Our social:

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Filme "Sob Pressão" de Andrucha Waddington estreia hoje (17) nos cinemas



O filme “Sob Pressão”, novo trabalho de Andrucha Waddington, narra a história do médico Evandro (Júlio Andrade), chefe do centro cirúrgico de um hospital público no subúrbio do Rio de Janeiro, em meio a guerra do tráfico no morro.

O longa apresenta a crise da saúde e da segurança pública no país. A narrativa gira em torno do conflito entre o médico e o capitão Botelho (Thelmo Fernandes), que com duas vítimas no camburão, um policial e um traficante do morro gravemente atingido, exige que o Dr. Evandro atenda primeiro o policial e deixe morrer o outro.

Retrato de uma realidade brasileira, num momento político do país em que o governo federal anuncia mais cortes nas verbas para saúde e educação, o filme mais parece ter saído de um noticiário local. O longa denuncia a situação precária dos hospitais públicos e da falta de segurança, particularmente no Rio de Janeiro, em que muitos hospitais são invadidos por traficantes em guerra no morro. Andréa Beltrão interpreta Ana Lúcia, a administradora do hospital que, diante das condições do centro cirúrgico, tenta convencer os médicos de que a saída é a interdição da unidade.

O roteiro é baseado no livro “Sob pressão - A rotina de um médico brasileiro", de Marcio Maranhão, em depoimento à Karla Monteiro. Com premissa de Mini Kerti e argumento de Claudio Torres, Luiz Noronha e Renato Fagundes, o projeto surgiu como uma ideia de seriado, mas ganhou corpo de longa metragem nas mãos de Andrucha Waddington. No filme há cenas particularmente interessantes, para não dizer tristes, que traduzem bem a situação caótica da saúde pública no país como equipamentos do centro cirúrgico retirados da sucata do hospital e um respirador que só funciona à base de pancadas. O problema da falta de sangue humano nos bancos de sangue dos hospitais também é apresentada. Mais que uma denúncia social, "Sob pressão" é a história de personagens que amam a medicina e lutam diariamente para salvar vidas.

Com um ritmo intenso, o filme impressiona não apenas pela construção da narrativa, mas pelas ótimas atuações. No elenco, temos ainda Marjorie Estiano, Ícaro Silva e Stepan Nercessian.

O filme estreia dia 17 de novembro nos cinemas.

Elisabete Estumano Freire.






ELENCO
Dr Evandro - Júlio Andrade
Dr Paulo - Ícaro Silva
Drª Carolina - Marjorie Estiano
Ana Lúcia - Andréa Beltrão
Samuel - Stepan Nercessian
Capitão Botelho - Thelmo Fernandes
Norman - Álamo Facó

FICHA TÉCNICA
Diretor  e Produtor - Andrucha Waddington
Roteiro – Renato Fagundes e Leandro Assis
Argumento – Claudio Torres, Luiz Noronha e Renato Fagundes, livremente inspirado no livro "Sob Pressão - A rotina de um médico brasileiro", de Marcio Maranhão, em depoimento à Karla Monteiro, e em uma premissa de Mini Kerti
Produtores associados - Guel Arraes e George Moura
Produtores executivos - Gustavo Baldoni, Leonardo M Barros, Gil Ribeiro, Mª Amélia M P Leão Teixeira, Renata Brandão
Produção – Conspiração
Coprodução - Globo Filmes
Distribuição - H2O Films
Direção de Fotografia – Fernando Young
Direção de Arte – Rafael Targat
Figurinista – Marcelo Pies
Maquiagem – Marlene Moura
1ª Assistente de Direção - Kity Féo
Produção de Elenco – Cibele Santa Cruz
Som direto – José Louzeiro
Montagem – Thiago Lima
Música – Antonio Pinto
Supervisão de Som – Alessandro Laroca
Mixagem – Armando Torres Jr e Eduardo Virmond Lima
Coordenação pós produção – Leo Moraes e Junior Lacks
Supervisor de efeitos visuais – Claudio Peralta
Supervisão de imagem - Sergio Pasqualino
Direção de produção - Rose Soares
Produtor Delegado - Fernando Zagallo

Coprodutoras executivas - Lorena Bondarovsky,  Mirela Girardi e Mônica Siqueira 

Popular Posts

Google+ Followers