De 21 de julho a 21 de agosto estão abertas as inscrições para o CURITIBAlab, o laboratório de desenvolvimento de projetos do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, voltado exclusivamente para projetos de primeiros longas-metragens de ficção em desenvolvimento.
A grande proposta do lab é se consolidar como um espaço de escuta, troca e construção de conhecimentos para quem está começando no universo dos longas-metragens. Em uma busca por nos adequarmos aos novos contextos decorrentes do COVID 19, a edição de 2020 será completamente online, por meio de plataforma de videoconferência. Seis projetos brasileiros de primeiro longa-metragem de ficção serão selecionados para receber, ao longo de 4 dias, consultorias nas áreas de Roteiro, Direção e Produção, assim como palestras e rodas de conversa com outros profissionais que participarão de programações paralelas do festival.
Com a pandemia do COVID-19, seguindo as orientações das autoridades sanitárias, a data a edição de 2020 do Olhar de Cinema, que tradicionalmente acontece em junho, foi adiada e acontecerá de 7 a 15 de outubro. Parte da programação será online, possibilitando a participação de pessoas de todo o Brasil.
O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba iniciou suas atividades como um festival de cinema independente e desde 2012 já levou mais de 115 mil pessoas para as salas de cinema e exibiu mais de 600 filmes de todo o mundo. Após seis anos de experimentos, riscos e tiros certeiros, o Olhar de Cinema já faz parte do cenário cultural do cinema independente no Paraná, no Brasil e no mundo.
O evento tem como objetivo destacar e celebrar o cinema independente realizado em todo mundo por meio da seleção oficial de filmes com propostas estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático, que abrange desde a abordagem de inquietações contemporâneas acerca do micro universo cotidiano de relacionamentos, até interpretações e posicionamentos sobre política e economia mundial.
Filmes que se arriscam em novas formas de linguagem cinematográfica, que estão abertos ao experimentalismo e que, não obstante, possuem um grande potencial de comunicação com o público. Em meio a esses quesitos, é possível compor uma programação de grande diversidade temática e estética, que não rejeita gêneros, formatos e durações.
Universo composto por aproximadamente 130 filmes anuais, o Olhar de Cinema sempre procura valorizar o cinema brasileiro e também paranaense, ao garimpar o que há de mais precioso e urgente nessas cinematografias, garantindo cuidado especial ao programar tais obras.
O festival busca compor mostras que mesclem filmes brasileiros e estrangeiros possibilitando o diálogo e a troca entre todos esses universos. Paralelamente às mostras que compõem a seleção oficial do evento, o festival ainda lança luz e homenageia mestres do cinema independente mundial, filmes clássicos restaurados e também novos diretores que, mesmo com uma curta filmografia, já possuem forte identidade artística.
Com essa proposta, a programação realizada pelo Olhar de Cinema conta com a grande maioria dos filmes selecionados ainda inéditos no Brasil. Dessa maneira, o evento tem a intenção não só de proporcionar ao público experiências cinematográficas singulares, mas também fomentar a reflexão acerca da linguagem e história do cinema.
Assessoria de imprensa: Genco Assessoria
Karina Almeida/ Cecilia Barroso.
|
0 comments:
Postar um comentário