quinta-feira, 14 de junho de 2018

Curta metragem ´TRAVESSIA´, da diretora Safira Moreira, será exibido nos cinemas antes das sessões do filme 'BARONESA'



A ausência de fotografias da bisavó e da avó materna da diretora Safira Moreira foi o que a inspirou para fazer o curta “TRAVESSIA”, que abrirá as sessões do filme “BARONESA”, de Juliana Antunes. Com estreia no dia 14 de junho, o curta aborda a presença da ausência.

-  Travessia é o curta que realizei a partir da memória estilhaçada, fruto do apagamento histórico da população negra no Brasil. Por eu ser agora uma mulher negra com uma câmera na mão e muitos sonhos no peito, que o curta se fez. Foi no gesto de garimpar fotografias de mulheres negras nas feiras de antiguidade do Rio de Janeiro que encontrei a fotografia que abre o filme, todas as fotos que encontrei nesse espaço provinham de álbuns de famílias brancas, logo, elas refletiam esse apagamento – declara a diretora.

Segundo Safira, a oportunidade de exibir o curta em circuito comercial é um “ato revolucionário”. “É fazer tremer as estruturas, e dizer que o sonho de um cinema genuinamente brasileiro - que incorpore todas nossas possibilidades de existência - é possível.  É agradecer a existência das mulheres negras que vieram antes de mim, e que me possibilitaram ser, e o mais importante: sonhar. Travessia parte da dor e da ausência, mas encontra caminhos de cura", diz.

LISTA DE FESTIVAIS E PRÊMIOS :: TRAVESSIA

SEMANA FESTIVAL DE CINEMA:
JÚRI OFICIAL: Grande Prêmio do Júri
JÚRI DE ESTUDANTES AUDIOVISUAL: melhor curta-metragem
JÚRI DA CRÍTICA PELO COLETIVA ELVIRAS: prêmio especial do júri

JANELA INTERNACIONAL DE CINEMA DO RECIFE:
JÚRI OFICIAL: melhor montagem
JÚRI JANELA CRÍTICA: melhor curta-metragem
MENÇÃO HONROSA PELO JÚRI ABD-PE

PANORAMA INTERNACIONAL COISA DE CINEMA:
JÚRI JOVEM: melhor curta-metragem

FESTIVAL DE CINEMA LUSO-BRASILEIRO DE SANTA MARIA DA FEIRA:
JÚRI OFICIAL: Prêmio revelação 2018

FRONTEIRA FESTIVAL:
JÚRI OFICIAL: menção honrosa

 
______________________________________________________


Sobre a SESSÃO VITRINE PETROBRAS

Cada filme da SESSÃO VITRINE PETROBRAS terá pelo menos uma sessão diária com horário fixo, nos mesmos cinemas de mais de 20 cidades. Os filmes ficarão em cartaz por no mínimo duas semanas em cada cidade. A intenção é que uma programação mensal e um horário fixo tornem-se um referencial e criem um público cativo.

Em 2018, a SESSÃO VITRINE PETROBRAS estará nas seguintes cidades: Rio Branco (Cine Teatro Recreio), Maceió (Cine Arte Pajuçara), Fortaleza (Cinema do Dragão), Brasília (Cine Brasília e Espaço Itaú de Cinema Brasília), Vitória (Sesc Gloria), Goiânia (Cine Cultura Goiânia e Lumiere Bouganville 5), São Luís (Cine Lume), João Pessoa (Cine Bangue), Recife (Cine São Luíz, FUNDAJ Cinema do Museu), Teresina (Cine Teresina), Curitiba (Cineplex Batel e Cinemateca de Curitiba), Niterói (Cine Arte UFF), Rio de Janeiro (Espaço Itaú de Cinema Botafogo e Estação Net Rio), Manaus (Casarão de Ideias), Aracaju (Cine Vitória), São Paulo (Espaço Itaú de Cinema Augusta, Cinesystem Morumbi Town e CineArte), Palmas (Cine Cultura Palmas), Porto Alegre (Cine Bancários), Salvador (Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha), Belo Horizonte (Cine Belas Artes, Cine 104), Santos (Cinespaço Miramar), Belém (Cine Líbero Luxardo) entre outras.

Serviço:

Os ingressos são vendidos a preço reduzido, através da bilheteria ou “Cartão Fidelidade SESSÃO VITRINE PETROBRAS”, que poderá ser adquirido no site do projeto. Valor máximo do ingresso: R$ 12 (inteira) / R$ 6 (meia) – variando de acordo com a cidade.


Fonte:Sinny Assessoria e Comunicação

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)