segunda-feira, 9 de abril de 2018

Mostra Cinemão Z.O. encerra temporada nos dias 14 e 15 de abril em Urucânia e Paciência


Cinemão promove intervenção de cinema em bairros populares do Rio de Janeiro


Pensando numa maneira de ocupar bairros populares com cinema, o Cinemão resolveu realizar pela primeira vez, duas mostras simultâneas que acontecerão nos meses de março e abril na cidade - Mostra Cinemão Z.O e Mostra Cinemão Infantil. 

Mostra Cinemão Z.O. acontece até o fim de abril exclusivamente na Zona Oeste do Rio de Janeiro. E pela primeira vez o Cinemão promove uma "Curadoria Interativa", onde os moradores escolherão os filmes que desejam assistir dentro da cartela de filmes que serão disponibilizados. Os moradores da Zona Oeste terão a oportunidade de assistir no fim de semana filmes premiados de animação, documentário e ficção, que serão exibidos em praça pública num super telão inflável. A cartela de filmes conta com 80 títulos de longa metragem ( disponibilizados pela Ancine) e, inclusive, com o longa metragem que acaba de entrar em cartaz nos cinemas - "Híbridos: Os Espíritos do Brasil", de Vicent Moon e Priscila, curtas infantis, como  "Meu amigo Nietzsche",  "O balãozinho Azul", de Faustón Silva, entre outros fazem parte da cartela. 

Para o mês de abril, a mostra acontece no dia 14, em  Urucânia e termina no dia 15, em Paciência. 

"Os bairros populares precisam de intervenção de saúde, educação , saneamento, transporte, segurança e também de cultura. Ocupar espaços públicos e populares com o cinema é, em si, um grandioso ato da indústria audiovisual. O cinema vai encontrar com uma parcela da população que mais sofre nesta cidade", afirma Cid César Augusto, produtor e exibidor (Cinemão). 

A Mostra Cinemão Z.O. tem patrocínio da RioFilme e Secretaria Municipal de Cultura.


Sobre o Cinemão

O Cinemão é uma rede exibidora popular. É uma sala de cinema móvel. Trata-se de uma carro aparelhado para exibição de filmes, equipado com projetor de alta performance, super telão inflável, sistema de som, cadeiras e pipoqueira.

Este projeto está em atividade desde 2010 e protagoniza o maior número de intervenções cinematográficas em espaços públicos no Rio de Janeiro. 

O objetivo principal é democratizar e promover o cinema brasileiro de forma prática, gratuita e eficiente. O projeto exibe uma produção nacional (curtas e longas de todos os gêneros) de forma democrática e acessível, atendendo a toda e qualquer população. Também faz parte deste projeto a realização de oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes.

A partir de acordos com distribuidores nacionais, o Cinemão funciona como uma importante janela para democratização do cinema brasileiro. 
Também realiza oficinas de audiovisual e usa tecnologia própria por meio do Aplicativo "Cinemão" para o estímulo de construção de narrativas populares.

Com o intuito de difundir ainda mais as realizações propostas e atuar no processo de formação de plateias para o cinema nacional, tanto a exibição dos filmes e as oficinas possuem entrada franca em todas as suas atividades.
A  Mostra Cinemão Infantil  tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e LIQ, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. Apoio da Epson. Apoio Institucional da Unic-Rio e RioFilme.


Serviços: Mostra Cinemão Z.O. 
Campo da Rua Quinze. Urucânia.
Dia 14/4, sábado, às 19h
Praça do Ponto Chic. Paciência.
Dia 15/4, domingo, às 19h
Entrada gratuita.
Classificação livre.
Fonte: ROMA in Press - Roberta Mattoso Comunicação e Imprensa.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)