sexta-feira, 5 de maio de 2017

REDE UCI APOIA O 1º FESTIVAL CULTURAL DE CURTAS DA ÁRVORE DE LIVROS

As inscrições estão abertas até o dia 14 de maio. O ator Wagner Moura e a escritora Bárbara Morais estão no júri que nomeará os vencedores


Para reforçar seu compromisso educacional, a Rede UCI, mais uma vez,aposta em projetos de relevância social como a Árvore de Livros, maior plataforma de leitura digital da América Latina, e se torna parceira de seu 1º Festival de Curtas. A iniciativa pretende unir cinema e literatura, com o objetivo de contribuir com a formação de leitores críticos e capazes de estabelecer relações entre diferentes mídias e linguagens.

Alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II podem se inscrever até o dia 14 de maio através do site: www.arvoredelivros.com.br/festival. A expectativa é de que aproximadamente 10 mil alunos ingressem na plataforma. 

As escolas participantes terão acesso a todo conteúdo da Árvore de Livros, incluindo um acervo cuidadosamente pensado para o projeto, e os alunos terão a oportunidade de criarem suas próprias adaptações literárias. Durante um mês, eles poderão conhecer um pouco mais sobre o universo do cinema, aprender técnicas de filmagem, roteiro e construção de personagem, além de entender a importância de se trabalhar em equipe.

Ao final do processo, cada grupo deverá produzir e roteirizar um filme de até cinco minutos, que pode ser feito com o celular ou qualquer câmera a qual tenham acesso. O material será avaliado pelo ator Wagner Moura, pela escritora Bárbara Morais, padrinhos do Festival de Curtas, e pelo cofundador da Árvore, João Leal.


“O projeto foi desenhado especialmente para os adolescentes que já nasceram na era digital. Jovens que buscam novidades a todo instante e que, muitas vezes, não se sentem estimulados por métodos tradicionais de ensino. Queremos aproveitar a importância que o audiovisual tem no dia a dia desses alunos, que passam boa parte do tempo vendo vídeos no Youtube e produzindo conteúdos para as redes sociais, para propor uma nova forma de enxergar a literatura”, afirma João.

Para marcar o fim do Festival, será realizada uma premiação, na qual serão divulgados os vencedores de cada categoria (melhor curta, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro e melhor produtor, este último destinado ao professor responsável pela equipe). Além dos troféus, cada participante irá receber um certificado de participação e o vencedor da categoria melhor curta será presenteado com uma sessão exclusiva, que acontecerá num cinema UCI na sua cidade de origem, ou em uma cidade próxima, com a exibição do curta-metragem laureado e um filme em cartaz escolhido pela equipe vencedora.

“A UCI se orgulha em apoiar projetos educacionais e sociais como o 1º Festival de Curtas da Árvore de Livros. Principalmente por ser destinado a um público em formação como o adolescente. Temos certeza que o projeto será um sucesso e se prolongará a outras edições, agregando cada vez mais conhecimento cultural aos jovens”, destaca Monica Portella, Diretora de Marketing da UCI Brasil.

Escolas públicas e particulares de todo o Brasil podem participar do projeto, que conta ainda com a parceria do Grupo Autêntica. As vagas são limitadas. A previsão de divulgação dos finalistas, vencedores e premiação é para junho. 

Sobre a Árvore de Livros
A Árvore de Livros é a maior plataforma de leitura digital da América Latina e está presente em centenas de escolas e bibliotecas do Brasil. Sua missão é contribuir com a melhoria da educação do país por meio da leitura, tornando-se referência em tecnologia educacional. Para atingir seus objetivos, a Árvore destina a escolas e bibliotecas de todo o país um acervo diversificado com mais de 10 mil títulos, ferramentas de interação entre estudantes e educadores, além de apoio pedagógico que estimula novas experiências educativas. Ao fazer isso, a Árvore facilita o diálogo entre as novas tecnologias educacionais e o cotidiano escolar.
 
 
Sobre a UCI Cinemas
Sinônimo de qualidade e tecnologia, a UCI Cinemas (United Cinemas International Ltda.) está no Brasil há mais 20 anos e atualmente está presente em 12 cidades do país (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Curitiba, São Luís, Campo Grande, Manaus, Ribeirão Preto, Salvador, Juiz de Fora e Belém). A rede é responsável pelo maior complexo de cinema brasileiro: o New York City Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, que conta com 18 salas, incluindo IMAX, XPLUS e duas DELUX, e que tem o maior público no Brasil desde a sua inauguração, em 1999. Hoje, os complexos da rede têm salas IMAX, XPLUS e DELUX, cadeiras SuperSeats e SuperD, e vai inaugurar em 2017 a primeira 4DX do Rio de Janeiro.
 
 
Sobre o Grupo Autêntica
Criada em 17 de setembro de 1997, a Autêntica Editora se consolidou no mercado editorial brasileiro ao longo deste período, tornando-se referência na área acadêmica. Sempre fiel à sua perspectiva de lançar livros de qualidade, buscar assuntos inovadores e, ao mesmo tempo, diversificar o catálogo para atender às demandas de seu cada vez mais abrangente público, a casa tornou-se, em 2011, um grupo - o Grupo Editorial Autêntica. Com títulos em áreas variadas, o grupo possui quatro editoras: a Autêntica Editora, com foco em livros nas áreas de Ciências Humanas, literatura brasileira, literatura estrangeira e literatura infantil; a Editora Gutenberg, com títulos de interesse geral, cultura e entretenimento pra jovens e adultos; a Editora Nemo, destinada à publicação de quadrinhos, graphicnovels e livros voltados ao universo geek; e a Vestígio, voltada para a publicação de romances policiais, suspense e clássicos do cinema.

Fonte: Tatiana Garritano/ Palavra Assessoria em Comunicação



SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)