quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O TEMA DA TRANSIÇÃO DE PROFISSIONAIS DA PUBLICIDADE PARA O CINEMA É DEBATIDO NO RIOMARKET 2016


No último dia do RioMarket 2016, a organização do evento trouxe para o RioSeminars paineis sobre a produção de conteúdo audiovisual e os pontos de interseção da produção publicitária para a TV, cinema e web.

O painel A transição de publicitários para o cinema, contou com a presença dos cineastas e publicitários João Daniel Tikhomiroff (Mixer) e Afonso Poyart (Black Maria Filme Vídeo Digital Ltda), mediados pelo também publicitário e produtor Adilson Xavier (Zola Filmes).

João Daniel Tikhomiroff, vencedor de mais de 40 Leões de Cannes e diretor de “Besouro”, filme vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, contou um pouco de sua trajetória profissional e acadêmica. Formado em cinema, pela Universidade Federal Fluminense, João Daniel falou sobre a migração de cineastas de formação para o mercado publicitário e apresentou peças publicitárias de grandes diretores do cinema como David Fincher, Ingmar Bergman, Ridley Scott, Spike Lee e Sofia Coppola, entre outros. Também apresentou uma lista de cineastas brasileiros que iniciaram a carreira produzindo filmes para o mercado publicitário.

Afonso Poyart, publicitário premiado e diretor dos filmes “2 Coelhos” e “Mais Forte que o Mundo – A história de José Aldo”, falou sobre sua experiência na transição da publicidade para o cinema. O diretor contou sobre o início da carreira, produzindo animações gráficas para o mercado publicitário de Santos (SP), num momento de transição do analógico para o digital, e a transferência da produtora Black Maria para a capital paulista. Ele narrou as dificuldades em conseguir recursos para a produção de “2 Coelhos” e da visibilidade que conquistou no mercado cinematográfico norte-americano.  Poyart comentou ainda o jeito latino de fazer cinema, comparando o modus operandi no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos.

Adilson Xavier, vencedor de centenas de prêmios publicitários, produtor e roteirista da Zola Filmes, e escritor do livro: “O Deus da Criação – Uma Visão Teológico-Criativa Religiosamente Publicitária”, falou sobre a abertura do mercado e a demanda de produções audiovisuais seriadas. Enfatizou que os preconceitos que separam cinema e publicidade devem ser quebrados. Segundo Xavier, os profissionais devem estar preparados para atuar num mercado com uma crescente demanda de produção audiovisual em diferentes plataformas. A publicidade navega na internet e transcendeu essa fronteira, pois não distingue entretenimento. Do mesmo modo, os donos das marcas também precisam ter essa visão contemporânea do mercado. 



Elisabete Estumano Freire

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)