terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Curta! exibe pela primeira vez o documentário ‘Aboio’, de Marília Rocha (Programação até 06 dezembro)


Conhecido como o canto usado por vaqueiros para chamar o gado, “Aboio” é também o nome do documentário da mineira Marília Rocha, que estreia no Curta! nesta Sexta da Sociedade, 4 de dezembro. O filme, vencedor do festival É Tudo Verdade de 2005 e já exibido no MOMA de Nova York, retrata vaqueiros que ainda utilizam essa técnica de uma maneira poética, dando espaço ao imaginário que cerca os homens do sertão. Rodado em estados como Pernambuco, Minas Gerais e Bahia, o longa avança pelo interior do Brasil e acompanha a jornada de muitos desses trabalhadores.

De Philip Priestley, “James Brown” dita o ritmo na Segunda da Música, dia 30. O documentário traça um perfil desde a infância do ‘padrinho do soul’, com grande espaço para o auge de sua carreira, entre 1955 e 1971. Com imagens de arquivo, o filme evidencia também o cenário mundial que permeava a história do cantor, dançarino e compositor. Registros sobre a história da comunidade negra americana na década de 50 e a visita às tropas norte-americanas em 68 marcam o longa.

Sonhos em Movimento” conta a história de jovens entre 14 e 18 anos escolhidos pela coreógrafa Pina Bausch para subir ao palco pela primeira vez, em nova montagem de seu espetáculo Kontakthof. Estudantes das escolas da cidade de Wuppertal, as crianças nunca haviam dançado antes. O documentário será exibido na Terça das Artes, dia 1º de dezembro.

Adaptação dos livros “Máquina de Pinball” e “Vida de Gato”, de Clara Averbuck, o filme “Nome Próprio” vai ao ar no Curta!, na Quarta de Cinema, dia 2, estrelado por Leandra Leal, Juliano Cazarré e Gustavo Machado. O drama conta a história de Camila (Leandra Leal), uma escritora de blog compulsiva que busca fazer da sua vida uma narrativa. Intensa, ela usa a literatura como seu meio de libertação, mas acaba se isolando cada vez mais em seu universo. No mesmo dia, estreia no A Vida É Curta! "Arquitetura Moderna", de Marcelo Machado. A produção é uma reflexão sobre a Arquitetura Moderna sob o ponto de vista dos principais nomes do movimento no Brasil: Roberto Burle Marx, Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Vilanova Artigas. 


Na Quinta do Pensamento, 3, vai ao ar o primeiro episódio da série “O Brasil de Darcy Ribeiro: O Paraíso Perdido”, de Ana Maria Magalhães, que conta com depoimentos do próprio Darcy e de amigos do antropólogo, político e escritor. O documentário aborda a formação em Montes Claros, a iniciação profissional, a personalidade e o ambiente familiar, além da influência da Segunda Guerra Mundial em suas escolhas políticas.

SEGUNDA DA MÚSICA
James Brown (documentário)
"James Brown" é o retrato de um dos maiores artistas do século XX, o músico americano, James Brown, que alcançou o auge de sua arte, apesar de ter nascido negro e pobre na América dos anos 30. Com materiais de arquivo e diversos encontros, "James Brown" relembra a vida do cantor desde 1933 até 2006, concentrando-se em seus anos de glória, entre 1955 e 1971. O documentário também relata o mundo em que o artista evoluiu, falando sobre sua visita às tropas norte-americanas em 1968, quando eles estavam em guerra no Vietnã. Registros contam a história da comunidade negra americana em um período muito turbulento, a partir do início da década de 1950 até o fim da década de 1960.
Diretor: Philip Priestley
Duração: 56 min. Ano: 2008
Exibição: 30 de novembro, segunda-feira, às 23h
Horários alternativos: Dia 1 de dezembro, terça-feira, às 3h e às 17h / Dia 2 de dezembro, quarta-feira, às 11h/ Dia 5 de dezembro, sábado, às 5h
Classificação: Livre


TERÇA DAS ARTES
Sonhos em Movimento (documentário)
Em 2008, poucos meses antes de sua morte, a coreógrafa Pina Bausch decide fazer uma nova montagem de seu famoso espetáculo Kontkthof. Em vez dos bailarinos da sua famosa companhia, desta vez, ela escolhe trabalhar com adolescentes de 14 a 18 anos das escolas da cidade de Wuppertal, que nunca tinham subido em um palco nem dançado antes. O documentário é sobre a história destes jovens e a dança.
Diretor: Anne Linsel e Rainer Hoffmann
Duração: 100 min. Ano: 2010
Exibição: 1 de dezembro, terça-feira, às 22h15m
Horários alternativos: Dia 2 de dezembro, quarta-feira, às 2h15m e às 16h15/ Dia 3 de dezembro, quinta-feira, às 10h15m/ Dia 6 de dezembro, domingo, às 14h30m
Classificação: Livre


QUARTA DE CINEMA
A VIDA é CURTA! da semana aborda o tema “Urbano” com a estreia de “Arquitetura Moderna”  e na sequencia “Graffiti Dança” e “Não Estamos Sonhando”
O A Vida é Curta! apresenta três produções que têm em comum o tema urbano. Novidade na programação,"Arquitetura Moderna", de Marcelo Machado, discute a arquitetura contemporânea a partir das análises de nomes como Roberto Burle Marx, Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Vilanova Artigas. O documentário foi feito sob encomenda do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) para a exposição "Tradição e Ruptura", na Bienal de São Paulo em 1984. Em seguida, vai ao ar “Graffiti Dança”, uma animação stop motion, que simula uma dança de bolero na São Paulo do século XXI. E, para encerrar a faixa, “Não Estamos Sonhando”, que aborda o processo acentuado de verticalização das grandes metrópoles. Dirigido por Luiz Pretti, o filme é uma crítica à sociedade contemporânea, que faz do capitalismo sua religião e cria monumentos de cimento e aço como seus objetos de culto.
Estreia: 2 de dezembro, quarta-feira, às 20h
Horários alternativos: Dia 3 de dezembro, quinta-feira, à 0h e às 14h / Dia 4 de dezembro, sexta-feira, às 8h / Dia 5 de dezembro, sábado, às 6h

“Nome Próprio”
Camila (Leandra Leal) tem a escrita como sua grande paixão. Intensa e corajosa, ela busca criar para si uma existência complexa o suficiente para que possa escrever sobre ela. Ela escreve compulsivamente em um blog, só que isto faz com que também fique isolada. 
Diretor: Murilo Salles
Duração: 120 min. Ano: 2007
Exibição: 2 de dezembro, quarta-feira, às 22h
Horários alternativos: Dia 3 de dezembro, quinta-feira, às 2h05m e às 16h05m / Dia 4 de dezembro, sexta-feira, às 10h05m / Dia 5 de dezembro, sábado, às 22h
Classificação: 14 anos

QUINTA DO PENSAMENTO
O Brasil de Darcy Ribeiro: O Paraíso Perdido (Série)
Com depoimentos de amigos e do próprio Darcy, o episódio retrata a sua personalidade e formação desde Montes Claros e o ambiente familiar; a influência da Segunda Guerra em sua definição política no meio universitário e o despertar para a literatura em Belo Horizonte; até a decisão de estudar a natureza humana através de pesquisas com os índios. A iniciação profissional, sob a égide do Marechal Rondon, leva-o às aldeias onde se deslumbra com a presença da beleza na sociedade indígena e a força da sua identidade. O Brasil mestiço seria a nova Roma chamada a representar um papel importante no mundo.
Diretor: Ana Maria Magalhães
Duração: 52 min. Ano: 2013
Exibição: 3 de dezembro, quinta-feira, às 23h
Horários alternativos: Dia 4 de dezembro, sexta-feira, às 3h e às 17h/ Dia 7 de dezembro, quinta-feira, às 0h e às 11h
Classificação: Livre

SEXTA DA SOCIEDADE
Aboio (documentário)
No interior do Brasil, adentrando as extensões semiáridas da caatinga, há homens que ainda hoje conservam hábitos arcaicos, como o costume de tanger o gado por meio de um canto de nome aboio. O filme aborda a música, a vida, o tempo e a poesia dos vaqueiros do sertão.
Diretor: Marília Rocha
Duração: 73 min. Ano: 2005
Estreia: 4 de dezembro, sexta-feira, às 22h
Horários alternativos: Dia 5 de dezembro, sábado, às 2h45 e às 7h / Dia 6 de dezembro, domingo, às 18h/ Dia 7 de dezembro, segunda-feira, às 15h30m
Classificação: Livre


Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 83 na GVT, 75 na Oi TV, 103 na Vivo TV e 69 na Claro TV. Siga as redes do canal nos endereços: www.facebook.com/CanalCurta, twitter.com/CanalCurta ewww.youtube.com/user/canalcurta. 


Fonte: Agência Febre. 

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)