Filmes do cinema equatoriano serão apresentados em sessão especial, com entrada gratuita.
O Cineclube Sala Escura apresenta no próximo dia 03 de março, a partir das 18h30, na Cinemateca do MAM-RJ, com entrada gratuita, a sessão especial "Desde Guayaquil: visões do cinema equatoriano contemporâneo". com a exibição de três curtas e um média metragem documental do cinema equatoriano. O evento, de divulgação do cinema latino-americano, é uma realização do Laboratório de Investigação Audiovisual (LIA) e a Plataforma de Reflexão sobre audiovisual da América Latina (Prala) da Universidade Federal Fluminense.
Os filmes a serem exibidos são: os documentários Persistência, de Fernando Mieles (45min), A medio Camino, de Nantu Mantilla (20min) e Sombras envolventes, de Michael Lojano (15min), além do curta ficcional Martha com H, de Frank Vera (11 min).
Persistencia, de Fernando Mieles. (2016, Equador, 45 min)
Documentário de observação, quase entomológico, em que os insetos a serem observados são os homens e suas ações. Filmado integralmente na Antártica, segue a ação do artista plástico Allan Jeffs, que monta uma instalação de arte efêmera, ExSistencia, em diversos pontos da Ilha Greenwich. Em paralelo, são acompanhados os trabalhos de cientistas nos arredores da estação científica equatoriana Pedro Vicente Maldonado.
A medio camino, de Nantu Mantilla (2018, Equador, 20 min)
No bairro El Brinco, na cidade de Tulcán, muitas famílias passam pelo Rio Carchi, que faz a fronteira entre Equador e Colômbia, de televisores a galinhas. Pessoas ligadas ao microcontrabando contam da dor que sentem quando há afogamentos no rio, vitimando cavalos e entes queridos. Falam, também, do medo de serem presos, de terem as mercadorias confiscadas ou de que suas casas sejam invadidas. O curta-metragem busca despojar-se de ideias duais – legal e ilegal; policiais e delinquentes –, para descobrir a vida cotidiana de pessoas que foram violentadas, julgadas, e que não superaram suas carências econômicas.
Martha con H, de Frank Vera (2018, Equador, 11 min)
Uma excêntrica revendedora e sua tímida cozinheira chinesa iniciam uma comovente amizade ao redor de sua paixão pela salsa.
Sombras envolventes, de Michael Lojano (2019, Equador, 15 min)
As casas patrimoniais do centro de Guayaquil são lugares repletos de história. Este documentário traz a memória de três casas, condensadas nos rincões de um só universo. Os espaços, as paredes e o cimento carregam um passado que conta histórias.
SERVIÇO:
Dia 03 de Março de 2020,
Terça-Feira, às 18h30
LOCAL: Cinemateca do MAM
Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo – Rio de Janeiro
ENTRADA GRATUITA
Realização:
Apoio:
|
0 comments:
Postar um comentário