quarta-feira, 21 de março de 2018

Estúdio Escola de Animação inscreve até o dia 25 de março


No ano em que o Brasil será o país homenageado no célebre Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França, o Estúdio Escola de Animação (EEA) se prepara para iniciar o sexto ano de atividades. Jovens entre 16 e 24 anos, do Rio e Grande Rio, podem concorrer a uma das 45 vagas que serão abertas em três turmas. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pelo site www.estudioescola.com.br
A iniciativa coleciona casos gratificantes de descoberta, engajamento e transformação pessoal. Falas como “logo no primeiro contato eu tive certeza absoluta do que eu queria fazer na minha vida” ou “quando comecei eu nem sabia abrir um programa direito e agora já estou animando cenas”, ou, ainda, “é incrível que um curso desse nível seja gratuito” são recorrentes entre os alunos, escolhidos em disputado processo seletivo.
Realizado desde 2012 pelo Copa Studio e pela Baluarte Cultura, o EEA foi pensado para oferecer uma primeira experiência na área aos jovens cariocas em busca vocacional. “Não estamos aqui para substituir cursos livres ou universitários de animação. Queremos somar, queremos compor”, se entusiasma Zé Brandão, diretor do Copa Studio e coordenador pedagógico do projeto. “É bonito ver como o mercado de animação vira uma opção real para a garotada depois que estuda com a gente”, destaca Paula Sued, diretora de produção da Baluarte Cultura.
Em 2018, 14 ex-alunos do Estúdio Escola de Animação atuam profissionalmente no setor no Brasil em importantes estúdios de animação como 2DLab, Birdo Studio e Combo Studio.
O Estúdio Escola de Animação é patrocinado pela Halliburton e pelo Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, MobiCare, Wilson Sons e Wilson Sons Ultratug Offshore, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. O projeto conta ainda com parceria institucional da Toon Boom Animation para fornecimento dos softwares de animação.
Veja as animações dos anos anteriores, com depoimentos dos alunos e trechos das aulas:

AS AULAS COMEÇAM EM MAIO E DURAM CINCO MESES
O curso reproduz o ambiente e o funcionamento de um estúdio profissional e abrange as diversas funções de uma produção, para além do desenho. Em aulas teóricas e práticas, entram no currículo itens como Roteiro, Edição, Storyboard, Animacão e Ilustração, abrindo um vasto leque de possibilidades de criação. Ao final, as turmas apresentam os curtas de animação em um evento aberto ao público.
As aulas começam em maio e têm duração de cinco meses, no Centro do Rio de Janeiro. O curso é inteiramente gratuito, com transporte e lanche financiados pelo Estúdio Escola de Animação.
Desde a sua primeira edição, mais de 200 jovens aprenderam diferentes técnicas de animação, tanto digitais quanto analógicas. Ao todo, foram produzidos 19 curtas metragens de animação, totalizando 12 participações em festivais (incluindo o AnimaMundi em 2013, 2014, 2015 e 2017) e dois prêmios. 
UM PROJETO QUE VALORIZA TALENTOS
A escola tradicional como ela (ainda) é não contempla todos os talentos. Se você não é craque em matemática ou sabe tudo de história, por exemplo, dificilmente será um dos destaques em sala de aula. O Estúdio Escola de Animação traz uma alternativa para alunos com dotes artísticos e também para os seus pais, que vêem os filhos como excluídos pelo ensino tradicional.
O que o jovem mais quer é se expressar, e o desenho animado é uma excelente ferramenta para isso, avalia Zé Brandão. “O curso abre essa porta. Eles se sentem valorizados e descobrem ali uma vocação, afirma o produtor das séries Tromba Trem, Irmão do Jorel e Historietas Assombradas, exibidas no Cartoon Network. Sucessos como este e também O Menino e O Mundo, filme indicado ao Oscar, e as séries Peixonauta, Show da Luna, Sítio do Pica-pau Amarelo e Turma da Mônica, são exemplos do crescimento do setor no país.
A demanda por profissionais também vem aumentando gradualmente. “As animações fazem parte de uma indústria estratégica pelo mundo. Elas comunicam a nossa cultura, criam uma identificação universal, viajam facilmente pro exterior e empregam muitos profissionais. O Brasil começou a enxergar tudo isso recentemente”, completa Zé Brandão.


QUEM FAZ O ESTÚDIO ESCOLA DE ANIMAÇÃO
Baluarte Cultura | REALIZAÇÃO:
A Baluarte Cultura é uma empresa especializada em consultoria e gestão cultural com mais de 80 projetos realizados no Brasil e exterior. Acreditamos que a cultura é um poderoso meio de transformação social e por isso buscamos um mundo com maior potência criativa. Nosso negócio é a Responsabilidade Cultural: Pensamos a cultura de forma estratégica para gerar impactos positivos para a sociedade e empresas. 
Desde 2015 somos Empresa B Certificada e integramos o movimento global de empresas melhores para o mundo. O Sistema B (http://sistemab.org) certifica e empodera empresas que estão comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Nossa atuação está alinhada ao fortalecimento de 5 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pelas Nações Unidas para combater os principais desafios econômicos, sociais e ambientais do planeta; são eles:
Copa Studio | REALIZAÇÃO: É uma empresa brasileira voltada para a criação e produção de conteúdos de animação. Com sede no Rio de Janeiro, o portfólio do Copa Studio inclui sete séries para TVs nacionais e internacionais, como Tromba Trem, Irmão do Jorel e Historietas Assombradas (para crianças malcriadas), além de animações para publicidade, filmes institucionais, ilustrações e curtas metragens.

Secretaria Municipal de Cultura | PATROCÍNIO: Uma cultura plural, inclusiva e diversa. A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro destaca a importância da cultura como forma de gerar trabalho, renda e dignidade, principalmente de desenvolvimento humano. A cultura é um ponto de pacificação. Ela tem um papel transversal em toda sua ação. A cidade do Rio de Janeiro, capital do país por tantos anos, é, ainda hoje, reconhecida como a capital cultural do país, polo de criatividade no cinema, no teatro, na dança, na música, na literatura, rica em equipamentos culturais de qualidade e importância, como museus, bibliotecas, casas de espetáculo, e, paralelamente a todos esses valores, também nas ruas, em cada esquina, em cada praia, em cada beco, em cada viela esta mesma criatividade se manifesta e inspira nosso trabalho todos os dias.
Toon Boom | Parceria Institucional: Hoje o país tem acesso aos melhores softwares de animação do mundo e com os alunos do Estúdio Escola de Animação não é diferente: o projeto é a primeira iniciativa do tipo a ter uma parceria no Brasil com a Toon Boom, líder mundial neste mercado, que desde 2016 fornece gratuitamente a licença do programa para utilização nas aulas – o mesmo usado pelos maiores estúdios de animação do mundo. 

Fonte: Monica Ramalho/ Belmira Comunicação


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)