terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Em cartaz até 28/01 a Mostra SCORSESE no CCBB/RJ

Scorsese 
CCBB Rio de Janeiro – 2 a 28 de janeiro/  CCBB São Paulo – 6 de fevereiro a 4 de março/ 
CineSesc – 14 a 20 de fevereiro/ CCBB Brasília – 12 de fevereiro a 10 de março


Um dos maiores e mais influentes cineastas contemporâneos, consagrado com diversos prêmios e homenagens internacionais, com vários filmes em praticamente todas as listas de “melhores de todos os tempos”, cinéfilo apaixonado e um grande incentivador da preservação de filmes, Martin Scorsese finalmente ganha uma retrospectiva no Brasil. Será a primeira vez que o público terá a oportunidade de ver um panorama com todos os longas-metragens de ficção, os primeiros curtas, documentários e, ainda, um filme para TV. Esta homenagem ao diretor norte-americano, que agrada tanto o grande público, como os cinéfilos e a crítica, recebeu simplesmente o nome de SCORSESEe acontece nos CCBB Rio de Janeiro (2 a 28/01), CCBB São Paulo (6/02 a 4/03) e CCBB Brasília (12/02 a 10/03), além do CineSesc (São Paulo, 14 a 20/02), com diversas sessões gratuitas. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Cena de "Hugo Cabret"
A retrospectiva exibirá os 25 longas-metragens de ficção dirigidos por Scorsese, desde a estreia Quem Bate à Minha Porta?(I Call First, 1967), com o ator Harvey Keitel e a montadora Thelma Schoonmaker, grandes colaboradores do cineasta,até o último lançamento Silêncio(Silence, 2016), passando por clássicos como Taxi Driver(1976), primeira Palma de Ouro de Scorsese, Os Bons Companheiros(Goodfellas, 1990), Os Infiltrados(The Departed, 2006), que deu a Scorsese seu único Oscar de direção, apesar de inúmeras indicações, e, ainda, raridades como Sexy e Marginal(Boxcar Bertha, 1972) e Caminhos Perigosos(Mean Streets, 1973). Três documentários, entre eles Uma Viagem Pessoal Pelo Cinema Americano(A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Cinema, 1995), uma verdadeira aula de cinema; quatro curtas-metragens, entre eles The Big Shave(1967), que fez o diretor levar seu primeiro prêmio para casa – L’Age d’Or –, e Michael Jackson: Bad(1987); e um filme para TV, Histórias Maravilhosas/Mirror, Mirror(série Amazing Stories, 1986), completam a programação da mostra, somando 33 produções.

Cena de "A Cor do Dinheiro"
“Martin Scorsese é sem dúvida nenhuma um dos maiores diretores de cinema vivo no mundo.  Sempre nos espantou o fato de nunca ter sido realizada nenhuma mostra sobre sua obra no Brasil.  A retrospectiva Scorsese é uma forma de quitar esta dívida, exibindo pela primeira vez uma rica seleção de seus filmes. Esperamos com isto revelar ao público brasileiro a grandiosidade deste grande cineasta e cinéfilo que tanto fez e ainda faz pelo cinema mundial”, comentam os curadores José de Aguiar e Marina Pessanha.

Nos anos 70, Martin Scorsese fez amizade com os influentes Brian De Palma, Francis Ford Coppola, George Lucas e Steven Spielberg. Juntos, transformaram aquele período em  uma das décadas mais especiais do cinema americano. Em 1976, Scorsese lança Taxi Driver, considerado um dos melhores filmes da história do cinema, que consolidou a sua parceria com o ator Robert de Niro. 
Cena de "Os infiltrados"
Conhecido como um diretor de gênero, Scorsese demonstra grande interesse por filmes de máfia. De Os Bons Companheiros até Os Infiltrados, passando por Cassino, é clara a persistência do diretor no tema da violência. O cineasta também é famoso por dispositivos como o uso da câmera lenta, voz em off, travellinge imagem congelada. Assim como outros mestres, é um diretor que virou adjetivo e influencia diversos cineastas no mundo inteiro, como Quentin Tarantino e Oliver Stone. Lança praticamente um filme por ano, desde a década de 60, e produz quase todos seus filmes. 
Além da sua carreira como cineasta, Scorsese tem sido, por mais de três décadas, um dos maiores apoiadores da preservação de filmes. Ele sempre chama a atenção para a importância da manutenção dos arquivos de filmes e criou, junto com outros cineastas, a The Film Foundation, que restaura filmes em risco de desaparecer.
Cena de "Quem Bate a sua porta"
A mostra SCORSESE contará com um debate com os críticos Luiz Carlos Oliveira Júnior e Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida, mediação da curadora Marina Pessanha, no dia 24, quinta-feira, às 19h. A mostra também oferecerá um curso  de três dias (16, 17 e 18/01, às 14h), com Luiz Carlos Oliveira Júnior, cujas inscrições podem ser realizadas através do e-mail mostrascorsese@gmail.com.Os dois eventos são gratuitos. Além disso, quem juntar quatro ingressos de diferentes sessões ganha um catálogo produzido especialmente para a mostra com fotos, fichas técnicas, filmografia, textos críticos inéditos e clássicos de publicações nacionais e estrangeiras. 
SCORSESE apresentará também uma sessão inclusiva e gratuita, dia 23, quarta-feira, às 13h, do filme Touro Indomável(Raging Bull, 1980), numa versão dublada em português, com audiodescrição, tradução de libras e legendagem descritiva.

SOBRE O CCBB 
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil celebra 30 anos de atuação com mais de 50 milhões de visitas. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, o CCBB é um marco da revitalização do centro histórico da cidade e mantém uma programação plural, regular, acessível e de qualidade. Mais de três mil projetos já foram oferecidos ao público nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. Agente fomentador da arte e da cultura brasileira, segue em compromisso permanente com a formação de plateias, incentivando o público a prestigiar o novo e promovendo, também, nomes da arte mundial. 


Programação – CCBB Rio de Janeiro

Dia 02/01 - Quarta-feira 
15h - Sessão gratuita -  “Minha Viagem à Itália”. “Il mio viaggio in Italia”. De Martin Scorsese (EUA/Itália, 1999). 246 min. DVD. Livre.
Depois de uma extraordinária lição sobre cinema americano, Martin Scorsese nos leva numa nova viagem, desta vez pela história do cinema italiano, do pós II Guerra até à década de 60.

19h30– Sessão gratuita - Quem Bate à Minha Porta?”. “I Call First”.De Martin Scorsese (EUA, 1969).  90 min. DVD. 14 anos. ComHarvey Keitel, Zina Bethune, Lennard Kuras, Michael Scala, Anne Collette, Harry Northup.
Um jovem de Nova York se envolve com uma garota e deseja se casar com ela. Mas ele tem dificuldades em manter o relacionamento quando descobre que sua namorada já foi abusada sexualmente.

Dia 03/01 - Quinta-feira 
15h - Sessão gratuita– Curtas. 77 min. DVD. Livre.
“Whats a Nice Girl Like You Doing in a Place Like This?”. De Martin Scorsese (EUA, 1963). 9 min. ComZeph Michaelis, Mimi Stark, Sarah Braverman, Fred Sica.
Um escritor compra um quadro de um barco num lago e a sua obsessão pelo quadro torna a vida diária impossível.
Its Not Just You Murray!”. De Martin Scorsese (EUA, 1964). 15 min. ComIra Rubin, Andrea Martin, San De Fazio, Robert Uricola, Catherine Scorsese.
Murray é um criminoso de “meia tigela” cujo conforto material provém da sua velha associação com um amigo de infância, Joe. Murray foi preso enquanto Joe escapou da polícia e depois no hospital casou com a enfermeira. Desconhecendo que Joe o o explora e tem um caso descarado com sua mulher, Murray continua a enaltecer as virtudes do seu amigo.
“The Big Shave”. De Martin Scorsese (EUA, 1967).  6 min. ComPeter Bermuth
Ao som da voz de Bunny Berigan cantando “ I Cant Get Started”, um rapaz entra no banheiro e começa a fazer a barba até que grandes quantidades de sangue começam a jorrar de seu rosto
“Michael Jackson: Bad”. De Martin Scorsese (EUA, 1987). 17 min. Com Michael Jackson, Adam NathanPedro SanchezWesley Snipes, Gregory Holtz Sr.
Videoclipe para a música “Bad", de Michael Jackson.
“Histórias Maravilhosas”. “Amazing Stories, “Mirror, Mirror”, Temporada 1, Episódio 19, “Reflexos, Reflexos”.  De Martin Scorsese (EUA, 1986). 24 min. Com Sam Waterston, Helen Shaver, Dick CavettTim Robbins.
Famoso escritor de terror que afirma não ter medo de nada passa a viver apavorado pois toda vez que olha no espelho vê que um zumbi está prestes a enforcá-lo.

17h – Sessão gratuita - “Uma Viagem Pessoal Pelo Cinema Americano”. A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Cinema”. De Martin Scorsese (EUA/Reino Unido/França, 1995). 225 min. DVD. Livre. Com Martin Scorsese, Allison Anders, Kathryn Bigelow, Francis Ford Coppola,Brian De Palma, Andre De Toth, Clint Eastwood.
Uma visão pessoal do cinema americano por Martin Scorsese. Dividido em três partes, o documentário aprofunda a maneira como os filmes o afetaram e o influenciaram como cineasta, desde os mestres do cinema mudo até o final dos anos 60.

Dia 04/01 - Sexta-feira
16h -“Sexy e Marginal”. “Boxcar Bertha”.De Martin Scorsese (EUA, 1972).  88 min. Blu-ray. 16 anos.
ComBarbara Hershey, David Carradine, Barry Primus, Bernie Casey, John Carradine. 
Inspirado na vida da criminosa Bertha Thompson, que viveu na época da Grande Depressão, o filme conta a história de três homens e uma mulher que cometem vários crimes, incluindo prostituição e sequestro.

18h - Touro Indomável”. “Raging Bull”. De Martin Scorsese (EUA, 1980). 129 min. 35mm. 18 anos. Com Robert De NiroJoe PesciCathy Moriarty, Nicholas Colasanto (Tommy Como), Theresa Saldana. 
O pugilista peso-médio Jake LaMotta, chamado de "o touro do Bronx", sobe na carreira com a mesma rapidez com que sua vida particular se degrada, graças ao seu temperamento violento e possessivo. Todos ao seu redor são afetados por seu comportamento auto-destrutivo, como seu irmão e empresário Joey LaMotta e sua esposa Vickie.

Dia 05/01 - Sábado 
13h -Sessão gratuita - “Quem Bate à Minha Porta?”. “I Call First”. De Martin Scorsese (EUA, 1969).  90 min. DVD. 14 anos

15h –Sessão gratuita - “A Última Tentação de Cristo”. “The Last Temptation of Christ”.De Martin Scorsese (EUA, 1988). 164 min. Blu-ray. 16 anos.  Com Willem Dafoe, Harvey Keitel, Verna Bloom, Barbara Hershey, Gary Basaraba.
Baseado no romance de Nikos Kazantzakis, o filme traz Jesus Cristo como um homem comum, encarnado num Messias contraditório, frágil e perturbado, que se autoproclama filho de Deus. Suas pregações na Judeia, então colônia romana, chocam e incomodam o governo, que decide se livrar dele. Na cruz, ele imagina como seria sua vida se, ao invés de assumir o peso da salvação dos homens, tivesse levado uma vida comum com esposa e filhos.

18h15 –“Silêncio”. “Silence”. De Martin Scorsese (EUA/México/Reino Unido/Japão/Itália/Taiwan, 2016). 159 min. Blu-ray. 14 anos. Com Liam Neeson, Andrew Garfield, Adam Driver, Ciarán Hinds.
No século  XVII, dois padres jesuítas portugueses, Sebastião Rodrigues e Francisco Garupe, viajam até o Japão em uma época em que o catolicismo foi banido, assim como quase todo o contato externo. Àprocura do mentor deles, os jesuítas enfrentam a violência e perseguição de um governo que deseja expurgar todas as influências estrangeiras.

Dia 06/01 - Domingo 
13h - Sessão gratuita – “A Invenção de Hugo Cabret”. “Hugo”. De Martin Scorsese (EUA/Reino Unido/França, 2011). 126 min. Blu-ray. Livre. Com Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen, Asa Butterfield, Ray Winstone, Emily Mortimer.
Hugo éum garoto de 12 anos que vive numa estação de trem em Paris no começo do século XX. Seu pai, um relojoeiro que trabalha em um museu, morre pouco depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um andróide. Hugo faz amizade com uma jovem que tem uma chave que cabe no fecho existente no robô. É o início de uma surpreendente aventura.

15h30 -“Touro Indomável”. “Raging Bull”. De Martin Scorsese (EUA, 1980). 129 min. 35mm. 18 anos

18h -  Sessão gratuita - “A Cor do Dinheiro”. “The Color of Money”. De Martin Scorsese (EUA, 1986). 117 min. Blu-ray. 14 anos. Com Paul Newman, Tom Cruise, Mary Elizabeth MastrantonioJohn Turturro, Forest Whitaker.
Veterano de bilhar conhece jovem e promissor jogador, vê nele uma versão mais nova de si mesmo e se oferece para ensinar os truques do ofício. O jovem aceita e sai em turnê pelo país com a namorada e o veterano. Logo surgem conflitos entre eles.

Dia 07/01 - Segunda-feira 
15h - Sessão gratuita– Curtas. 77 min. DVD. Livre.
“Whats a Nice Girl Like You Doing in a Place Like This?”. De Martin Scorsese (EUA, 1963). 9 min. 
Its Not Just You Murray!”. De Martin Scorsese (EUA, 1964). 15 min. 
“The Big Shave”. De Martin Scorsese (EUA, 1967).  6 min. 
“Michael Jackson: Bad”. De Martin Scorsese (EUA, 1987). 17 min. 
“Histórias Maravilhosas”. “Amazing Stories, “Mirror, Mirror”, Temporada 1, Episódio 19, “Reflexos, Reflexos”.  De Martin Scorsese (EUA, 1986). 24 min.

16h30 - Sessão gratuita -  “Minha viagem à Itália”. “Il mio viaggio in Italia”. De Martin Scorsese (EUA/Itália, 1999). 246 min. DVD. Livre.

Dia 09/01 - Quarta-feira 
15h -Sessão gratuita - “Uma Pessoal Pelo Cinema Americano”. A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Cinema”. De Martin Scorsese (EUA/Reino Unido/França, 1995). 225 min. DVD. Livre.

19h30“Sexy e Marginal”. “Boxcar Bertha”.De Martin Scorsese (EUA, 1972).  88 min. Blu-ray. 16 anos. ComBarbara Hershey, David Carradine, Barry Primus, Bernie Casey, John Carradine. 
Inspirado na vida da criminosa Bertha Thompson, que viveu na época da Grande Depressão, o filme conta a história de três homens e uma mulher que cometem vários crimes, incluindo prostituição e sequestro.

Dia 10/01 - Quinta-feira 
16h-  Sessão gratuita - “A Última Tentação de Cristo”. “The Last Temptation of Christ”. De Martin Scorsese (EUA, 1988). 164 min. Blu-ray. 16 anos

19h - Sessão gratuita - O Rei da Comédia”. “The King of Comedy”. De Martin Scorsese (EUA, 1982). 109 min. 14 anos. Com Robert De Niro, Jerry Lewis, Diahnne Abbott, Sandra Bernhard.
Jerry Langford é um consagrado apresentador de TV. Um dia, ao se encaminhar para o trabalho, ele é sequestrado pelo aspirante a comediante Rupert Pumpkin e sua amiga Masha. Para escapar da situação, Jerry concede a Rupert espaço em seu programa de TV para ele apresentar seu número.

Dia 11/01 - Sexta-feira
13h -Sessão gratuita - “A Cor do Dinheiro”. “The Color of Money”. De Martin Scorsese (EUA, 1986). 117 min. Blu-ray. 14 anos.

15h30 -“Silêncio”. “Silence”. De Martin Scorsese (EUA/México/Reino Unido/Japão/Itália/Taiwan, 2016). 159 min. Blu-ray. 14 anos.

18h30Sessão gratuita - “Os Bons Companheiros”. “Goodfellas”. De Martin Scorsese (EUA, 1990). 146 min. Blu-ray. 18 anos.
 Com Ray Liotta, Robert De Niro, Joe Pesci, Lorraine Bracco.
Um jovem cresce na máfia e trabalha arduamente para crescer entre seus companheiros. Ele gosta da vida de dinheiro e luxo, mas não liga para o horror que provoca. A dependência de drogas e alguns erros finalmente destroem sua escalada até o topo. Baseado no livro “Wiseguy”, de Nicholas Pileggi.

Dia 12/01 - Sábado 
13h30 -Sessão gratuita – “A Invenção de Hugo Cabret”. “Hugo”. De Martin Scorsese (EUA/Reino Unido/França, 2011). 126 min. Blu-ray. Livre.
16h - Sessão gratuita - “A Época da Inocência”. “The Age of Innocence”. De Martin Scorsese (EUA, 1993). 139 min. Blu-ray. Livre. 
ComDaniel Day-Lewis, Michelle Pfeiffer, Winona Ryder, Richard E. Grant.
Triângulo amoroso entre membros da alta sociedade na Nova York de 1870. Um homem nobre se casa com uma moça bem educada e bonita, porém sem charme, e acaba se apaixonando por uma mulher independente com um passado escandaloso.

18h45Sessão gratuita -“Cabo do Medo”. “Cape Fear”. De Martin Scorsese (EUA, 1991). 128 min. Blu-ray. 16 anos. Com Robert De Niro, Nick Nolte, Jessica Lange, Juliette Lewis, Joe Don Baker.

Quando o advogado Sam Bowden retém provas que poderiam livrar o agressor sexual Max Cady das acusações de estupro, ele passa 14 anos na prisão. Ao ser libertado, Max, sabendo do que o advogado fez, se dedica a perseguir e destruir a família Bowden.

Dia 13/01 - Domingo 
13h -“The Last Waltz - O Último Concerto de Rock”. “The Last Waltz”. De Martin Scorsese (EUA, 1978). 119 min. Blu-ray. Livre. ComRonnie Hawkins, Dr. John, Neil Young,The Staples, Neil Diamond, Joni Mitchell, Paul Butterfield, Muddy Waters, EricClapton, Emmylou Harris, Van Morrison, Bob Dylan, Ringo Starr, Ron Wood,The Band: Rick Danko (baixo, violino, voz), Levon Helm (bateria, bandolim, voz), Garth Hudson.
O grupo canadense The Band, após 17 anos tocando como banda suporte nos concertos do herói roqueiro Ronnie Hawkins, promove, junto com outras estrelas do rock, um show de despedida, no dia 25 de novembro de 1976, no Winterland, em São Francisco.

15h15 -Sessão gratuita - O Rei da Comédia”. “The King of Comedy”. De Martin Scorsese (EUA, 1982). 109 min. 14 anos.

17h30Sessão gratuita - “Os Bons Companheiros”. “Goodfellas”. De Martin Scorsese (EUA, 1990). 146 min. Blu-ray. 18 anos.

Dia 14/01 - Segunda-feira 
15h - Sessão gratuita –“Gangues de Nova York”. “Gangs of New York”. De Martin Scorsese (EUA/Itália, 2002). 167 min. Blu-ray. 14 anos. Com Leonardo DiCaprio, Daniel Day-Lewis, Cameron Diaz, Jim Broadbent, 
John C. Reilly, Liam Neeson.
William Cutting é o líder de uma gangue violenta na Nova York do século XIX. Um jovem jura se vingar do perverso gângster que matou seu pai, mas fica dividido entre a sede de vingança e o fascínio pelo carismático Cutting.

18h30 - Sessão gratuita -“Cabo do Medo”. “Cape Fear”. De Martin Scorsese (EUA, 1991). 128 min. Blu-ray. 16 anos.

Dia 16/01  Quarta-feira 
14h –Curso gratuito com Luiz Carlos Oliveira Júnior (aula 1). Inscrições antecipadas pelo e-mail: mostrascorsese@gmail.com

16h -Sessão gratuita - “A Época da Inocência”. “The Age of Innocence”. De Martin Scorsese (EUA, 1993). 139 min. Blu-ray. Livre

18h30– Sessão gratuita - “Ilha do Medo”. “Shutter Island”.De Martin Scorsese (EUA, 2010). 138 min. Blu-ray. 14 anos. Com Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben KingsleyMax von Sydow, Michelle Williams, EmilyMortimer.
Na década de 50, a fuga de uma assassina leva o detetive Teddy Daniels e seu parceiro a investigarem o seu desaparecimento de um quarto trancado em um hospital psiquiátrico. Lá, uma rebelião se inicia e o agente terá que enfrentar seus próprios medos.

Dia 17/01 Quinta-feira 
14h - Curso gratuito com Luiz Carlos Oliveira Júnior (aula 2).

16h30- “The Last Waltz - O Último Concerto de Rock”. “The Last Waltz”. De Martin Scorsese (EUA, 1978). 119 min. Blu-ray. Livre
19h – Alice Não Mora Mais Aqui”.  “Alice Doesnt Live Here Anymore”. De Martin Scorsese (EUA, 1974).  112 min. 35mm, 14 anos. ComEllen Burstyn, Kris Kristofferson, Alfred Lutter, Diane Ladd, Jodie Foster, Harvey Keitel.
Alice Hyatt fica viúva e, como tem um filho para criar, luta pela sobrevivência. Inicialmente trabalha como cantora mas, em virtude de um tumultuado envolvimento com Ben Everhart, um homem casado e agressivo, foge da cidade, indo trabalhar como garçonete em outra localidade. Lá ela conhece Flo uma colega de trabalho que não prima pela educação mas é a amiga que Alice precisava e também se envolve com David, um fazendeiro divorciado.

Dia 18/01 - Sexta-feira
14h -Curso gratuito com Luiz Carlos Oliveira Júnior (aula 3).

17h -“Depois de Horas”. “After Hours”. De Martin Scorsese (EUA, 1985). 97 min. 35mm. 14 anos. Com Griffin Dunne,Rosanna Arquette, Teri Garr, John Heard,Catherine O'HaraLinda Fiorentino.
Em um café de Manhattan, o processador de texto Paul Hackett se reúne e fala de literatura com Marcy. Mais tarde naquela noite, Paul pega um táxi para o apartamento de Marcy no centro da cidade. Sua nota de 20 dólares voa para fora da janela durante a corrida anunciando a noite inesperada que ele terá. Ele não pode pagar pela corrida e encontra-se em uma série de situações embaraçosas e com risco de morte.

Dia 19/01 - Sábado 
13h0 -Sessão gratuita –“Gangues de Nova York”. “Gangs of New York”. De Martin Scorsese (EUA/Itália, 2002). 167 min. Blu-ray. 14 anos.

16h30- “Alice Não Mora Mais Aqui”.  “Alice Doesnt Live Here Anymore”. De Martin Scorsese (EUA, 1974).  112 min. 35mm, 14 anos. 

19h –“Caminhos Perigosos”.  “Mean Streets”.  De Martin Scorsese (EUA, 1973). 112 min. 35mm. 16 anos. ComHarvey Keitel, Robert De Niro, David Proval, Amy Robinson, Richard Romanus, Cesare Danova
O cotidiano de dois indivíduos no submundo dos guetos italianos de Nova York. Charlie trabalha com o tio mafioso, realizando cobranças, mas tem esperanças de recomeçar a vida ao lado do amor de sua vida. Já o seu melhor amigo, Johnny, é um rapaz revoltado que vive se metendo em encrencas por causa de dívidas de jogos.

Dia 20/01 - Domingo 
13h -Sessão gratuita - “Ilha do Medo”. “Shutter Island”.De Martin Scorsese (EUA, 2010). 138 min. Blu-ray. 14 anos. 

16h -“Taxi Driver- Motorista de Táxi”. Taxi Driver. De Martin Scorsese (EUA, 1976).  114 min. Com Robert De Niro, Cybill ShepherdJodie Foster,Peter BoyleHarvey Keitel. 
O motorista de táxi de Nova York Travis Bickle reflete constantemente sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação. Em praticamente todas as fases de sua vida, Bickle permanece isolado e não consegue fazer contato emocional com ninguém. Incapaz de dormir noite após noite, ele frequenta os estabelecimentos de pornografia locais em busca de diversão.

18h30- “Depois de Horas”. “After Hours”. De Martin Scorsese (EUA, 1985). 97 min. 35mm. 14 anos.

Dia 21/01 - Segunda-feira 
15h – Sessão gratuita - “Contos de Nova York”.“New York Stories”. De Martin Scorsese. Woody Allen. Francis Ford Coppola (EUA, 1989). 124 min. Bluray. Livre. Com Woody Allen, Mia Farrow, Talia Shire, Giancarlo Giannini, Nick Nolte, Rosanna Arquette.
Três contos da cidade de Nova York: um artista de meia-idade obcecado pela sua jovem e bonita assistente; um precoce adolescente de 12 anos que vive em um hotel; e um advogado neurótico e sua mãe possessiva.

17h30 –Sessão gratuita- “O Lobo de Wall Street”. “The Wolf of Wall Street”.  De Martin Scorsese (EUA, 2013). 180 min. Bluray. 18 anos. Com Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, MargotRobbie, Matthew McConaughey, Kyle ChandlerRob Reiner
Jordan Belfort é um ambicioso corretor da bolsa de valores que cria um verdadeiro império, enriquecendo de forma rápida, porém ilegal. Ele e seus amigos mergulham em um mundo de excessos e seus métodos ilícitos despertam a atenção da polícia

Dia 23/01 - Quarta-feira 
13h –Sessão gratuita e inclusivaTouro Indomável”. “Raging Bull”. De Martin Scorsese (EUA, 1980). 129 min. 35mm. 18 anos. Filme dublado, com legendagem descritiva, audiodescrição e tradução de libras.

15h30– Sessão gratuita - “Contos de Nova York”.“New York Stories”. De Martin Scorsese. Woody Allen. Francis Ford Coppola (EUA, 1989). 124 min. Bluray. Livre.

18h - “O Aviador”. “The Aviator”. De Martin Scorsese (EUA/Alemanha,, 2004). 170 min. Blu-ray. 12 anos. Com Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, Kate Beckinsale, John C. Reilly, Alec Baldwin
Depois de receber a herança de seu pai, Howard Hughes passou a investir na indústria do cinema e ajudou a carreira de grandes nomes de Hollywood. Apesar de sucesso e riqueza, o pioneiro da aviação sofria de depressão e fobias paralisantes.

Dia 24/01 - Quinta-feira 
13h -Sessão gratuita- “O Lobo de Wall Street”. “The Wolf of Wall Street”.  De Martin Scorsese (EUA, 2013). 180 min. Bluray. 18 anos.

16h30- “Caminhos Perigosos”.  “Mean Streets”.  De Martin Scorsese (EUA, 1973).  112 min. 35mm. 16 anos. ComHarvey Keitel, Robert De Niro, David Proval, Amy Robinson, Richard Romanus, Cesare Danova
O cotidiano de dois indivíduos no submundo dos guetos italianos de Nova York. Charlie trabalha com o tio mafioso, realizando cobranças, mas tem esperanças de recomeçar a vida ao lado do amor de sua vida. Já o seu melhor amigo, Johnny, é um rapaz revoltado que vive se metendo em encrencas por causa de dívidas de jogos.

19h -Debatecom os críticos  Luiz Carlos Oliveira Júnior e Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida. Mediação da curadora Marina Pessanha. Entrada franca.

Dia 25/01 - Sexta-feira
13h -Kundun”.De Martin Scorsese (EUA/Mônaco, 1997). 145 min. 35mm.12 anos.

16h – “Os Infiltrados”. “The Departed”. De Martin Scorsese (EUA/Hong Kong, 2006). 151 min. 35mm.18 anos. Com Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack NicholsonMark Wahlberg, Martin Sheen, Ray Winstone.
Billy Costigan, um jovem policial, recebe a missão de se infiltrar na máfia, mais especificamente no grupo comandado por Frank Costello. Billy conquista sua confiança ao mesmo tempo em que Colin Sullivan, um criminoso que atuou na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação. Tanto Billy quanto Colin se sentem aflitos devidoà vida dupla que levam. Quando a máfia e a polícia descobrem que há um espião entre eles, a vida de ambos passa a correr perigo.

19h -“Vivendo no Limite”. “Bringing Out the Dead”. De Martin Scorsese (EUA, 1999). 121 min. 35mm. 16 anos. Com Nicolas Cage, Patricia Arquette, John Goodman, Ving Rhames.
Frank Pierce trabalha como motorista de ambulância em umas das áreas mais violentas de Nova York e sofre com a pressão constante do trabalho. Ele e seus diferentes parceiros resgatam bêbados e traficantes, levando-as a hospitais superlotados e sem estrutura, onde a ordem de chegada determina quem morre e quem vive. Atormentado pela angústia, ele é assombrado pelos espíritos das pessoas que não conseguiu salvar. 

Dia 26/01 - Sábado 
13h -“New York, New York”. De Martin Scorsese (EUA, 1977).  155 min. 35mm, 12 anos. ComLiza MinnelliRobert De NiroLionel Stander, Barry Primus, Mary Kay Place, Georgie Auld.
Um saxofonista e uma cantora se conhecem no final da Segunda Guerra, começam a se apresentar juntos e se apaixonam, mas a relaçãose desintegra com o passar do tempo. Anos depois, com carreiras já estabelecidas, os dois se reencontram.

16h - “Vivendo no Limite”. “Bringing Out the Dead”. De Martin Scorsese (EUA, 1999). 121 min. 35mm. 16 anos.

18h30- “Os Infiltrados”. “The Departed”. De Martin Scorsese (EUA/Hong Kong,, 2006). 151 min. 35mm.18 anos.

Dia 27/01 -  Domingo 
12h -  “Kundun”.De Martin Scorsese (EUA/Mônaco, 1997). 145 min. 35mm.12 anos. Com Tenzin Thuthob Tsarong, Gyurme Tethong, Tulku Jamyang Kunga Tenzin.
Da infância a idade adulta, o 14º Dalai Lama do Tibet lida com a opressão chinesa e outros problemas.

14h30 “Cassino”. “Casino”. De Martin Scorsese (EUA, 1995). 177 min. 35mm. 18 anos. Com Robert De Niro, Sharon Stone,Joe Pesci, James Woods, Don Rickles
No início dos anos 70, o mafioso Sam Rothstein é encarregado de administrar um cassino em Las Vegas. Inicialmente, ele e o amigo Nicky Santoro, com tendências violentas, conseguem transformar a casa de jogos em um verdadeiro império. Mas Sam tem uma fraqueza: ele se apaixona e casa com a bela Ginger, uma ex-prostituta ainda ligada a um trambiqueiro. Com o passar dos anos, a fortuna de Ace vai diminuindo, e ele questiona se esses dois comparsas foram a real causa do seu declínio.

17h45-“New York, New York”. De Martin Scorsese (EUA, 1977).  155 min. 35mm, 12 anos.

Dia 28/01 Segunda-feira 
14h30 – Sessão gratuita - “Cassino”. “Casino”. De Martin Scorsese (EUA, 1995). 177 min. 35mm. 18 anos.

18h - Sessão gratuita-“O Aviador”. “The Aviator”.De Martin Scorsese (EUA/Alemanha, 2004). 170 min. Blu-ray. 12 anos.


Scorsese
Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: José Aguiar e Marina Pessanha 

Produção: Firula Filmes
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil


Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
De 2 a 28 de janeiro de 2019
Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel (21) 3808-2020 
Salas de Cinema 1 (98 lugares)  
Ingressos: R$ 10 e R$5 (meia entrada). Entrada gratuita em algumas sessões (as senhas serão distribuídas 1h antes do início da sessão)

FONTE: Claudia Machado de Oliveira

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)