarcófago Maldito”. “The Mummy's Shroud”. De John Gilling (Inglaterra, 1967).  Com André Morell, John Phillips, David Buck. 90 min. Blu-ray. 12 anos. 

Em 1920, uma expedição arqueológica descobre o túmulo de um antigo príncipe egípcio. Voltando para casa com sua descoberta, os membros da expedição logo se vêem sendo mortos por uma múmia, que pode ser revivida lendo as palavras da mortalha do príncipe.

 

16h15 – “Drácula - o Príncipe das Trevas”. “Dracula: Prince of Darkness”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1966).  Com Terence Fisher. Com: Christopher Lee, Barbara Shelley, Andrew Keir. 78 min. Blu-ray. Livre.

Viajando pela Europa Oriental, dois casais chegam ao vilarejo de Karlsbad ao final de um longo dia. Convidados a passar a noite num castelo da região, não suspeitam que o anfitrião, o Conde Drácula, aguarda ansiosamente a chegada dos visitantes.

 

19h - Curso On-line com o curador Eduardo Reginato - Aula 1. O link do Zoom para a aula será divulgado na página do Facebook da mostra. Lotação: 500 pessoas.

 

Quinta - 28/01:

14h - Vampiro da Noite”. “Horror of Dracula”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1958). Com Peter Cushing, Christopher Lee, Michael Gough. 82 min. 16 mm. 14 anos. Sessão Inclusiva com LIBRAS, audiodescrição e closed caption (filme dublado).

 

16h15 – “Sangue no Sarcófago da Múmia”. “Blood from the Mummy's Tomb”. De Seth Holt e Michael Carreras (Inglaterra, 1971). Com Andrew Keir, Valerie Leon, James Villers. 94 min. Blu-ray. 12 anos.

A esquife da múmia da Rainha Tera, conhecida como a rainha das trevas, além de outros artefatos misteriosos são encontrados numa expedição inglesa. Sem saber sobre o mal que os aguarda, os arqueólogos transportam os achados para Inglaterra e, de repente, eventos trágicos começam.

 

19h - Debate On-line

 

Sexta 29/01:

15h - “Os Ritos Satânicos de Drácula”. “The Satanic Rites of Dracula”. De Alan Gibson (Inglaterra, 1973). Com Christopher Lee, Peter Cushing, Michael Coles. 87 min. Blu-ray. 14 anos.

 

17h30 – A Górgona”. “The Gorgon”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1964).  Com Christopher Lee, Peter Cushing, Richard Pasco. 83 min. 35 mm. 12 anos.

 

Sábado - 30/01:

15h - “Vampiro da Noite”. “Horror of Dracula”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1958). Com Peter Cushing, Christopher Lee, Michael Gough. 82 min. 16 mm. 14 anos.

 

17h30 - “As Noivas de Drácula”. “The Brides of Dracula”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1960). Com Peter Cushing, Martita Hunt, Yvonne Monlaur. 85 min. Blu-ray. 14 anos.

 

Domingo - 31/01:

15h - “Frankenstein Tem Que Ser Destruído”. “Frankenstein Must Be Destroyed”. 

De Terence Fisher (Inglaterra 1969). Com Peter Cushing, Veronica Carlson, Freddie Jones. 98min. 35mm. 14 anos.

 

17h30 - “O Beijo do Vampiro”. “The Kiss of the Vampire”.  De Don Sharp (Inglaterra, 1963).  Com Noel Willman Edward de Souza, Jennifer Daniel. 88 min. Blu-ray. 14 anos.

 

Segunda - 01/02:

15h - “O Horror de Frankenstein”. “The Horror of Frankenstein”. De Jimmy Sangster. (Inglaterra 1970). Com Ralph Bates, Kate O’Mara, Veronica Carlson. 95min. Blu-ray. 14 anos.

 

17h30 - “Drácula - o Príncipe das Trevas”. “Dracula: Prince of Darkness”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1966).  Com Terence Fisher. Com: Christopher Lee, Barbara Shelley, Andrew Keir. 78 min. Blu-ray. Livre.

 

 

 

 

ESTÚDIO HAMMER – A FANTÁSTICA FÁBRICA DE HORROR

Patrocínio: Banco do Brasil

Curadoria: Eduardo Reginato e Danilo Crespo

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

www.bb.com.br/cultura

 

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

De 6 de janeiro a 1º de fevereiro de 2021

Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel (21) 3808-2020 

Salas de Cinema 1 (47 lugares)  

Ingresso: ENTRADA FRANCA 

www.twitter.com/ccbb_rj - www.facebook.com.br/ccbb.rj

 

Fonte: Claudia Oliveira 

Bianca Mello/ CCBB-RJ

  



SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

EVENTOS (Teatro, música, audiovisual)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

Arquivo do blog

Cloud Labels

especiais (97)