segunda-feira, 20 de maio de 2019

CINECLUBE QUASE CATÁLOGO TEM SESSÃO ESPECIAL DIA 25 MAIO NO MAC-NITERÓI



Evento "Cinema contra os manicômios" exibe o filme “Bicho de Sete Cabeças” (2001), de Laís Bodanzky, e o curta-metragem “Id” (2004), de Indira Dominici, seguido de debate. Dia 25/05, às 15hs, no MAC-Niterói. A entrada é gratuita.


18 de maio é o dia nacional da luta antimanicomial, pensando nisso, escolhemos exibir neste mês filmes que nos fazem refletir sobre saúde mental no Brasil.
O curta-metragem “Id”, de Indira Dominici, foi realizado em 2004 por uma equipe feminina. Foi rodado em 35mm, algo que só foi possível na época por causa da certeza da equipe, que fez menos de três tomadas para cada plano. Destaque em Expressão Poética no Festival Brasileiro de Cinema Universitário em 2005.
O longa-metragem “Bicho de Sete Cabeças” (2001), de Laís Bodanzky, é uma denúncia do sistema manicomial brasileiro no início dos anos 2000. Ganhador de inúmeros prêmios nacionais e internacionais, o filme inspirado no livro “Canto dos Malditos”, de Austregésilo Carrano, é um manifesto em favor da liberdade.

SERVIÇO:
  • Sábado, 25 de maio de 2019 de 15:00 a 18:00 UTC-03
  • MAC NITERÓI - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE NITERÓI
  • MIRANTE DA BOA VIAGEM, S/N, 22411-010 NITERÓI

Gianna Larocca é designer e pesquisadora. Possui graduação em Comunicação Social - Cinema e vídeo (UFF) e mestrado e Doutorado em Design (UERJ). Pesquisa e atua profissionalmente na interseção das áreas de cinema e design. Foi diretora de arte do curta "Id".

Bianca Novaes é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e Mestre em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Atualmente trabalha com Psicanálise, Feminismo e Linguagem e Cultura.

Entrada gratuita.
Curadoria e produção: Érica Sarmet e Nina Tedesco
Produção executiva: Hadija Chalupe
Assistência de produção: Isabella Reis
Patrocínio: Prefeitura de Niterói, através da chamada pública nº03/2018, Edital de Fomento ao Audiovisual

Apoio: MAC Niterói


Bicho de Sete Cabeças
Laís Bodanzky • 2001 • Drama • 84min
Sinopse: Como todo adolescente, Neto (Rodrigo Santoro) gosta de desafiar o perigo e comete pequenas rebeldias incompreendidas pelos pais, como pichar os muros da cidade com os amigos, usar brinco e fumar um baseado de vez em quando. Nada demais. Mas seus pais (Othon Bastos e Cássia Kiss) levam as experiências de Neto muito a sério e, sentindo que estão perdendo o controle, resolvem trancafiá-lo num hospital psiquiátrico. No manicômio, Neto conhece uma realidade desumana e vive emoções e horrores que ele nunca imaginou que pudessem existir.

Id
Indira Dominici • 2004 • Experimental • 9min
Sinopse: Três mulheres em um apartamento, inconscientes de si e das outras.


FONTE: Isabella Reis/ Cineclube Quase Catálogo

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)