terça-feira, 20 de outubro de 2020

2º ANIMA CEARÁ anuncia os curtas-metragens selecionados

 


O festival acontece de 5 a 8 de novembro de 2020, com exibições gratuitas pelos canais do evento, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no Youtube.

 

2º Anima Ceará - Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web selecionou 22 produções para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem de Animação do evento, que acontece de 5 a 8 de novembro deste ano. Toda as atividades do Anima Ceará serão gratuitas, transmitidas através dos canais do evento, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no Youtube. O festival é uma realização da Aguaboa Cultural e da Irê Brasil. Tem o patrocínio exclusivo da Oi, através do Mecenato Estadual do Ceará, apoio cultural do Oi Futuro e o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura.

 

Para a Mostra Competitiva foram selecionados curtas-metragens de nove estados – Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Do Ceará, estão na Mostra Competitiva duas animações, “Estou Mais Velha Longe de Casa”, de Janaína Lacerda, da cidade do Crato, e “Mitologia Nordestina”, de Alisson Pereira Flor, de Juazeiro do Norte. Tem participação cearense também o curta “Vento Viajante”, produção do estado do Espírito Santo realizada por Analúcia Godoi e alunos do Projeto Animação Ambiental/IMA, de escolas municipais de Icapuí, Ceará.

 

Do Nordeste estão também na mostra competitiva as produções pernambucanas “Barbas de Molho”, de Eduardo Padrão e Leanndro Amorim, “O Mundo de Clara”, de Ayodê França, e “Quando a Chuva Vem?”, de Jefferson Batista, e, da Bahia, “Corações Encouraçados”, de Jamile Coelho.

 

O estado de São Paulo aparece com maior número de representantes na mostra, com sete dos 22 selecionados. São eles, “Claudete e o Bolo”, de Fádhia Salomão, “Histórias Migratórias”, de Camila Santos e Claudia Erika Mamani Copa, “Jacob Collier - He Won't Hold You (feat. Rapsody)”, de Daniel Bruson, “Lé com Cré”, de Cassandra Reis, “Na Trilha das Borboletas Azuis”, de Vini Wolf, “O Homem das Gavetas”, de Duda Rodrigues, e “Sangro”, de Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR (codireção).

 


Minas Gerais e Rio de Janeiro têm, cada estado, três curtas concorrendo na mostra. De Minas Gerais, “GATO THE CAT – O Gato sem Botas”, de Paula de Abreu, “Poética de Barro”, de Giuliana Danza, e “Walter Tournier”, de Sávio Leite. E do Rio de Janeiro, “Andorinha”, de Clara Braem, “O Brasil de Tuhu - Nesta Rua”, de Felipe Grosso e Odirlei Seixas, e “Trip & Treasure”, criação coletiva dos alunos do Estúdio Escola de Animação.

 

Fechando a lista dos selecionados, estão duas produções da região Sul do país, “Almofada de Penas”, de Joseph Specker Nys, de Santa Catarina, e “Apneia”, de Carol Sakura e Walkir Fernandes, do Paraná. A curadoria da mostra foi realizada pelos cineastas Telmo Carvalho e Mariana Medina.

 

Nos três primeiros dias do Anima Ceará os filmes selecionados serão distribuídos em 3 sessões diferentes, uma a cada dia, disponíveis das 9h às 19h nos canais de exibição do festival no Youtube. Das 20h às 21h haverá debate sobre o os curtas-metragens exibidos na sessão do dia, conduzidos por Vinícius Bozzo.

 

Na data do encerramento serão anunciados os vencedores. O melhor curta-metragem eleito pelo júri receberá o Troféu Anima Ceará, criação do artista plástico Dim Brinquedim, e prêmio no valor de R$ 3 mil. Também recebem o troféu os vencedores nas categorias de Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e Melhor Filme Infantil.

 

O 2º ANIMA CEARÁ

 

Voltado exclusivamente para o mercado da animação, game e web, o Anima Ceará tem o propósito de levar ao público e profissionais do ramo uma significativa mostra da produção desses setores no Brasil, visando a inter-relação entre os produtores e realizadores do país e a promoção de novos talentos na área. Na 2ª edição, além da exibição de filmes na Mostra Competitiva, haverá webinar, bate-papo, palestra, workshop e homenagem.

 

OS 22 CURTAS SELECIONADOS

 

Almofada de Penas. Joseph Specker Nys. 12’. 2018. Florianópolis/SC.

Andorinha. Clara Braem. 5’. 2020. Rio de Janeiro/RJ.

Apneia. Carol Sakura e Walkir Fernandes. 15’, 2019. Curitiba/PR.

Barbas de Molho. Eduardo Padrão e Leanndro Amorim. 11’. 2019. Recife/PE.

Claudete e o Bolo. Fádhia Salomão. 5. 2020. São Paulo/SP.

Corações Encouraçados. Jamile Coelho. 15. 2019. Salvador/BA.

Estou Mais Velha Longe de Casa. Janaína Lacerda. 3. 2020. Crato/CE.

GATO THE CAT – O Gato sem Botas. Paula de Abreu. 12’. 2019. Belo Horizonte/MG.

Histórias Migratórias. Camila Santos, Claudia Erika Mamani Copa. 2’2020. São Paulo/SP.

Jacob Collier - He Won't Hold You (feat. Rapsody). Daniel Bruson. 5’. 2020. Sorocaba/SP.

Lé com Cré. Cassandra Reis. 5’. 2018. São Paulo/SP.

Mitologia Nordestina. Alisson Pereira Flor. 2’. 2019. Juazeiro do Norte/CE.

Na Trilha das Borboletas Azuis. Vini Wolf. 12’. 2020. São Paulo/SP.

O Brasil de Tuhu - Nesta Rua. Felipe Grosso e Odirlei Seixas. 4’. 2018. Rio de Janeiro/RJ.

O Homem das Gavetas. Duda Rodrigues. 9. 2019. São Paulo/SP.

O Mundo de Clara. Ayodê França. 7. 2019. Recife/PE.

Poética de Barro. Giuliana Danza. 6’. 2019. Belo Horizonte/MG.

Quando a Chuva Vem? Jefferson Batista. 8’. 2019. Carpina/PE.

Sangro. Tiago Minamisawa, Bruno H Castro, Guto BR (codireção). 7. 2019. Campinas/SP.

Trip & Treasure. Criação coletiva dos alunos do Estúdio Escola de Animação. 4’. 2018. Rio de Janeiro/RJ.

Vento Viajante. Analúcia Godoi e alunos do Projeto Animação Ambiental/IMA (escolas municipais de Icapuí, Ceará). 7’. 2020. Vitória/ES.

Walter Tournier. Sávio Leite. 11’. 2020. Belo Horizonte/ MG.

 

OS CURADORES

 

Especialista em Cinema de Animação, pela Embrafilme e National Film Board of Canadá, Telmo Carvalho é um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC). É sócio da Tusche Produções e atua como orientador de cinema de animação em oficinas socioeducativas, tendo produzido mais de 60 filmes com as crianças e jovens participantes. Mariana Medina é formada em Cinema, com especialização em Economia e Mercado do Cinema e do Audiovisual, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É sócia-diretora, produtora e roteirista da Tusche Produções.

 

SERVIÇO

2º Anima Ceará - Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web – De 5 a 8 de novembro de 2020 no canal do YouTube do Anima Ceará, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Site: www.animafestival.com.br. Redes sociais: @festivalanimaceara. Contatos: (85) 3055-3465. producaoanimace@gmail.com.

 

CANAIS DE EXIBIÇÃO DO ANIMA CEARÁ NO YOUTUBE:

Anima Ceará:

https://www.youtube.com/channel/UCm6SG7M44mQUvQk6IeI1tlw

Cineteatro São Luiz:

https://www.youtube.com/channel/UCkhQMY-zUkOCIh9ttK-eN9A

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura:

https://www.youtube.com/channel/UCLmzqznbHNVYut6jLDQdG8g


ASSESSORIA DE IMPRENSA do ANIMA CEARÁ:

DÉGAGÉ

Sônia Lage e Eugênia Nogueira


 



SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)