terça-feira, 12 de setembro de 2017

FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS DE MODA ACONTECE EM SÃO PAULO


São Paulo receberá entre os dias 21 e 27 de setembro o FEED DOG BRASIL - Festival Internacional de Documentários de Moda, na Cinemateca Brasileira, com entrada gratuita. A abertura será no dia 20/09, numa sessão especial para convidados com a exibição do filme inédito The First Monday in May, dirigido por Andrew Rossi, sobre o prestigiado Baile de gala do MET 2015, repleto de celebridades do cinema..

Com curadoria da documentarista e jornalista Flavia Guerra, a primeira edição contará com um total de 13 títulos nacionais e internacionais dos mais diversos temas que envolvem o mundo da moda, do luxo ao comportamento, da sustentabilidade às relações de trabalho, sem esquecer peças que são ícones de estilo. Debates, oficinas e exposição com fotos do acervo da agência Fotosite, que traçam um diálogo com os filmes em exibição, completam a programação.



Entre os documentários que mostram a relação da moda com o cinema, destaque para Borgalino City, de Enrica Viola (Itália, 2016) sobre o famoso chapéu Borsalino, presente nos primeiros filmes realizados pelos irmãos Lumière, em filmes de gangsters e eternizado por Humphrey Bogart, em Casablanca. Outro trabalho imperdível é o documentário Mapplethorpe: Look At The Pictures, de Fenton Bailey e Randy Barbato, que faz uma análise do trabalho do fotógrafo Robert Mapplethorpe, um dos mais provocativos, criativos, chocantes e importantes artistas do século 20.

FEED DOG é mais uma parceria entre os idealizadores do In-Edit Barcelona e os produtores do In-Edit Brasil, Festival de Documentários Musicais. O festival nasceu em 2015 em Barcelona, na Espanha, com o objetivo de fomentar documentários que retratam o fascinante e complexo mundo da moda como arte, comportamento e expressão cultural. Esta será a primeira edição internacional do festival, que deve seguir os mesmos passos do In-Edit Brasil, realizado em São Paulo desde 2009, com sucesso de público e crítica. A realização é da In Brasil Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio exclusivo da Riachuelo.



Confira abaixo os documentários que fazem parte da programação do Festival.


LISTA DOS FILMES INTERNACIONAIS
• The First Monday in May – de Andrew Rossi (EUA, 90 min, 2016) - os bastidores do processo de concepção e produção do Baile do Met. (INÉDITO NO BRASIL) 

• Borsalino City – de Enrica Viola (Itália, 70 min, 2016) - uma declaração de amor ao chapéu mais icônico e querido da moda: o Borsalino. (INÉDITO NO BRASIL)

• Bangaologia - The science of style – de Coréon Dú (Angola, 85 min, 2016) - uma investigação sobre a cultura de um estilo que voou de Angola para o mundo. (INÉDITO NO BRASIL)

• Out of Fashion – de Jaak Kilmi e Lennart Laberenz (Estônia, 58 min, 2016) – consumismo, desperdício e exploração nos porões da indústria global da moda. (INÉDITO NO BRASIL)

• Le testament d'Alexander McQueen – de Loïc Prigent (França, 56 min, 2015) – o legado de um dos mais influentes e emblemáticos criadores contemporâneos da moda. (INÉDITO NO BRASIL)

• Mapplethorpe: Take a Look at the Pictures – de Fenton Bailey e Randy Barbato ( EUA, 108 min, 2016) – retrato intimista do célebre e polêmico fotógrafo de NY. (18 anos)

• Model – de Frederick Wiseman (EUA, 129min, 1980) - obra clássica do grande documentarista Frederick Wiseman, ganhador de um Oscar e Leão de Ouro.

• Vivienne Westwood: Do It Yourself! - direção Letmiya Sztalryd (França, 57 min, 2011)– as muitas faces da estilista que inventou o Punk como moda. (Inédito no Cinema)

• Helmut Newton: Frames From the Edge – de Adrian Maben (Alemanha, 95 min, 1989) - trajetória do fotógrafo que quebrou tabus e paradigmas. Do mesmo diretor de Pink Floyd, Live at Pompeii, 1972.

• The Perfect Fit - de Tali Yankelevich (Reino Unido, 9 min, 2012) – o curta mergulha no mundo do Balé através dos olhos do sapateiro que se esforça para fazer sapatilhas para bailarinas de uma maneira mais confortável possível. O curta foi pré-finalista do Oscar em 2013.

NACIONAIS
• Deixa na Régua – de Emílio Domingos (Brasil, 85min, 2016) – o dia a dia das barbearias dos morros cariocas e seus fieis frequentadores.

• Idades da Moda, de Marcelo Machado e Gilmar Moretti (Brasil, 52min, 2014) – o vestir na infância, o vestir através dos tempos: história, cultura e memória.

• Fora do Figurino - As Medidas do Jeitinho Brasileiro – de Paulo Pélico ( Brasil, 73min, 2013) - o Brasil não conhece o corpo do brasileiro.

Para mais informações acesse o website do festival: www.feeddog.com.br

e na fanpage oficial do evento - facebook.com/feeddogbrasil

Serviço: FEED DOG BRASIL – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS DE MODA de 21 a 27 de setembro Abertura: 20 de setembro – para convidados Local: Cinemateca Brasileira
Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino
Entrada Gratuita

Fonte: Flávia Guerra (Jornalista/documentarista)

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)