terça-feira, 9 de abril de 2019

ESTAÇÃO NET DE CINEMA (9 A 14 de Abril)



 
E Dorival Caymmi em depoimentos raros e inéditos?

E os operários das fábricas de jeans do agreste pernambucano que largam tudo quando o carnaval chega, no doc de Marcelo Gomes?

E a advogada israelense Lea Tsemel, que defende palestinos e já foi chamada de “advogada do diabo”?

E Gorbachev, Putin, Piazzolla, o Grupo Opinião, Fela Kuti, Utoya, Casa Branca?

E o curta sobre Kubrick?

E um café ou um vinho entre um doc e outro no Bar do Cinema?

O Festival É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários vai começar!
de 9 a 14 de abril no Estação NET Botafogo 1 e 3
entrada gratuita

 




 
OS FILMES

Memórias do Grupo Opinião (dir. Paulo Thiago, Brasil, 2019) Reconta a história do Grupo Opinião, derivado do Centro Popular de Cultura, que marcou a resistência contra a ditadura militar.

Mike Wallace Está Aqui (dir. Avi Belkin, EUA, 2019) Explora o trabalho do temido apresentador do “60 Minutes”, que entrevistou, com perguntas duras e diretas, algumas das figuras mais importantes do século 20.

COMPETIÇÃO BRASILEIRA: LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS

Cine Marrocos (dir. Ricardo Calil, 2018) Conta a história de sem-tetos, refugiados e imigrantes que ocuparam o prédio de um antigo cinema do Centro de São Paulo.

Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos (dir. Daniela Broitman, 2019) Uma entrevista inédita, gravada em 1998, conduz o filme pelas memórias e confidências de Dorival Caymmi (1914-2008).

Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (dir. Marcelo Gomes, 2019) No agreste de Pernambuco, trabalhadores de fábricas que produzem mais de 20 milhões de jeans por ano deixam tudo para trás no Carnaval.

Niède (dir. Tiago Tambelli, 2019) Aos 85 anos, a arqueóloga brasileira Niède Guidon relembra a jornada profissional que levou à revelação de pinturas rupestres no sul do Piauí.

Rumo (dir. Flavio Frederico e Mariana Pamplona, 2019) Com entrevistas, animações e imagens de arquivo, o filme resgata a trajetória do grupo homônimo, considerado um dos principais nomes da chamada Vanguarda Paulista.

Soldado Estrangeiro (dir. José Joffily e Pedro Rossi, 2019) Três brasileiros vivem diferentes estágios da mesma escolha: ser um guerreiro em um grande exército de uma nação estrangeira.

Soldados da Borracha (dir. Wolney Oliveira, 2019) A história dos sobreviventes entre os 60 mil nordestinos que foram à região amazônica trabalhar na extração de látex durante a Segunda Guerra.



 
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL: LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS

A Beira (dir. Alison Klayman, EUA, 2018) Segue o ex-estrategista-chefe da Casa Branca Steve Bannon durante as eleições legislativas de 2018 nos Estados Unidos.

Agora Algo Está Mudando Lentamente (dir. Mint Film Office, Holanda, 2018) Acompanhando diferentes sessões de terapia e cursos, o filme investiga a procura por crescimento, orientação pessoal e sentido para a vida.

O Caso Hammarskjöld (dir. Mads Brügger, Dinamarca, Noruega, Suécia e Bélgica, 2019) Novas evidências sobre a morte do secretário-geral das Nações Unidas, em 1961, levaram a ONU a reabrir as investigações em 2015.

Defensora (dir. Rachel Leah Jones e Philippe Bellaïche, Israel, Canadá e Suíça, 2019) Retrato da advogada israelense Lea Tsemel, que defende palestinos há cinco décadas e já foi chamada de “advogada do diabo”.

Encontrando Gorbachev (dir. Werner Herzog e Andre Singer, Reino Unido, EUA e Alemanha, 2018) Articulando material de arquivo e o resultado de três longas entrevistas, o diretor Werner Herzog acessa de perto a história do ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, aos 87 anos.

Hungria 2018 - Bastidores da Democracia (dir. Eszter Hajdu, Hungria, 2018) Segue a campanha presidencial na Hungria, que opôs o primeiro-ministro de extrema- direita Viktor Orbán e o ex-premiê socialista Ferenc Gyurcsány.

Meu Amigo Fela (dir. Joel Zito Araújo, Brasil, 2019) O documentário mergulha na vida do multi-instrumentista e líder político nigeriano Fela Kuti (1938-1997).

Piazzolla: Os Anos do Tubarão (dir. Daniel Rosenfeld, França e Argentina, 2018) Com imagens e áudios inéditos, o filme constrói um retrato do compositor argentino Astor Piazzolla (1921-1992) e de sua revolução no universo do tango.

Reconstruindo Utoya (dir. Carl Javér, Suécia, Noruega e Dinamarca, 2018) Seis anos depois do massacre que deixou 69 jovens mortos em julho de 2011 em Utoya, quatro sobreviventes participam de reencenações sobre suas trágicas experiências na ilha.

Retrato Chinês (dir. Wang Xiaoshuai, Hong Kong, 2018) Passageiros de trem, turistas na praia, trabalhadores do campo e das fábricas e estudantes constroem a identidade contemporânea de uma China em transformação.

Testemunhas de Putin (dir. Vitaly Mansky, Letônia, Suíça e República Checa, 2018) Quase 20 anos depois de ter filmado a transição de Boris Yeltsin para Vladimir Putin para a televisão estatal russa, o diretor Vitaly Mansky lança um novo olhar ao seu próprio material.

Ziva Postec. A Montadora por Trás do Filme ‘Shoah’ (dir. Catherine Hébert, Canadá,2018) Entre 1979 e 1985, a montadora israelense Ziva Postec trabalhou com o documentarista francês Claude Lanzmann (1925-2018) no projeto que resultou no clássico “Shoah”



 
COMPETIÇÃO BRASILEIRA: CURTAS-METRAGENS

As Constituintes de 88 (dir. Gregory Baltz, RJ, 2019) As 26 mulheres que participaram da Constituição de 1988 levantaram bandeiras para garantir igualdade de gênero nas discussões sobre direitos sociais e políticos.

Kerexu (dir. Denis Rodriguez e Leonardo Remor, RS, 2018) Da coleta da argila nas margens do rio até a queima artesanal em forno e em fogo de chão, o filme acompanha o processo de produção da cerâmica tradicional no Sul do Brasil.

Nome de Batismo - Frances (dir. Tila Chitunda, PE, 2019) A diretora mergulha no passado de seu pai ao conhecer a freira que ajudou sua família a fugir da Guerra Civil que expulsou muitos angolanos de suas terras nos anos 1970.

Partir (dir. Sonia Guggisberg, SP, 2018) Cantos líricos gravados em casa por uma mulher entre os anos 1970 e 2005 amarram a colagem de imagens que contam a história de uma família.

Planeta Fábrica (dir. Julia Zakia, SP, 2019) O filme capta os últimos momentos de uma fábrica de chapéus, em Campinas, no interior de São Paulo, que está prestes a ser demolida.

A Primeira Foto (dir. Tiago Pedro, CE, 2018) Aos 30 anos, o diretor lida com a morte do pai, de quem não se lembra, por meio de imagens que tenta reconstruir. Como a da primeira foto sua, feita num estúdio de fotografia

Retratos Sobre o Não Ver (dir. Erik Gasparetto, PR, 2018) No interior do Paraná, uma avó cega lida com as lembranças que ainda guarda e com rostos de que não se lembra mais.

Sem Título # 5: A Rotina Terá seu Enquanto (dir. Carlos Adriano, SP, 2019) Montagem com trechos de “A Rotina Tem Seu Encanto” (1962), de Yasujiro Ozu, combinados com cenas de uma viagem recente entre Ouro Preto e Mariana.

Vento de Sal (dir. Anna Azevedo, RJ, 2019) Na pequena Nazaré, em Portugal, o trabalho com os peixes é feito da maneira tradicional, num ritmo de outros tempos.



 
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL: CURTAS-METRAGENS

2001 - Faíscas na Escuridão (dir. Pedro González Bermúdez, Espanha, 2018) Com várias técnicas de animação, o filme recria uma entrevista com o diretor Stanley Kubrick publicada pela “Playboy” sobre o lançamento de “2001: Uma Odisseia no Espaço”

O Costureiro Debaixo da Ponte (dir. Banpark Jieun, Coreia do Sul, 2018) Um costureiro que passou a vida produzindo hanboks, os tradicionais e coloridos vestidos coreanos, pensa em se aposentar

As Instruções (dir. Filip Drzewiecki, Polônia, 2018) O filme acompanha a rotina de um grupo de jovens estudantes de medicina lidando com seus primeiros pacientes num hospital lotado.

Lily (dir. Adrienne Gruben, EUA, 2018) Ainda adolescente, Lily Renée fugiu sozinha da Viena ocupada pelos nazistas. Já nos EUA, tornou-se uma das primeiras mulheres na indústria dos quadrinhos, nos anos 1940.

O Mar Enrola na Areia (dir. Catarina Mourão, Portugal, 2018) A partir de 30 segundos de película, o filme constrói o retrato de um personagem misterioso que vagava pelas praias portuguesas nos anos de 1950.

Na Boca da Mina (dir. Brandán Cerviño, Cuba, 2018) A população da pequena cidade cubana de El Cobre, terra da primeira mina da América Latina, mantém algumas de suas tradições enquanto vive da venda de artigos religiosos.

Na Nossa Casa (dir. Iban Colón, Espanha, 2018) Em Barcelona, duas famílias decidiram abrir suas portas para refugiados: uma recebe uma jornalista ucraniana de 58 anos e a outra, um jovem afegão.

Nove Cinco (dir. Tomás Arcos, Chile, 2018) Enquanto prepara um bolo, mulher reflete sobre o maior terremoto da história, que atingiu o Chile em 1960.

Swatted (dir. Ismaël Joffroy Chandoutis, França, 2018) Jogadores online descrevem suas experiências com uma ameaça que se tornou comum nos EUA: uma “pegadinha” envolvendo a Swat, a polícia especializada americana.



 
COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA

A Arrancada (dir. Aldemar Matias, França, Cuba e Brasil, 2019) Uma jovem atleta cubana lida com uma lesão e a impossibilidade de participar de uma competição importante.

Está Tudo Bem (dir. Tuki Jencquel, Venezuela e Alemanha, 2018) A dona de uma farmácia, um cirurgião, um ativista e dois pacientes enfrentam a falta de medicamentos que está no centro da crise do sistema de saúde da Venezuela.

Hoje e Não Amanhã (dir. Josefina Morandé, Chile, 2018) Reconstrói a história do movimento Mulheres pela Vida, formado em 1983 no Chile, que reuniu integrantes de diferentes profissões e tendências políticas para combater a ditadura.

Liberdade é uma Grande Palavra (dir. Guillermo Rocamora, Uruguai e Brasil, 2018) Depois de ter passado 13 anos na prisão americana de Guantánamo, um palestino de 38 anos vai ao Uruguai, em busca de uma nova vida.

Maricarmen (dir. Sergio Morkin, México, 2019) Aos 52 anos, a violoncelista Maricarmen Graue é professora de música, toca em uma banda de rock e em um grupo de câmara e corre maratonas. Ela é completamente cega e vive sozinha.

Piazzolla: Os Anos do Tubarão (dir. Daniel Rosenfeld, França, 2018) Com imagens e áudios inéditos, o filme constrói um retrato do compositor argentino Astor Piazzolla (1921-1992) e de sua revolução no universo do tango.



 
O ESTADO DAS COISAS

Carta a Theo (dir. Elodie Lélu, Bélgica, 2018) Uma homenagem ao cineasta grego Theo Angelopoulos (1935-2012), que morreu ao ser atropelado por uma moto enquanto trabalhava num filme sobre migração e a crise econômica.

Marceline. Uma Mulher. Um Século (dir. Cordelia Dvorák, França, Holanda, 2018) Encontro com a escritora e cineasta francesa Marceline Loridan-Ivens (1928-2018), companheira do holandês Joris Ivens (1898-1989), com quem dividiu a vida e o trabalho.

Maria Luiza (dir. Marcelo Díaz, Brasil, 2019) Maria Luiza da Silva é a primeira militar reconhecida como transexual na história das Forças Armadas brasileiras. Após 22 anos de trabalho como militar, foi aposentada por invalidez.



 
PROGRAMAS ESPECIAIS

O Barato de Iacanga (dir. Thiago Mattar, Brasil, 2019) Com raras imagens de arquivo, produtores e músicos refazem a história do Festival de Águas Claras, que levou milhares de pessoas a uma fazenda no interior de São Paulo.

Fotografação (dir. Lauro Escorel, Brasil, 2019) Discute a representação do Brasil no trabalho de diferentes fotógrafos e reflete sobre o impacto das imagens digitais na sociedade contemporânea

Milú (dir. Tarso Araujo e Raphael Erichsen, Brasil, 2019) O filme investiga como Milú Villela, nascida na alta sociedade paulistana, se reinventa para criar redes em prol da educação, das artes e da filantropia.




 

SAIBA MAIS:
grupoestacao.com.br
 

 

FONTE: CIRCUITO ESTAÇÃO NET DE CINEMA

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)