quinta-feira, 28 de março de 2019

Estúdio Escola de Animação abre inscrições para curso gratuito


Voltado para estudantes da Rede Pública, o curso já está em sua sétima edição. Interessados podem se inscrever no processo seletivo de 29 de março a 10 de abril


O Estúdio Escola de Animação (EEA) selecionará 45 jovens estudantes, entre 16 e 24 anos, moradores do Rio de Janeiro e Grande Rio, para compor suas três turmas de Nível I. O curso, gratuito e pioneiro, proporciona um primeiro contato de talentosos estudantes interessados no segmento da animação, que está em constante expansão no Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.estudioescola.com.br

Entendemos a animação como forma de expressão, e o jovem que utiliza ideias, referências, formas e cores de forma organizada para contar uma história, sai na frente no processo seletivo”, diz Zé Brandão, diretor do Copa Studio e coordenador pedagógico do projeto. O processo seletivo conta com duas etapas. A 1ª consiste na avaliação das respostas do questionário de inscrição e do desenho, enviados pelo site. Após essa avaliação são selecionados aproximadamente 150 jovens para 2ª etapa, que consiste em uma entrevista presencial com psicopedagogos em que questões como comprometimento, interesse, aspectos socioemocionais e disponibilidade para as aulas são fundamentais para o preenchimento de uma das vagas disponíveis.

O Curso
As aulas, que reproduzem o funcionamento de um estúdio profissional e abrange as diversas funções de uma produção, para além do desenho, serão ministradas entre os meses de maio a outubro, em espaço no Centro do Rio de Janeiro. O processo de concepção, roteirização e produção dos desenhos animados é o mote para que os participantes aprimorem suas técnicas como desenhistas, se apropriem das ferramentas tecnológicas mais avançadas no mercado de animação, dialoguem com profissionais experientes e ampliem seu repertório estético e cultural, tendo como trabalho final a criação de um curta autoral, que será apresentado em um evento gratuito e aberto ao público, onde familiares, amigos e interessados na arte da animação são mais que bem-vindos.

Desde a sua primeira edição, mais de 210 jovens aprenderam diferentes técnicas de animação, tanto digitais como analógicas. Ao todo, foram produzidos 23 curtas metragens de animação, totalizando 25 participações em festivais (incluindo o AnimaMundi) e três prêmios. O curso é inteiramente gratuito, com transporte e lanche financiados pelo próprio Estúdio Escola de Animação.

Estímulo para uma descoberta profissional
Numa correalização do Copa Studio com a Baluarte Cultura desde 2012, o EEA foi idealizado a fim de oferecer uma primeira experiência na área de animação aos jovens, justamente quando começam a pensar na profissão que pretendem seguir. “Não almejamos substituir cursos livres ou universitários de animação. Queremos ser mais uma boa opção – e temos sido felizes nesse propósito”, conta Zé Brandão. “É bonito ver como o mercado de animação vira um caminho real para a garotada depois que estuda com a gente. Por isso, neste ano estamos avaliando a possibilidade de expansão para plataformas de educação online e outros estados”, destaca Paula Sued, diretora de produção da Baluarte Cultura.

São muitos os casos de descoberta profissional e transformação pessoal. Os alunos ficam encantados com o mundo da animação que se descortina para eles. Falas como “logo no primeiro contato eu tive certeza absoluta do que eu queria fazer na minha vida” ou “quando comecei eu nem sabia usar um programa direito e agora já estou animando cenas”, ou, ainda, “é incrível que um curso desse nível seja gratuito” são cotidianas nas turmas, logo nas primeiras aulas. Ao longo de sua trajetória, o EEA contabiliza 30 ex-alunos contratados por importantes estúdios de animação como o Combo Studio, 2D Studio, Birdo Studio e o próprio Copa Studio.

O Estúdio Escola de Animação é patrocinado pela Halliburton, Wilson Sons e pelo Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, com copatrocínio da Radix e Wilson Sons Ultratug Offshore e apoio da Casa do Futuro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. A iniciativa conta ainda com uma parceria institucional da Toon Boom Animation para fornecimento dos softwares de animação.

Veja as animações dos anos anteriores, com depoimentos dos alunos e trechos das aulas:

Serviço

Quem pode:
Jovens entre 16 e 24 anos
Onde se inscrever:
Período de inscrições:
De 29 de março à 10 de abril

QUEM FAZ O ESTÚDIO ESCOLA DE ANIMAÇÃO
Baluarte Cultura | REALIZAÇÃO: A Baluarte Cultura (www.baluartecultura.com.br) é uma empresa especializada em gestão, consultoria e capacitação cultural com mais de 90 projetos realizados no Brasil e exterior em 13 anos de atuação. Acreditamos que a cultura é um poderoso meio de transformação social e por isso, buscamos um mundo com maior potência criativa. Nosso negócio é a Responsabilidade Cultural: Pensamos a cultura de forma estratégica para gerar impactos positivos para a sociedade e empresas. Desde 2015 somos Empresa B Certificada e integramos o movimento global de empresas melhores para o mundo. O Sistema B (http://sistemab.org) certifica e empodera empresas que estão comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Nossa atuação está alinhada ao fortalecimento de cinco objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pelas Nações Unidas para combater os principais desafios econômicos, sociais e ambientais do planeta;
Copa Studio | REALIZAÇÃO: É uma empresa brasileira voltada para a criação e produção de conteúdos de animação. Com sede no Rio de Janeiro, o portfólio do Copa Studio inclui sete séries para TVs nacionais e internacionais, como Tromba Trem, Irmão do Jorel e Historietas Assombradas (para crianças malcriadas), além de animações para publicidade, filmes institucionais, ilustrações e curtas metragens.

Halliburton | PATROCÍNIO: A Halliburton é uma empresa que provê serviços na indústria de petróleo e gás natural, com interpretação sísmica, gerenciamento de dados geológicos, perfuração de poços, cimentação de poços, avaliação de formação, completação e otimização da produção. Está presente em mais de 70 países no mundo e se orgulha de estar no Brasil há 60 anos, completados em 2017. Entendendo seu papel social, consolida sua diretriz de investimentos socioculturais com foco nas PESSOAS, estimulando a produção nacional e ações de capacitação para jovens.

Wilson Sons | PATROCÍNIO: Somos um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima no mercado brasileiro e oferecemos soluções completas da cadeia de suprimento, com mais de 180 anos de experiência. Tantos anos de história são possíveis na medida em que enxergamos no presente o investimento para o futuro, por meio de relacionamentos sólidos e compromisso social. A plataforma de patrocínios Avante é nosso elo com a sociedade, espaço em que potencializamos iniciativas que reafirmam nossos atributos de solidez, realização, cooperação e comprometimento.
Radix | COPATROCÍNIO: A Radix é uma empresa global com sede no Rio de Janeiro e em Houston (EUA). A companhia atua nas áreas de tecnologia e engenharia, com o objetivo de transformar seu conhecimento técnico-científico em soluções qualificadas e com independência tecnológica para seus clientes. Com mais de 500 funcionários nas sedes e nos escritórios de São Paulo, Belo Horizonte e Atlanta (EUA), a empresa é eleita desde a sua fundação, em 2010, uma das Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil e na América Latina.”
Wilson Sons Ultratug Offshore| COPATROCÍNIO: A Wilson Sons Ultratug Offshore é uma joint venture entre o Grupo Wilson Sons e a Ultramar. A empresa oferece serviços de apoio marítimo às plataformas de exploração e produção de petróleo e gás localizadas na costa brasileira, transportando equipamentos, lama de perfuração, tubos, cimento, alimentos, entre outros materiais. Operando de forma segura, respeita os mais altos padrões de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança). Atualmente, a frota própria é composta por 23 embarcações de suporte PSV’s, construídas no Estaleiro Wilson Sons no Guarujá - SP e em instalações na China.
Toon Boom | PARCERIA INSTITUCIONAL: Hoje o país tem acesso aos melhores softwares de animação do mundo e com os alunos do Estúdio Escola de Animação não é diferente: o projeto é a primeira iniciativa do tipo a ter uma parceria no Brasil com a Toon Boom, líder mundial neste mercado, que desde 2016 fornece gratuitamente a licença do programa para utilização nas aulas – o mesmo usado pelos maiores estúdios de animação do mundo. “A Toon Boom Animation está muito feliz com esta parceria pois o Estúdio Escola de Animação apresenta aos jovens uma perspectiva real de trabalhar com arte, e representa uma grande oportunidade para a próxima geração de animadores brasileiros”, afirma a gerente de Marketing e Comunicação, Desideria Mastriaco.
Fonte: Rafael Millon/ BELMIRA COMUNICAÇÃO


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)