sexta-feira, 11 de setembro de 2020

OLHAR DE CINEMA ANUNCIA OS SELECIONADOS DE SUA MOSTRA COMPETITIVA

 


Em uma edição completamente online, todo o Brasil terá a chance, de 7 a 15 de outubro, conferir o 9º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba. Criado em 2012, o festival vem se destacando no cenários dos eventos nacionais por uma curadoria apurada e arriscada, sempre em busca de novos olhares e narrativas e atenta a temas pessoais e sociais relevantes. 

A Mostra Competitiva tradicionalmente apresenta uma seleção composta por filmes recém-lançados e ainda inéditos no Brasil, um conjunto de apostas e descobertas que busca o equilíbrio entre inventividade, abordagem de temas contemporâneos e potencial de comunicação com o público. Nesta edição serão nove longas-metragens, formando um recorte original da cinematografia mundial.

O cinema brasileiro vem representado pelo ainda inédito Entre nós talvez estejam multidões, dirigido por Pedro Maia de Brito e Aiano Bemfica, filmado na ocupação Eliana Silva. Da seleção da Mostra Panorama do último Festival de Berlim, faz parte da seleção Luz dos trópicos, de Paula Gaitán.

Conversando com outras cinematografias, ainda do festival de Berlim, desta vez da mostra Encounters, chega o português A metamorfose dos pássaros, de Catarina Vasconcelos. Outros títulos da Berlinale são o belga Victoria, de Sofie Benoot, também exibido no IndieLisboa, e Na cabine de exibição do diretor israelense Ra'anan Alexandrowicz, já selecionado para vários outros festivais voltados ao cinema documental.

Do Festival de Roterdã, o Olhar traz o indiano Nasir, de Arun Karthick, e o espanhol Longa noite, de Eloy Enciso, também selecionado para os festivais de Toronto e Locarno. Deste festival, também será possível conferir o francês Um filme dramático, de Eric Baudelaire.  Los lobos, do mexicano Samuel Kishi, vindo diretamente do Festival de Havana, completa a seleção.

A seleção de curtas-metragens segue a mesma diversidade de narrativas e locais, com representantes brasileiros, espanhóis, franceses e peruanos, entre outros. Do Brasil, são dois títulos: Chão de rua, de Tomás von der Osten, exibido no último festival de Locarno, e, em pré-estreia mundial, Noite de seresta, de Sávio Fernandes e Muniz Filho.

Mostra Foco

Nesta 9ª edição, o nome destacado na Mostra Foco é o do diretor Daniel Nolasco. Nascido em Catalão, Goiás, o realizador escreveu e dirigiu mais de nove curtas-metragens e dois documentários, todos os filmes participaram e foram premiados em diversos festivais. Seu primeiro longa de ficção, Vento seco recentemente exibido na Berlinale e no Festival de Guadalajara é um dos filmes que poderão ser vistos.

Sobre o Olhar de Cinema

O Olhar de Cinema é um festival que busca destacar e celebrar o cinema independente produzido no mundo. São propostas estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático, que abrange desde a abordagem de inquietações contemporâneas acerca do micro universo cotidiano de relacionamentos, até interpretações e posicionamentos sobre política e economia mundial.

A seleção apresenta ao público filmes que se arriscam em novas formas de linguagem cinematográfica, que estão abertos ao experimentalismo e que, ainda assim, possuem um grande potencial de comunicação com o público.

Nesta edição, serão sete mostras: Mostra Competitiva, Mostra Foco, Novos Olhares, Outros Olhares, Olhares Brasil, Exibições Especiais Mirada Paranaense.

O 9º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Cinema conta com apoio da Copel, Ademilar e Lojacorr. Apoio Cultural: Ag 433. Projeto realizado com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Projeto aprovado no programa estadual de fomento e incentivo à cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná.

 

Confira a lista de filmes selecionados:

MOSTRA COMPETITIVA

LONGAS-METRAGENS

Nasir (Índia, Países Baixos, Singapura, 2019, 79 min.), de Arun Karthick; 

Na Cabine de Exibição (The Viewing Booth, Israel, Estados Unidos, 2019, 71 min.), de Ra'anan Alexandrowicz

A Metamorfose dos Pássaros (Portugal, 2020, 101 min.), de Catarina Vasconcelos

Los Lobos (México, 2019, 95 min.), de Samuel Kishi

Longa Noite (Espanha, 2019, 90 min.), de Eloy Enciso

Victoria (Bélgica, 2020, 72 min.) de Sofie Benoot, Liesbeth De Ceulaer e Isabelle Tollenaere

Entre Nós Talvez Estejam Multidões ( Brasil, 2020, 99 min.) de Pedro Maia de Brito, Aiano Bemfica

Luz nos Trópicos (Brasil, 2020, 260 min.) de Paula Gaitan

Um Filme Dramático (Un film dramatique, 2019, França, 114 min.) , de Eric Baudelaire. 

 

CURTAS-METRAGENS

Chão de Rua (Brasil, 2019, 20 min.) de Tomás von der Osten

O Mártir (El Màrtir, 2020, Espanha, 18 min.) de Fernando Pomares 

Panteras (Panteres, 2020, Espanha, 22 min.) de Erika Sanchez

Noite Perpétua (Portugal, 2020, França, 17 min.) de Pedro Peralta

Noite de Seresta (Brasil, 2019, 19 min.) de Sávio Fernandes, Muniz Filho

O Silêncio do Rio (El Silencio del rio, 2020, Peru, 14 min.) de Francesca Canepa

Telas de Shanzhai (Shānzhài Screens, 2020, França, 23 min.) de Paul Heintz

Algo-Rhythm (Austria, Senegal, Reino Unido, 2019, 14 min.) de Manu Luksch

 

MOSTRA FOCO

Vento Seco (Brasil, 2020, 110 min.)

Mr. Leather (Brasil, 2019, 85 min.)

Paulistas (Brasil, 2017, 80 min.)

 

SERVIÇO
9º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
De 7 a 15 de outubro
R$ 5 por filme

Dinâmica das sessões
Os filmes serão exibidos no próprio site do Olhar de Cinema. Cada título estará disponível na data divulgada na programação. A venda de ingressos para todas as sessões começa no dia 23 de setembro e o número de ingressos para cada filme é limitado.


Assessoria de Imprensa 

Genco Assessoria e Comunicação

Karina Almeida | Cecilia Barroso | 


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)