quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Docfic 'Cora coralina, todas as vidas' estreia em mais 4 cidades brasileiras


Longa dirigido por Renato Barbieri estreia dia 21/12 em MaceiĂł, Porto Alegre, Salvador e Batatais.

Em cartaz desde o dia 14 de Dezembro em SĂŁo Paulo, Rio de Janeiro, NiterĂłi, BrasĂ­lia e GoiĂąnia, o filme "Cora Coralina, todas as vidas", chega em mais quatro cidades brasileiras (MaceiĂł, Porto Alegre, Salvador e Batatais). Primeiro longa-metragem sobre a poeta e ganhador de “Melhor Filme” pelo JĂșri Popular e de “Melhor Edição de Som”, no Festival de Cinema de BrasĂ­lia, o longa “Cora Coralina” participou tambĂ©m do Festival Internacional de Cinema e VĂ­deo Ambiental (FICA 2015) e da 14ÂȘ Festa LiterĂĄria Internacional de Paraty (FLIP 2016). AlĂ©m, de ter sido o grande escolhido para abrir o 43Âș Festival Sesc Melhores Filmes, o mais antigo festival de cinema da cidade de SĂŁo Paulo. Livremente inspirado na obra “Cora Coralina – RaĂ­zes de Aninha” de ClĂłvis Carvalho Britto e Rita Elisa Seda e direção de Renato Barbieri, o filme tem no elenco atrizes consagradas como Walderez de Barros e Tereza Seiblitz, as talentosas Camila MĂĄrdila (ganhadora de Sundance) e Maju Souza, alĂ©m das participaçÔes especiais de Beth Goulart e ZezĂ© Mota.


SINOPSE

CORA CORALINA - TODAS AS VIDAS, Ă© um longa-metragem docfic (formato hĂ­brido), que narra, com a força da poesia de Cora, aspectos pouco conhecidos da vida de Ana Lins dos GuimarĂŁes Peixoto Bretas, a Cora Coralina, uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos. Em emocionantes 75 minutos, o filme revela a trajetĂłria de Cora Coralina dos anos de infĂąncia atĂ© se casar e sair de GoiĂĄs; do largo tempo de 45 anos vividos em diferentes cidades no estado de SĂŁo Paulo; e de seu retorno Ă  Cidade de GoiĂĄs, quando se revelou ao Brasil com a força de sua poesia. Todas as vidas de Cora Coralina em uma narrativa poĂ©tica nas vozes, sentimentos e interpretaçÔes de seis geraçÔes de grandes atrizes brasileiras. Uma polifonia das vozes de Cora que revela, em prosa, verso e imagens, seu imenso talento literĂĄrio e conteĂșdo humano. O filme Ă© livremente baseado no livro “RaĂ­zes de Aninha”, de ClĂłvis Brito e Rita Elisa Seda.


FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO - Renato Barbieri

PRODUÇÃO - AsaCine ProduçÔes

PRODUÇÃO EXECUTIVA - Márcio Curi, Elizabeth Curi e Carmen Flora

ROTEIRO - Renato Barbieri e Regina Pessoa
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO - Elizabeth Curi
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA - Waldir de Pina
DIREÇÃO DE MONTAGEM - Neto Borges
TRILHA MUSICAL - Luiz Olivieri e Eduardo Canavezes
CÂMERA - Antoine D’artemare
TÉCNICO DE SOM - Francisco Creaesmeyer
EDITOR DE SOM - Micael GuimarĂŁes
DIRETOR DE ARTE - Henrique Dantas
FIGURINO - ClĂĄudia Wiltgen
CENÓGRAFO - Anderson SolimĂ”es
EDITOR DE IMAGEM - Diego Cajueiro

DISTRIBUIÇÃO - Tucuman/FĂȘnix Filmes
ELENCO
Camila de Queiroga Salles

Camila MĂĄrdila

Maju Souza

Tereza Seiblitz
Walderez de Barros

Participação Especial
Beth Goulart
Zezé Mota
JoĂŁo AntĂŽnio

SOBRE O ELENCO



BETH GOULART

De importante família de artistas, Beth Goulart é atriz e diretora de teatro, veículo onde construiu uma carreira notåvel, com produçÔes importantes. Estreou em novelas em 1976, em Papai coração, produção da Tupi que reunia a família toda. Daí para a frente, desenvolveu carreira expressiva na TV e no cinema, com mais de 20 trabalhos no currículo. Beth interpreta poemas de Cora.

CAMILA MARDILA
Aos 26 anos, a atriz Camila MĂĄrdila, em seu segundo longa-metragem, ‘Que horas ela volta?’, dividiu com Regina CasĂ© o prĂȘmio de melhor atriz no Festival de Sundance. Camila MĂĄrdila participou do filme “O outro lado do paraĂ­so”, dirigido por AndrĂ© Ristum, lançado em 2016. Camila vive a Cora de 21 anos.

MAJU SOUZA
Ela tem apenas 15 anos e uma carreira quase tĂŁo longa quanto. Maju Souza faz balĂ© desde os trĂȘs anos e teatro desde os oito. JĂĄ estrelou 10 peças, quatro filmes e lançou o seu primeiro livro quando tinha apenas nove anos. Maju tambĂ©m atuou no filme “O outro lado do paraĂ­so”, dirigido por AndrĂ© Ristum, e vive a Cora de 14 anos.

TEREZA SEIBLITZ
Iniciou a vida artĂ­stica como bailarina e participou de musicais no teatro. Estudou na CAL com Tizuka Yamazaki, com quem estreou no cinema no longa-metragem Fica Comigo. Estreou na televisĂŁo em Barriga de Aluguel e depois fez Pedra Sobre Pedra. Ganhou notoriedade na novela Renascer. Em 1994, atuou na novela Explode Coração, como a cigana Dara. Tereza dĂĄ vida ao “eu lĂ­rico” de Cora.

WALDEREZ DE BARROS
Artista de poderosos recursos, presente em exigentes produçÔes artĂ­sticas. Casada com o dramaturgo Plinio Marcos, emprestou o seu talento a importantes montagens da obra do autor: “Navalha na Carne” e “QuerĂŽ”, entre outras. Considerada pela crĂ­tica um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira, voltou aos palcos em 2013 para comemorar 50 anos de carreira. Walderez dĂĄ vida Ă  Cora madura.

ZEZÉ MOTTA
Uma das mais carismĂĄticas artistas brasileiras. Atriz de sucesso no cinema e na televisĂŁo, Ă© tambĂ©m cantora de talento. ZezĂ© Motta participou de dois momentos importantes nas artes cĂȘnicas brasileiras: a peça Roda Viva, de Chico Buarque em 1967, e a novela Beto rockfeller, em 1968. No cinema, consagrou-se em 1976 como Xica da Silva, no filme dirigido por Carlos Diegues. ZezĂ© interpreta poemas de Cora.

Festivais

- Mostra BrasĂ­lia do 49Âș Festival de BrasĂ­lia do Cinema Brasileiro (2016)

- FLIP - Festa literĂĄria internacional de Paraty (2016)

- FICA – Festival Internacional de Cinema e VĂ­deo Ambiental, GoiĂĄs (2015)
- 43Âș Festival Sesc Melhores Filmes (2017)

PRÊMIOS
- Margarida de Prata da CNBB (2016)

- TrofĂ©u CĂąmara Legislativa do 49Âș Festival de BrasĂ­lia do Cinema Brasileiro (Melhor longa metragem – JĂșri Popular e Melhor edição de som)



Fonte: Narda StaĂ«l Gracine/ FĂȘnix Distribuidora de Filmes

SHARE THIS

0 comentĂĄrios:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)