sexta-feira, 24 de novembro de 2017

‘Era Uma Vez Brasília’, de Adirley Queirós, e ‘Travessia’, de Safira Moreira, foram os grandes vencedores da 9ª Semana


Responsável por abrir espaço ao cinema brasileiro contemporâneo, a Semana anunciou nesta quarta-feira, dia 22 no novembro, os vencedores de sua Mostra Competitiva. Era Uma Vez Brasília, de Adirley Queirós, e Travessia, de Safira Moreira, foram os grandes vencedores de sua 9ª edição. Em 2017, quatro júris foram responsáveis por assistir, debater e definir os destaques da programação: Júri Oficial — composto por Mariana Nunes, Paula Gaitán e Philipp Hartmann —; Júri De Estudantes de Audiovisual — integrado por Bia Praça, Milena Manfredini e Pedro Rena —; Júri da Crítica pelo Coletivo Elviras — representadas por Andrea Ormond, Ana Paula Alves Ribeiro e Taiani Mendes —; e o Júri Edt. — composto por Eva Randolph, Fernando Vidor e Karen Harley.

Produzida pela Jurubeba Produções e patrocinada pela RioFilme e a SEC-RJ, a 9ª Semana reúne curtas, médias e longas-metragens, que competem em pé de igualdade e disputam as mesmas premiações. Ao todo, foram 7 dias, 56 filmes, 22 sessões e 3 debates com foco do que há de mais potente e inovador no cinema contemporâneo – sobretudo, o produzido no Brasil. 

VENCEDORES DA 9ª SEMANA:

JÚRI OFICIAL
Este júri indicou cinco destaques entre os longas, curtas e médias-metragens em competição. Dois prêmios fixos – os de Melhor Filme e o Grande Prêmio do Júri, que são obrigatoriamente destinados a obras de formatos diferentes (um longa e um curta ou média-metragem). Os outros três prêmios foram indicados de acordo com sua avaliação, destacando aspectos técnicos ou estéticos que se sobressaiam no conjunto das obras apresentadas.

Melhor Filme: Era Uma Vez Brasília, direção de Adirley Queirós - “Pela sua linguagem radical da escrita cinematográfica; filme essencial neste momento – no cinema, no Brasil e no mundo.”

Glenda Nicácio (Café com canela) e Safira Moreira (Travessia)
Grande Prêmio do Júri: Travessia, direção de Safira Moreira - “Pela potência cinematográfica de um gesto de resistência.”

Prêmio pela Inovação da Narrativa Fotográfica: Ava Yvy Vera – Terra do Povo do Raio, direção de Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Johnaton Gomes, Joilson Brites, Johnn Nara Gomes, Sarah Brites, Dulcídio Gomes e Edna Ximenes;

Prêmio pela Força Libertária da Palavra e da Poesia: Poesia na Guerra direção de Fernando Salinas;

Prêmio pela Experiência e Embate entre Som e Imagem: Resiliência, direção de Marcellvs L;

Menção Honrosa pelo Imaginário do Caos e sua Reinvenção Apocalíptica: Pazucus – A Ilha do Desarrego, direção de Gurcius Gewdner

* JÚRI DE ESTUDANTES DE AUDIOVISUAL
Pelo segundo ano, o festival contou com Júri de Estudantes de Audiovisual. Abrimos convocatória para que alunos de escolas diversas – universitárias ou não – se candidatassem a fazer parte de um grupo que assistiu, debateu e definiu os destaques da 9ª Semana de acordo com seu olhar.

Melhor Longa-metragem:
Café com Canela, direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio. “Pela potência de criação de novas narrativas e de novas formas de representação da mulher e do homem negro no Cinema Brasileiro. Pela sensibilidade aguçada em promover o processo de cura dos personagens negros e daqueles que os assistem.”

Melhor Curta-metragem:
Travessia, direção de Safira Moreira. “Pela reflexão que o filme propõe acerca da ausência de imagens de famílias negras na história do Brasil e pela ação-manifesto que o filme realiza ao começar a produzir essa iconografia em sua própria escritura.”

Prêmio Especial Cinema Compartilhado:

Ava Yvy Vera – Terra do Povo do Raio, direção de Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Johnaton Gomes, Joilson Brites, Johnn Nara Gomes, Sarah Brites, Dulcídio Gomes e Edna Ximenes. “Pelo processo cinematográfico, político e social que envolve o filme para além de sua exibição em uma sala de cinema. Pelo compartilhamento de mundos, ideias, técnicas, olhares, afetos e existências que o encontro entre a universidade, o cinema e o universo indígena pode proporcionar.”

Prêmio Juninho de Cinema Cultural:
Aristides de Souza: “Pela importância da inclusão de novos sujeitos históricos e sociais nos processos de criação e pensamento do Cinema Cultural.”

 JÚRI DA CRÍTICA pelo COLETIVO ELVIRAS
O Coletivo Elviras, fundado em 2016, reúne mulheres que escrevem críticas cinematográficas e/ou produzem reflexão teórica sobre o audiovisual. Este é o primeiro júri do coletivo em festivais, momento que representa um marco para todas e todos que atuam na área.

Melhor Filme:
Histórias que Nosso Cinema (Não) Contava, direção de Fernanda Pessoa. “Por analisar e desconstruir preconceitos do passado, contribuindo para a compreensão da mulher em uma sociedade complexa e cheia de camadas.”

Prêmio Especial do Júri:
Travessia, direção de Safira Moreira. “Pela beleza do argumento e pelo poder de síntese ao abordar o processo de apagamento histórico da população afro-brasileira, construindo memórias repletas de afeto e significado.”

Menção Honrosa:
O Peixe, direção de Jonathas de Andrade. “Pela concepção fílmica, experimentando os limites da vida e da morte na invenção de um ritual carregado de erotismo e sensibilidade.”

Prêmio Revelação:
Ary Rosa e Glenda Nicácio, por Café com Canela. “Pelo trabalho com as dimensões cotidianas e a apresentação de personagens plurais, dialogando em diferentes planos de tempo.”

JÚRI EDT. – PRÊMIO RICARDO MIRANDA DE MONTAGEM DE INVENÇÃO
Pelo quarto ano consecutivo, a edt. – Associação de Profissionais de Edição Audiovisual do Rio de Janeiro  premiou a montagem de filmes da Semana dos Realizadores. O prêmio foi criado em 2014 em homenagem à Ricardo Miranda que, além de grande montador e professor, foi mestre de inúmeros profissionais que atualmente dão continuidade às suas ideias sobre montagem cinematográfica. Os vencedores foram Germano Oliveira, por Música Para Quando as Luzes se Apagam, e Juliana Antunes e Affonso Uchôa, por Baronesa.

PRÊMIO INDIELISBOA

Quinto ano como parceiro da Semana, o IndieLisboa irá exibir, em sua programação, um dos filmes em competição, escolhido por sua equipe de curadoria. Histórias que Nosso Cinema (Não) Contava, direção de Fernanda Pessoa

PRÊMIO AQUISIÇÃO CineBrasilTV
Pela primeira vez, o CINEBRASILTV oferecerá um prêmio-aquisição no valor de R$ 4.000,00 para curtas ou R$ 15.000,00 para longas. Vencedor: Ava Yvy Vera – Terra do Povo do Raio, direção de Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Johnaton Gomes, Joilson Brites, Johnn Nara Gomes, Sarah Brites, Dulcídio Gomes e Edna Ximenes.

Semana
Semana foi criada em 2009, com o nome Semana dos Realizadores, tendo o objetivo de dar mais espaço aos filmes de uma nova geração de realizadores brasileiros, com a organização de exibições e debates. Hoje a Semana aposta em obras que estejam em sintonia com questões contemporâneas, que provoquem discussões sociais, políticas e estéticas, e também se arrisquem na linguagem cinematográfica. Em todas as suas edições, o evento já exibiu mais de 320 filmes, de cerca de 22 estados brasileiros.

Fonte: Rachel Almeida/ Racca Comunicação

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)