sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Animação ‘Café Um Dedo de Prosa’ na Mostra Internacional de Cinema 'Nossa Terra', em Curitiba


Animação, que conta a história do café, é a atração do dia 19 de outubro
  
Lançado em 2017, o primeiro longa-metragem de Maurício Squarisi, co-diretor do Núcleo de Animação de Campinas, ‘Café, um Dedo de Prosa’ integra a programação da terceira edição da Mostra Internacional de Cinema “Nossa Terra”: Cultura e Alimentação, que acontece na cidade de Curitiba, de 15 a 20 de outubro.

A exibição gratuita terá a participação especial do animador para um bate-papo após a sessão, no dia 19 de outubro, às 19h, na Cinemateca de Curitiba. É a primeira exibição em Curitiba do filme, que desde agosto, está disponível também em DVD.



Mostra Internacional de Cinema “Nossa Terra”: Cultura e Alimentação
Em sua terceira edição, a MIC Nossa Terra , que era antes realizada no interior do Paraná, chega à capital paranaense. A iniciativa busca selecionar filmes nacionais e internacionais com o objetivo de formar públicos, circular obras, promover debates e reflexões. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público. Serão seis exibições únicas (uma por noite) seguidas de bate papo sobre a obra exibida com dois convidados e o público presente, com mediação da curadora do evento.
Na noite de 19 de outubro, além de Maurício Squarisi, participa do debate Claudino da Silva Dias, químico, professor, agricultor agroecológico e ativista sócio ambiental. Produtor de café, trabalha com cultivo agroecológico e produção orgânica na Chapada Diamantina, Bahia, recebendo o acabamento na Globalway Importex, torrefação de Curitiba, gerenciada por ele.



Sobre o filme ‘Café, um Dedo de Prosa’

A animação “Café, um dedo de Prosa” narra de modo leve e bem-humorado a história do café, mostrando sua importância na história do Brasil. Tudo começa a partir do encontro de dois amigos - Vera Holtz e Wandi Doratiotto - em uma cafeteria.

Apaixonados pela bebida, eles travam um bate-papo informal e descontraído, que se mescla a uma trilha sonora original, com canções de Wandi Doratiotto e Danilo Moraes.

Acompanhando esse diálogo, o público vai descobrindo muitas curiosidades sobre a bebida mais popular do país, sua importância histórica e influência na economia, política e até na cultura brasileira. São questões como escravidão, Semana de Arte Moderna, imigração e muitas outras, apresentadas sempre de modo bem-humorado e divertido, sem abandonar a preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro “A História do Café”, de Ana Luiza Martins.
Com 72 minutos, o filme “Café, um dedo de Prosa” é resultado de seis anos de trabalho, concluídos em 2014. Em 2017, o filme estreou nos cinemas de São Paulo, com codistribuição da Spcine, empresa de desenvolvimento do audiovisual da Prefeitura de São Paulo, e distribuição Polifilmes.

Maurício Squarisi e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

“Café, um Dedo de Prosa” é o primeiro longa-metragem de Maurício Squarisi, que nasceu em Campinas em 1958 e tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor. No vasto currículo estão dezesseis filmes realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.

Também cartunista, Squarisi desde 1979 integra e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, fundado por Wilson Lazaretti em 1975. Chegando aos 45 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Já foram mais de 2500 oficinas de animação para crianças, jovens e adultos, em quase todos os estados brasileiros, e em países como Portugal e Moçambique, entre muitos outros. Empresas ou quaisquer interessados em saber mais e conhecer a metodologia do Núcleo para realização de oficinas, podem entrar em contato. O blog é o http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/ e o canal no Facebook, @ncacampinas.

Os interessados em adquirir o DVD de ‘Café, um Dedo de Prosa’ podem entrar em contato pelo e-mail mau@lexxa.com.br.

SERVIÇO
Exibição do “Café, um dedo de prosa” na Mostra Internacional de Cinema “Nossa Terra”, em Curitiba
Data: 19 de outubro de 2019
Horário: às 19h
Local: Cinemateca de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco, Curitiba - PR
Entrada: gratuita.
Programação completa do festival emhttp://www.micnossaterra.com.br/


 Assessoria de Imprensa do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas:

A2N Comunicação

SHARE THIS

0 comentários:

Popular Posts

Cloud Labels

especiais (77)