TV Brasil apresenta clássico do humor "Dona Xepa" no Cine Retrô desta quinta (21/1)
Astros como Alda Garrido, Odete Lara, Zezé Macedo e Herval Rossano formam elenco
Baseada na peça homônima do dramaturgo Pedro Bloch, a comédia musical "Dona Xepa" (1959) ganha exibição exclusiva na faixa Cine Retrô que a TV Brasil exibe nesta quinta (21), às 22h30. A produção é inédita na programação da emissora pública.
O clássico texto de humor preparado para o teatro também inspirou produções para as telinhas. O espetáculo é referência para a novela de mesmo título veiculada em duas versões diferentes nos anos de 1977 e de 2013.
Na trama para a sétima arte, a atriz Alda Garrido repete o papel-título com o qual obteve muito sucesso nos palcos. Exagerada, a personagem é conhecida pela grosseria e falta de cerimônia. A artista divide a cena com personalidades como Odete Lara, Zezé Macedo e Herval Rossano.
Com direção de Darcy Evangelista, o longa-metragem tem diversos números musicais. Durante o filme são apresentadas obras como "Balada triste", "Brasileirinho", "Coren’grato" e "Tenho o aparelho". A trilha sonora instrumental é assinada e regida pelo maestro Radamés Gnatalli e seu irmão, o maestro Alexandre Gnatalli.
Feirante investe no projeto de energia nuclear do filho
A comédia acompanha as histórias de Dona Xepa (Alda Garrido), uma feirante que possui uma barraca de frutas e legumes no mercado local onde trabalha com a amiga Camila (Zezé Macedo). Viúva, Dona Xepa é mãe de Edson (Herval Rossano) e Rosália (Odete Lara).
O rapaz estudou nos EUA e agora dá duro em sua revolucionária invenção. Edson desenvolveu a "Válvula Isocrônica", capaz de permitir o uso doméstico da energia nuclear. Já Rosália, a filha, tem vergonha da vida pobre e do trabalho da mãe. A moça rejeita as investidas de Zé (Fernando Pereira), jogador de futebol iniciante, mas corresponde ao interesse de Manfredo (Cilo Costa), um diplomata rico.
Dona Xepa decide hipotecar seu sítio a fim de financiar a iniciativa do filho. Ela acredita no projeto, mas os vizinhos da vila caçoam do invento que vira objeto de um samba de Coralino que compôs o refrão: "tenho o aparelho, falta funcionar".
Enquanto isso, Manfredo, integrante de um grupo de negociantes inescrupulosos, finge ajudar Edson e a família. O diplomata leva todos para morar em uma bela casa na qual a protagonista Dona Xepa torna-se uma "madame".
Sobre as produções da faixa
Em novembro, a TV Brasil estreou na telinha uma sessão com dez sucessos da comédia nacional no Cine Retrô, semanalmente, nas noites de quinta-feira, às 22h30. A sessão reúne clássicos da sétima arte produzidos no país na década de 1950.
A faixa apresenta filmes com elenco que traz o talento de astros da dramaturgia nacional como Amácio Mazzaropi, Chico Anysio, John Herbert e Yoná Magalhães, Anselmo Duarte, Dercy Gonçalves, Grande Otelo, Zé Trindade entre outros.
Além de "Dona Xepa" (1959), os destaques são "Chico Fumaça" (1957) e "Noivo da Girafa" (1957). As primeiras obras exibidas pela emissora pública foram "Alegria de Viver" (1958) e "Eu Sou o Tal" (1960) e "Quem Roubou Meu Samba?" (1958), "Depois eu conto" (1956), "O Camelô da Rua Larga" (1958) e "O Barbeiro que se vira" (1957) e "Na Corda Bamba" (1957).
Ficha técnica
País: Brasil. Ano de estreia: 1959. Gênero: comédia musical. Direção: Darcy Evangelista. Elenco: Alda Garrido, Nino Mello, Odete Lara, Colé Santana, Zezé Macedo, Herval Rossano, Cilo Costa, Glória Cometh, Fernando Pereira, Nair Amorim. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 87 min. Inédito.
Serviço:
Cine Retrô - "Dona Xepa" – quinta-feira, dia 21/1, às 22h30, na TV Brasil
Cine Retrô - "Dona Xepa" – quinta, dia 21/1, para sexta-feira, dia 22/1, às 2h30, na TV Brasil
FONTE: Fernando Lima Barros Chaves/ TV BRASIL
0 comments:
Postar um comentário