Entre os destaques, a faixa Ibermedia apresenta o premiado "Dólares de Arena", de Israel Cárdenas, filme da República Dominicana estrelado por Geraldine Chaplin, dia 04/12, às 23hs.
______________________________________________________
Segunda-feira, 4 de dezembro
Dólares de Arena
23h00, na TV Brasil
Título original: Dólares de Arena. País: República Dominicana. Ano: 2014. Gênero: drama. Direção: Israel Cárdenas, Laura Amelia Guzmán. Elenco: Geraldine Chaplin, Yanet Mojica, Ricardo Ariel Toribio.
Noelí, uma jovem dominicana, perambula pelas praias de Las Terrenas, onde ganha alguns dólares as custas dos turistas. Entre eles está uma mulher francesa de meia-idade chamada Anne. O namorado de Noeli elabora um plano para que ela viaje para Paris com Anne e lhe envie dinheiro periodicamente. Noeli, inicialmente, gosta da proposta, mas, à medida que sua partida se aproxima, suas dúvidas começam a atacá-la.
Estrelado por Geraldine Chaplin, o drama “Dólares de Arena” conta a história de uma mulher francesa madura que se apaixona por uma jovem dominicana. O filme conqusitou diversos prêmios nos evento de cinema.
O longa foi reconhecido com o Prêmio do Juri no Festival de Cinema GLBT de Santo Domingo (República Dominicana). Geraldine Chaplin conquistou o Prêmio de Melhor Atriz no Festival do Novo Cinema Latino Americano de Havana (Cuba), no Festival de Chicago (EUA) e no Festival de Nashville (EUA.
O drama ainda recebeu o Prêmio de Trilha Sonora e o Prêmio de Melhor Filme concedido pelo Juri Jovem do Festival Ibero-Americano do Ceará. Também ganhou o Prêmio FIPRESCI no Festival do Cairo (Egito).
Inédito. 85 min.
Classificação Indicativa: 18 anos
Horário: 23h00
_______________________________
Segunda-feira, 4 de dezembro (madrugada de segunda para terça-feira)
El Cuerno de La Abundancia
1h30, na TV Brasil
Título original: El Cuerno de La Abundancia. País: Cuba. Ano: 2008. Gênero: comédia. Direção: Juan Carlos Tabío. Elenco: Jorge Perugorría, Laura de la Uz, Mirta Ibarra, Yoima Valdés, Vladimir Cruz.
Em Yaragüey, uma pequena cidade imaginária de Cuba, uma notícia explode como um foguete: todos os descendentes das Castiñeiras serão herdeiros de uma grande soma de dinheiro que algumas freiras depositaram em um banco da Inglaterra, no século XVIII. A partir desse momento, a vida de todas as Castiñeiras é desestabilizada, especialmente a de Bernardito e sua esposa Marthica. Todo mundo tem que lidar com o processo de reivindicações, enquanto alguns se endividam loucamente.
A comedia “El Cuerno de La Abundancia” conquistou o Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Havana (Cuba). O longa foi agraciado com o Prêmio do Juri no Festival de Cartagena de Indias (Colômbia) e no Festival de Mar de Plata (Argentina).
O filme cubano ainda recebeu o Prêmio do Público no Festival de Lima (Peru), no Festival Rapa Nui (Chile) e no Festival de Biarritz (França).
Inédito. 107 min.
Classificação Indicativa: 18 anos
Horário: 1h30
_______________________________
Terça-feira, 5 de dezembro (madrugada de terça para quarta-feira)
Las Carpetas
01h30, na TV Brasil
Título original: Las Carpetas. País: Porto Rico. Ano: 2011. Gênero: documentário. Direção: Maite Rivera Carbonell. Elenco: Testimonios de Providencia “Pupa” Trabal, Norma Valle Ferrer, Ismael Guadalupe, Miguel Hudo Ricci, Norma Torres Sanes, Julio César Andrade.
A polícia porto-riquenha, com o apoio do FBI, espiou e perseguiu por décadas as pessoas que não concordavam com o governo. As informações obtidas foram armazenadas em arquivos chamados "la carpetas".
O documentário de Porto Rico conta a história das vítimas e dos agentes envolvidos nesta perseguição política. Os testemunhos expõem a extensão dessa perseguição e as consequências que teve na vida dessas pessoas. Olhar para o passado levanta questões sobre o presente: esse tipo de prática ainda acontece? Quem são os novos subversivos?
A produção documental “Las Carpetas” foi premiada no Festival de Havana (Cuba).
Inédito. 75 min.
Classificação Indicativa: 18 anos
Horário: 01h30
_________________________________
Quarta-feira, 6 de dezembro
Vai Trabalhar, Vagabundo II – A Volta
23h00, na TV Brasil
Ano: 1991. Gênero: comédia. Direção: Hugo Carvana. Elenco: Hugo Carvana, Nelson Xavier, Otávio Augusto, Lutero Luiz, Marieta Severo, Marcos Palmeiras e Andrea Beltrão.
Depois de 15 anos fazendo o mundo, o herói Secundino Meireles encontra-se em Acapulco, no México, casando-se com uma milionária septuagenária, para logo depois fugir em um caixão atapetado de dólares, remetido aos antigos companheiros do Rio, Babalu e Godofredo.
De volta ao Rio, Dino assiste a seu próprio sepultamento e a partir daí, perde os dólares e instala-se na casa de Babalu que tem ciúmes da intimidade entre sua mulher, Tereza e o amigo.
De Acapulco ao Rio e São Paulo, uma obsessiva busca do amor escapulido: Carmem, a Dama de Copas, que ele não esqueceu, famosa por suas trapaças nos cassinos. O golpe de fabricação de uma supervitamina afrodisíaca aproxima Dino de Edu que acaba levando-o à Dama de Copas. Carmem e Dino jogam sua última cartada. Terminará ali a busca de Dino?"
"Vai Trabalhar, Vagabundo II – A Volta" (1991) sequência de “Vai Trabalhar, Vagabundo” (1973) rendeu a Hugo Carvana o Troféu Candango de Melhor Ator no Festival de Brasília e o Kikito de Ouro na mesma categoria no Festival de Gramado.
Os dois eventos ainda renderam também outros reconhecimentos ao filme. No Festival de Brasília, Andréa Beltrão ganhou o Prêmio de melhor Atriz Coadjuvante enquanto que no Festival de Gramado o longa venceu nas categorias Música e Direção de Arte.
Inédito. 105 min.
Classificação Indicativa: 16 anos
Horário: 23h00
___________________________________
Quarta-feira, 6 de dezembro (madrugada de quarta para quinta-feira)
Pelo Malo
01h30, na TV Brasil
Título original: Pelo Malo. País: Venezuela. Ano: 2013. Gênero: drama. Direção: Mariana Rondón. Elenco: Samantha Castillo, Samuel Lange, Nelly Ramos, Beto Benítes.
Junior tem nove anos e o "cabelo ruim", como é chamado na Venezuela o cabelo extremamente encaracolado. O menino pretende alizá-lo para a foto da escola: ele quer parecer um cantor de moda, o que horroriza sua mãe Marta, educada à moda antiga. Quanto mais Junior tenta ficar bonito para sua mãe amá-lo, mais a mulher o rejeita.
O drama venezuelano conquistou diversos prêmios. O longa foi reconhecido como Melhor Filme no Festival de San Sebastian (Espanha). Foi agraciado com os Prêmios de Melhor Direção e Melhor Roteiro no Festival de Mar del Plata (Argentina).
No Festival de Porto Rico, a produção foi considerada o Melhor Filme Caribenho. Já no Festival de Viña del Mar (Chile), “Pelo Malo” ganhou o Prêmio de Melhor Direção.
No Festival de Tesalonica (Grécia), o filme recebeu o Prêmio do Júri e o Prêmio FIPRESCI. No Festival de Torino (Itália), o longa foi agraciado nas categorias Melhor Roteiro e Melhor Atriz (Samantha Castillo). No Festival de Motreal (Canadá), o drama venceu na categoria Melhor Atriz.
A produção também conquistou o Prêmio de Melhor Filme Internacional no Festival de Jagram (Índia) e o Prêmio da Crítica no Festival de Rabat (Marrocos).
Inédito. 90 min.
Classificação Indicativa: 18 anos.
Horário: 01h30
______________________________________
Quinta-feira, 7 de dezembro (madrugada de quinta para sexta-feira)
Jhonny Cien Pesos
01h30, na TV Brasil
Título original: Jhonny Cien Pesos. País: Chile. Ano: 1993. Gênero: drama. Direção: Gustavo Graef Marino. Elenco: Armando Araiza, Patricia Rivera, Willy Semler, Aldo Parodi, Rodolfo Bravo, Eugenio Morales, Sergio Hernández, Luis Gnecco, Boris Quercia, Paulina Urrutia, Luis Alarcón, Patricia Guzmán, Cristián Campos, José Manuel Salcedo, Aldo Bernales.
Após 17 longos anos, a ditadura finalmente termina no Chile. Agora, cabe a cada chileno se empenhar em sobreviver na nova democracia. O jovem Jhonny vive com sua mãe em uma área marginal de Santiago.
Ele se juntou a uma gangue com a qual ele decide assaltar uma loja de video. Mas o que começa como um pequeno roubo, torna-se uma espiral de violência que Jhonny pode não conseguir sair.
O drama “Jhonny Cien Pesos” conquistou o Prêmio de Melhor Filme da Associação de Jornalistas do Espetáculo do Chile. No Festiva Mystfest XVI de Cattolica (Itália), a produção recebeu os Prêmios de Melhor Filme e o Prêmio do Público.
Inédito. 90 min.
Classificação Indicativa: 18 anos.
Horário: 01h30
________________________________
Sexta-feira, 8 de dezembro (madrugada de sexta-feira para sábado)
Asaltar los Cielos
00h30, na TV Brasil
Título original: Asaltar los Cielos. País: Espanha. Ano: 1996. Gênero: documentário. Direção: José Luis López-Linares, Javier Rioyo. Elenco: Charo López (voz); Luis Mercader, Laura Mercader, Elena Poniatowska, Manuel Vázquez Montalbán, Víctor Alba, Teresa Palau, Santiago Carillo, Sara Montiel.
Um velho, sentado na mesa do escritório, lê um artigo. Ao lado dele está o autor do texto, um homem jovem, bonito e amável. A data é 20 de agosto de 1940 e o acontecimento se passa em uma casa em Coyoacán, nos arredores da Cidade do México.
O jovem tira uma picareta escondida em sua capa de chuva e atinge o crânio do velho. Há um profundo grito de raiva e dor. É o grito de um homem que morreria. Um grito que perseguirá o assassino pelo resto de sua vida.
O assassinado é chamado Leon Trotsky. O assassino é Ramón Mercader del Río, espanhol, agente da KGB. Um homem com a missão de assaltar os céus.
O documentário espanhol dirigido por José Luis López-Linares conquistou o Prêmio do Juri como reconhecimento no Festival de Bogotá (Colômbia) e no Prêmio Ondas (Espanha).
Inédito. 96 min.
Classificação Indicativa: 18 anos.
Horário: 00h30
_________________________________
Sexta-feira, 8 de dezembro (madrugada de sexta-feira para sábado)
Vestido de Novia
02h30, na TV Brasil
Título original: Vestido de Novia. País: Cuba. Ano: 2014. Gênero: drama. Direção: Marilyn Solaya. Elenco: Laura de la Uz, Luis Alberto García, Isabel Santos, Jorge Perugorría.
Em Havana na década de 1990, uma enfermeira e um construtor de casas vivem felizes casados. Um fato circunstancial da vida passada testará seus sentimentos, minando os princípios mais elementares.
O drama "Vestido de Novia" trata da questão da repressão vivida por minorias sexuais em Cuba nessa época.
O longa conquistou diversos prêmios no Festival de Havana (Cuba) nas categorias Melhor pós-produção, Prêmio do Público, Prêmio Caminhos e o Prêmio do Centro Memorial Dr. Martin Luther King Jr.
O filme ainda foi agraciado com o Prêmio do Público no Festival de Málaga (Espanha) e no Festival de Torino (Itália).
Inédito. 104 min.
Classificação Indicativa: 18 anos.
Horário: 02h30
__________________________
Sábado, 9 de dezembro
Jeca contra o Capeta
16h00, na TV Brasil
Ano: 1975. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi e Pio Zamuner, com Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Pirilo, Néa Simões, Fausto Rocha Jr, Rose Garcia, Jair Talarico, Leonor Navarro, Jorge Pires, Aparecida de Castro, José Mauro Ferreira, José Velloni, Carlos Garcia, Cavagnole Neto, Macedo Netto, Rui Elias, Luiz Carlos de Oliveira, Almerinda dos Santos.
A gozação já começa na temática: o Jeca tem de enfrentar uma rica fazendeira que faz de tudo para ter o seu amor. Em tempos do sucesso mundial do filme “O Exorcista”, Mazzaropi deu sua versão tupiniquim ao blockbuster e na época arrebanhou multidões aos cinemas com este longa que é um dos maiores recordes de público do cinema nacional.
O filme “Jeca contra o capeta” é uma comédia sem limites em que o querido Jecão leva o capeta à loucura e faz as pessoas caírem da cadeira de tantas risadas.
Reprise. 95 min.
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 16h00
____________________________
Sábado, 9 de dezembro
Um caipira em Bariloche
23h00, na TV Brasil
Ano de estreia: 1973. Gênero: comédia. Direção: Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi, com Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Beatriz Bonnet, Ivan Mesquista, Carlos Valone.
Polidoro, um fazendeiro ingênuo cai na conversa do genro e vende suas terras para um vigarista que engana a todos, inclusive sua própria esposa, uma argentina honesta e desiludida com o amor.
Por pura armação, os dois acabam indo parar em Bariloche e lá na neve, em meio a confusões e gargalhadas, o caipira começa a juntar os fatos e retorna para desmascarar os vilões.
A comédia promete muitas risadas e momentos de diversão, intriga e suspense para a plateia. O longa “Um caipira em Bariloche” foi uma das maiores bilheterias de toda a carreira do saudoso humorista Amácio Mazzaropi.
Reprise. 100 min.
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 23h00
_________________________
Sábado, 9 de dezembro (madrugada de sábado para domingo)
O Velho e o Novo
0h45, na TV Brasil
Título original: Staroie i Novoie. País: União Soviética. Idioma: russo. Ano: 1929. Gênero: drama mudo. Preto e branco. Direção: Serguei Eisenstein e Grigori Aleksandrov, com Marfa Lapkina, Konstantin Vasilyev, Vassily Buzenkov, M.Ivanin, Ivan Yudin.
Com técnicas arcaicas e manuais, os camponeses pobres – ampla maioria da população soviética nos anos 1920 – mal conseguiam sobreviver. Eram explorados pelos “kulaks”, a elite do campesinato.
Cansada de passar necessidade, a camponesa Marfa Lapkina decide reforçar o movimento pela coletivização da agricultura e organiza um “kolkhoz” (cooperativa) com seus vizinhos.
De início, a adesão é pequena, mas em meio a uma intensa luta ideológica entre velhas e novas concepções, as vantagens da produção coletiva vão se afirmando.
Ponto alto do cinema mudo, “O Velho e o Novo” (1929) explora ao máximo os recursos da montagem dialética. Os cineastas Serguei Eisenstein e Grigori Aleksandrov começaram a rodar o filme em 1927. A primeira edição foi concluída no início de 1929 e tinha 121 minutos, mas não foi apresentada ao público. Os diretores decidiram realizar uma nova edição, com tempo menor.
Reprise. 121 min.
Classificação Indicativa: 18 anos
Horário: 0h45
________________________
Domingo, 10 de dezembro (madrugada de domingo para segunda-feira)
Los Colores de La Montaña
00h30, na TV Brasil
Título original: Los Colores de La Montaña. País: Colômbia. Ano: 2010. Gênero: drama. Direção: Carlos César Arbeláez. Elenco: Hernán Mauricio Ocampo, Nolberto Sánchez, Génaro Aristizábal, Hernán Méndez, Carmen Torres, Natalia Cuellar.
Manuel sonha em se tornar um grande goleiro. Seu sonho parece se cumprido quando seu pai lhe dá uma nova bola. Mas um acidente faz com que ele caia em um campo minado. No meio de aventuras e jogos infantis, os sinais de conflito armado estão assumindo a vida dos habitantes de "La Pradera", uma pequena cidade nas montanhas da Colômbia.
O drama conquistou o reconhecimento com diversos prêmios. No Festival de Bogotá (Colômbia), a produção foi considerada o Melhor Filme Colombiano. No Festival de Cinema Viña del Mar (Chile), o longa recebeu o Prêmio de Melhor Filme.
No Festival de São Sebastião (Espanha) e no Festival de Biarritz (França), a obra venceu na categoria Melhor Diretor estreante.
Já na Suiça, no Festival de Cinema da América Latina, o filme recebeu o Prêmio do Júri Jovem e o Prêmio Internacional das Brigadas da Paz. O Festivalde Friburgo, no mesmo país, rendeu ao drama o Prêmio do Público e o Prêmio do Júri.
No Encontro de filmes sul-americanos em Marselha (França), venceu na categoria Melhor Ator. Já no Festival de Cinema Latino de Los Angeles (EUA), a produção ganhou como Melhor Roteiro.
Inédito. 93 min.
Classificação Indicativa: 18 anos
Horário: 00h30
Fonte: Fernando Chaves/ TV BRASIL
0 comments:
Postar um comentário