quarta-feira, 14 de setembro de 2016

“AQUARIUS” SERÁ LANÇADO NOS ESTADOS UNIDOS E EUROPA


Longa já passa de 95 mil espectadores e expande circuito para 110 salas no Brasil

Aquarius, de Kleber Mendonça Filho (O Som ao Redor), que já passa de 95 mil espectadores na primeira semana de exibição, expandiu o circuito para 110 salas no Brasil e segue também sua carreira internacional. O longa será exibido dias 11 e 13 de setembro no Festival Internacional de Cinema de Toronto (08-18/09), dentro da Mostra Contemporary World. Nele, Sonia Braga foi convidada para o prestigioso evento “In Conversation with”, que todo ano convida sete personalidades do mundo do cinema para uma conversa com o público do festival. Nesta edição, a atriz estará ao lado de nomes como Isabelle Huppert, Mark Wahlberg e Zhang Ziyi. Também em setembro, Aquarius terá pré-estreias entre 14 e 24 na Bélgica, Suíça e França - onde participará do Festival de Biarritz (27/09) e será lançado dia 28.

Nos Estados Unidos, a estreia de Aquarius está marcada para 14 de outubro, com abertura dia 13 no Angelika Film Center de Nova Iorque. Já entre os dias 15 e 19 de outubro, o longa será lançado em Los Angeles, São Francisco e Miami. O filme será exibido nos dias 9 e 11 de outubro no Festival de Cinema de Nova Iorque (30/09-18/10), depois de 14 anos sem um representante brasileiro na competição, e fará uma première no ArcLight, em Hollywood. Estará no Festival Internacional de Cinema de Zurique (22/09-2/10), na Suíça; na abertura do BrasilCine (03/10), na Suécia; dias 14 e 16 de outubro no BFI - Festival de Cinema de Londres (5-16/10); no Festival Internacional de Cinema de Pusan, na Coreia do Sul (6-15/10); no Viennale - Festival Internacional de Cinema de Viena (20/10 a 02/11), na Áustria; na Semana Internacional de Cine de Valladolid (22-29/10), na Espanha; no Festival de Cinema de Kaohsiung (21/10 a 06/11), em Taiwan; e na Itália, entre 3 e 7 dezembro. 

"A porta de entrada de Aquarius para a América do Norte é Toronto e o Festival de Cinema de Nova Iorque, duas seleções muito prestigiosas. Com o A Conversation With, evento especial em torno de Sonia Braga, e com todas as sessões de Aquarius já esgotadas em Toronto, o filme acumula energia para o lançamento nos Estados Unidos e Canadá, pela Vitagraph Films. Kleber e Sonia deverão fazer uma turnê por Nova Iorque, Los Angeles, São Francisco e Miami para divulgar o longa", explica a produtora do filme Emilie Lesclaux (CinemaScópio Produções).

A estreia mundial de Aquarius aconteceu no Festival de Cannes, em maio deste ano, na Seleção Oficial do Festival; o longa ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Sydney; e o prêmio de Melhor Atriz (Sonia Braga) e Prêmio Especial do Júri no 20º Festival de Cinema de Lima e Melhor Filme no Festival de Cinema de Amsterdam. O filme também participou do Festival de Karlovy Vary (República Tcheca), do Festival Internacional de Cinema da Nova Zelândia, do Festival Internacional de Cinema de Melbourne, e do Festiva de Sarajevo, na Bosnia.
Aquarius tem coprodução com a SBS (França), Videofilmes e Globo Filmes, a partir de investimento do BNDES e incentivo do Funcultura Pernambuco, além do patrocínio da Petrobrás para sua distribuição. O filme tem distribuição no mercado brasileiro pela Vitrine Filmes.

SINOPSE
Clara (Sonia Braga) mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, no Recife. Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos e dona de um aconchegante apartamento repleto de discos e livros, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.

ELENCO
Sonia Braga
Maeve Jinkings
Irandhir Santos
Humberto Carrão
Carla Ribas
Julia Bernat
Barbara Colen
Zoraide Coleto
Fernando Teixeira
Paula de Renor
Pedro Queiroz
Daniel Porpino
Germano Melo
Buda Lira
Allan Souza Lima
Arly Arnaud
Lula Terra
Clarissa Pinheiro
Valdeci Junior
Rubens Santos
Mariquinha Santos
Léo Wainer
Fabio Leal
Bruno Goya 

FICHA TÉCNICA 
Roteiro e Direção: Kleber Mendonça Filho
Produção: Emilie Lesclaux (CinemaScópio)
Produção: Saïd Ben Said e Michel Merkt (SBS, França)
Coprodução: Walter Salles (VideoFilmes) e Globo Filmes
Produtor associado: Carlos Diegues
Produção Executiva: Dora Amorim
Direção de Fotografia: Pedro Sotero e Fabrício Tadeu
Montagem: Eduardo Serrano
Direção de Arte: Juliano Dornelles e Thales Junqueira
Figurino: Rita Azevedo
Caracterização: Tayce Vale
Som direto: Nicolas Hallet
Desenho de Som: Ricardo Cutz
Distribuição no Brasil: Vitrine Filmes
Duração: 142min




FONTE: PRIMEIRO PLANO ASSESSORIA DE IMPRENSA/JULIA MOURA.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)