segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Leandra Leal e João Moreira Salles participam de debate no 25º É Tudo Verdade

 



O 25º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários divulgou sua programção. “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil”, primeiro longa-metragem de Carol Benjamin, terá suas exibições na sexta-feira, 02 de outubro, às 21h00, e no sábado, 03 de outubro, às 15h00. O debate que terá participação de Carol, dos coprodutores João Moreira Salles e Leandra Leal, e da montadora Marília Moraes acontece no próprio sábado, às 17h00. O evento vai acontecer 100% online.  

 


O filme conquistou a menção especial do júri no 32ª IDFA - Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, o maior festival do mundo dedicado ao gênero, onde teve sua estreia mundial. Também foi selecionado para o Festival Tempo de Documentários, na Suécia, e para o Festival Internacional de Filmes e Fórum de Direitos Humanos, na Suíça, que acontece junto com a convenção da ONU. “Fico te Devendo uma Carta Sobre o Brasil” também foi selecionado para a Mostra Competitiva do 24 Festival de Lima.  

 

A diretora revela a história das três gerações de sua família, que foi atravessada pela ditadura militar que se instalou no Brasil entre 1964 e 1985. Seu avô era coronel do Exército. Seu pai, César Benjamin, foi preso ilegalmente aos 17 anos, em 1971, e permaneceu por três anos e meio em uma cela solitária, além de mais dois anos em prisão comum. Mas a prisão e tortura do filho mais novo transformou a dona de casa Iramaya Benjamin, avó da diretora, em uma militante incansável pela anistia. 


Devido à pressão de Iramaya e excepcionalidade do pleito, o caso de César foi logo adotado pela Seção Sueca da Anistia Internacional. Em 1976, quatro anos depois, ele foi considerado “Prisioneiro da Consciência”, o principal caso do ano para todas as sessões da Anistia Internacional global. A forte pressão levou o governo brasileiro a exilar César para a Suécia nesse mesmo ano. 



Para resgatar essas memórias, Carol inicia o filme em Estocolmo, onde César recebeu asilo político por dois anos após sair da prisão. É lá também que a diretora reencontra Marianne Eyre, membro da Anistia Internacional desde 1966, com quem Iramaya trocava cartas regularmente e de quem se tornou amiga e confidente. O filme, narrado pela diretora, é entremeado, sobretudo, pelas leituras dessas cartas, depoimentos de Iramaya captados em diferentes momentos, fotografias, e imagens raras de arquivo (incluindo a emocionante chegada de César à Suécia e de seu encontro com o irmão Cid, também um exilado político). 

  

A produção é da Daza Filmes, com coprodução do Canal Brasil, VideoFilmes e Muiraquitã Filmes. A distribuição é da Bretz Filmes. 

  

 

Sinopse: 


FICO TE DEVENDO UMA CARTA SOBRE O BRASIL revela três gerações de uma família atravessada pela Ditadura Militar Brasileira (1964-1985). Ao mergulhar em uma história pessoal e a entrelaçar com a história do país – entre passado e presente – o filme investiga a persistência do silêncio como ferramenta de apagamento da memória. 

  

Ficha Técnica: 

Direção: Carol Benjamin 

Produção: Carol Benjamin, Leandra Leal e Rita Toledo 

Coprodução: João Moreira Salles, Eliane Ferreira, Maria Carlota Bruno e Pablo Iraola 

Produção Associada: Fernando Fraiha e Maria Barreto 

Produção Executiva: Danielle Villanova, Eliane Ferreira e Maria Flor Brazil 

Montagem: Marília Moraes, edt e Isabel Castro, edt 

Fotografia: Mauro Pinheiro Jr., ABC 

Som: Edson Secco 

Roteiro: Carol Benjamin e Rita Toledo 

Id. Visual: Tatiana C. Bond 

Pesquisa: Patricia Machado 

Produção: Daza Filmes 

Coprodução: Canal Brasil, VideoFilmes e Muiraquitã Filmes 

Apoio: Sonideria, Psycho n’ Look e Histórias que Ficam 

Distribuição: Bretz Filmes 

Duração: 88’ 

Classificação: 12 anos 

Idioma: Português e Inglês 

  

Sobre a diretora: 

Carol Benjamin é sócia da Daza Filmes, onde produz, escreve e dirige seus projetos autorais. Seu primeiro longa FICO TE DEVENDO UMA CARTA SOBRE O BRASIL foi premiado com Menção Especial do Júri do IDFA, principal festival de documentários do mundo, onde estreou na mostra First Appearance Competition. Junto com as sócias Leandra Leal e Rita Toledo, Carol é criadora, produtora e roteirista da série de ficção A VIDA PELA FRENTE, com estreia prevista na plataforma Globoplay em março de 2021. Como produtora e roteirista, Carol já lançou quatro longas-metragens – entre eles DIVINAS DIVAS, de Leandra Leal, documentário de maior bilheteria no Brasil em 2017. 

  

Sobre a Daza Filmes: 

Daza Filmes é uma produtora independente fundada em 2010 no Rio de Janeiro por Carol Benjamin, Leandra Leal e Rita Toledo. Nossa maior motivação é contribuir para o desenvolvimento de um imaginário social que apoie e celebre a diversidade. Como realizadoras, nos sentimos inspiradas por vozes dissonantes e buscamos explorar a complexidade humana em narrativas sensíveis e contestadoras. A Daza produz filmes de arte, programas de TV e documentários: no nosso catálogo, temos sete longas-metragens e dois curtas, todos com boas carreiras em festivais de cinema. Atualmente, a Daza produz sua primeira série de ficção para plataformas VOD, enquanto se prepara para desbravar o mercado infantil. 

  

Sobre a Muiraquitã Filmes: 

Muiraquitã Filmes foi fundada pela produtora Eliane Ferreira e, em 2015, Pablo Iraola se tornou sócio agregando sua experiência internacional para a produtora. 

Suas mais recentes produções foram os documentários: “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil”, de Carol Benjamin (que teve sua première no IDFA 2019 e recebeu menção especial do júri), "Cine Marrocos", de Ricardo Calil, que estreou no Dok Leipzig 2018 e ganhou o Golden Dove da Next Masters Competition, além de prêmios de melhor documentário no É Tudo Verdade e Guadalajara IFF, e o longa ficção “Querência”, de Helvécio Marins Jr., que teve sua estreia na seção Forum do Festival de Berlim 2019 e recebeu o prêmio de melhor filme no Jeonju IFF. 


Os últimos longas lançados nos cinemas foram: “Vermelho Russo”, de Charly Braun, e “A Luta do Século”, de Sérgio Machado, que estrearam no Festival do Rio, conquistando prêmios de melhor roteiro e melhor documentário, respectivamente. 


Atualmente tem cinco filmes em pós-produção, que são as ficções: “Bala sem nome”, de Felipe Cagno (coproduzido pela Fox Films do Brasil), “Mar de Dentro”, de Dainara Toffoli, “Sol”, de Lô Politi, e os documentários “Os Arrependidos”, de Ricardo Calil, e “Somos o que perdemos”, de Heloisa Passos. 

Entre os próximos projetos a serem produzidos a partir de 2020 podemos destacar: “Aurora”, de Karim Aïnouz, “Silêncio”, de Henrique Dantas, e a série documental “Pierre Fatumbi Verger”, de Sérgio Machado. 

  

Sobre a VideoFilmes: 

Criada pelos irmãos Walter e João Moreira Salles em 1986, a VideoFilmes é uma produtora independente com 30 anos de trajetória no mercado audiovisual, considerada referência pelo valor artístico de seus trabalhos. A produtora já realizou mais de 100 projetos de filmes de ficção, documentários, séries, programas para Tv, coproduções nacionais e internacionais. Dentre suas produções estão os filmes de ficção: Central do Brasil e Linha de Passe, de Walter Salles; Santiago e No Intenso Agora de João Moreira Salles; filmes de renomados diretores como Karim Ainouz, Sérgio Machado e Eryk Rocha, além dos documentários do grande mestre Eduardo Coutinho como Edifício Master e Jogo de Cena, entre outros. Suas produções são distribuídas em diversos países. A trajetória da VideoFilmes é marcada pela conquista de mais de 400 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Globo de Ouro, BAFTA, Urso de Ouro e Urso de Prata no Festival de Berlim e Palma de Ouro em Cannes, e conta ainda com 8 indicações ao Oscar® por suas produções e coproduções. 

  

Sobre o Canal Brasil: 

O Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com 322 longas-metragens coproduzidos só nos últimos 10 anos. No ar há duas décadas, apresenta uma programação composta por muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do nosso cinema, além de programas de entrevista e séries de ficção e documentais. O que pauta o canal é a diversidade e a palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar. 

  

Sobre a Bretz Filmes: 

A Bretz Filmes iniciou as atividades em 1990, atuando no mercado de vídeo como distribuidora e representante das principais empresas. Em 2011, a Bretz Filmes iniciou sua atuação nacional e internacional, passando a adquirir filmes nacionais e estrangeiros para distribuição própria em cinema, vídeo, televisão e VOD, especializando-se na distribuição de documentários e filmes de autor. A partir de 2015, a Bretz Filmes se voltou para o mercado de cinema independente, nacional e internacional, lançando títulos como: Woody Allen, O Cavalo de Turim, Nostalgia da Luz e Another Year. Mais recentemente, foram lançados os filmes independentes brasileiros e internacionais Gabriel e a Montanha, On Yoga, Cézanne e eu, dentre outros. 


Fonte: Marcela Salgueiro/ Primeiro Plano Assessoria de Imprensa


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)