quarta-feira, 18 de novembro de 2020

TV Brasil resgata clássicos da comédia em sessão Retrô a partir desta quinta (19/11)

 


Faixa traz produções da sétima arte dos anos 1950 com astros da dramaturgia brasileira

A TV Brasil apresenta uma série com dez filmes da comédia nacional na faixa Cine Retrô a partir desta quinta (19), semanalmente, às 22h30. A sessão traz sucessos da sétima arte produzidos no país na década de 1950 como o longa de humor "Alegria de Viver" (1958), com Eliana Macedo, John Herbert, Afonso Stuart e Yoná Magalhães, que abre a sequência.

 


Dirigida por Watson Macedo, com diálogos de Chico Anysio, a trama acompanha os dilemas do relacionamento do burocrata Gilberto (John Herbert) com Elizabeth (Eliana Macedo), filha do patrão, o senhor Pires (Afonso Stuart). A consagrada atriz Yoná Magalhães representa a personagem Sílvia, amiga ciumenta de Elizabeth que tenta atrapalhar o namoro dos protagonistas.

 

A comédia musical traz números com Trio Irakitan e Ivon Curi, além de performances dos atores Eliana Macedo e Augusto César Vanucci que interpretam canções compostas em parceria por Carlos Imperial e outros artistas.

 

Após a exibição na telinha da emissora pública, o filme "Alegria de Viver" fica acessível por 10 dias gratuitamente no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br. A produção tem reprise na madrugada de quinta para sexta, às 2h30.

 

Próximas atrações históricas

 

O longa-metragem "Eu sou o tal" (1960) é a segunda obra já programada pela TV Brasil que exibe a produção nessa faixa na próxima quinta (26), no mesmo horário, às 22h30. O filme reúne no elenco personalidades como Vagareza, Chico Anysio, Daniel Filho e Wilson Grey.

 

Além dos filmes já confirmados, os demais destaques são "Depois eu Conto" (1956), "Chico Fumaça" (1957), "Na Corda Bamba" (1957), "Noivo da Girafa" (1957), "O Barbeiro que se vira" (1958), "Camelô da Rua Larga" (1958), "Quem Roubou meu Samba" (1958) e "Dona Xepa" (1959).

 

Faixa de filmes reformulada

 

Em novembro, a TV Brasil reorganiza as sessões de cinema de sua programação com novas faixas e horários para as obras da sétima arte. A emissora pública exibe grandes filmes do cinema nacional com reconhecimento internacional e produções estrangeiras premiadas.

 

Nessa nova programação do canal para as películas, cada dia apresenta temáticas específicas. Às quartas, às 22h30, a atração é a mostra Festival de Cinema com uma seleção de produções consagradas.

 

Já às quintas, no mesmo horário, a novidade é uma sequência de dez longas-metragens que marcaram época na comédia nacional durante os anos 1950, na sessão Cine Retrô. Os clássicos trazem performances incríveis de personalidades da dramaturgia brasileira.

 

Às sextas, também às 22h30, o destaque fica para as produções realizadas no país que são apresentadas na faixa Cine Nacional. Todas essas três sessões noturnas têm reprises na madrugada, às 2h30.

 

Cópias remasterizadas em cores das comédias do saudoso humorista e diretor Amácio Mazzaropi têm janela na TV Brasil, aos sábados, às 18h, no Cine Retrô. Com tramas simples e um humor singelo, ele usou a figura do “Jeca” para fazer rir em produções que estão na história.

 

A emissora pública oferece dupla jornada de cinema aos domingos com a Sessão Família, às 14h, com animações e filmes estrangeiros para todos os públicos. Mais tarde, geralmente às 16h15, as produções brasileiras tem espaço na mostra Cine Nacional.

 

A TV Brasil também preenche as madrugadas com sucessos da sétima arte do país diariamente às 4h. Às segundas, quartas, sextas e domingos, a Sessão Retrô brinda o público com as tramas de Amácio Mazzaropi. Já às terças, quintas e sábados, a faixa traz a primeira série de dramaturgia nacional, O Vigilante Rodoviário, com três episódios em sequência.

 

Sinopse de "Alegria de Viver"

 

O filme "Alegria de Viver" mostra a rotina de jovens envolvidos em clubes de rock'n'roll e as confusões que acontecem quando eles são obrigados a seguirem uma vida dupla para manterem as aparências.

 

Gilberto (John Herbert) tem um trabalho burocrático no escritório de uma construtora que é de propriedade do milionário senhor Pires (Afonso Stuart). O dono tem grande consideração pelo empregado que é filho de um antigo funcionário já falecido que também fez carreira na empresa.

 

Pires tem muitas expectativas para o futuro do rapaz na companhia e deseja apresentar sua filha, Elizabeth (Eliana Macedo), a Gilberto, aproveitando que a jovem está de férias do internato. O empresário não sabe, porém, que o jovem é frequentador e preside o clube juvenil Copa Jazz onde é conhecido como "King".

 

Apesar do interesse de Pires no relacionamento, Elizabeth teme que o pretendente seja tão antiquado quanto seu pai. Com esse receio, a moça envia a simplória Margarida (Annabella) ao encontro de Gilberto em seu lugar.

 

Elizabeth vai ao clube Copa Jazz dias depois levada pela amiga Silvia (Yoná Magalhães) e lá finalmente conhece Gilberto. Eles acabam se envolvendo e iniciam um namoro. Enciumada com a afinidade entre os dois, Silvia decide sabotar o casal. A moça inventa uma gravidez para que a amiga se separe do bonitão.

 

Para fugir do rapaz, Elizabeth decide ir com a turma de Johnny Guitar para outro clube, o Rock Boy Club. O local é conhecido por ter a reputação de reunir a juventude transviada de fãs do bom e velho rock'n'roll.

 

Ficha técnica

Ano: 1958. Gênero: comédia musical. Direção e Produção: Watson Macedo. Roteiro: Chico Anysio, Ismar Porto e Watson Macedo. Elenco: Eliana Macedo, John Herbert, Afonso Stuart, Yoná Magalhães, Annabella, Augusto Cesar Vanucci, Sérgio Murilo, Sérgio Tenius, Pedro Farah, India do Brasil, Margarida Rey. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 81 min. Inédito.

 

Serviço

Cine Retrô - "Alegria de Viver" – quinta-feira, dia 19/11, às 22h30, na TV Brasil

Cine Retrô - "Alegria de Viver" – quinta, dia 19/11, para sexta-feira, dia 20/11, às 2h30, na TV Brasil

Cine Retrô - "Alegria de Viver" – aplicativo TV Brasil Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

 

 

Programação de filmes da TV Brasil

 

Sessão Retrô – domingo a sábado, às 4h

Festival de Cinema – quarta-feira, às 22h30 e às 2h30

Cine Retrô – quinta-feira, às 22h30 e às 2h30

Cine Nacional – sexta-feira, às 22h30 e às 2h30

Cine Retrô – sábado, às 18h

Sessão Família – domingo, às 14h

Cine Nacional – domingo, às 16h15




FONTE: Fernando Lima Barros Chaves/ EBC


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)