terça-feira, 10 de novembro de 2015

Festival Ópera na Tela traz Raphaël Sikorski para masterclass de canto lírico no Rio

INSCRIÇÕES VÃO ATÉ O DIA 12 DE NOVEMBRO E DEVEM SER FEITAS NO SITE DO FESTIVAL


Além da exibição de óperas europeias inéditas no Brasil, o festival Ópera na Tela - que acontece no Rio entre os dias 20 e 29 de novembro - promove uma masterclass com Raphaël Sikorski, renomado preparador francês vocal responsável pelo treinamento de grandes nomes da ópera como Natalie Dessay e Rolando Villazon. Destinado a cantores líricos e músicos profissionais, o curso será ministrado entre os dias 23 e 27 de novembro e tem  inscrições abertas até o dia 12 de novembro no site do festival. As aulas serão em inglês e/ou francês com tradução para o português.

Formado em ator e cantor lírico pela Escola Nacional Superior de Arte e Técnicas do Teatro do Conservatório Nacional de Artes Dramáticas de Paris e em canto pelo Colégio Royal de Música de Londres, Raphael Sikorski se encantou pelo ensino da técnica vocal após uma turnê pela Grã-Bretanha. A partir dai criou o “Cursos Raphaël Sikorski” destinado a treinar cantores de ópera. Ele estudou com nomes como Madeleine Marion, Catherine Hiégel, Edward Brooks e  Roger Vignole. Em 2011 montou o festival “Les Nuits Chéronne em Perche Sarthe” na França.  A partir de 2013 passou a integrar a equipe da “l’Académie de jeunes chanteurs de l’Opéra Comique” como treinador vocal.

O francês é um dos grandes tutores de novos cantores líricos do mundo. Sakorski afirma  não ter técnica específica para sua masterclass: “Não quero formatá-los. Ao respeitar suas habilidades, continuo a alimentar os cantores e proponho pistas de trabalho que os torne mais capazes de atender às exigências da interpretação.’

Outras informações no site http://www.operanatela.com/

Fonte: Agência Febre.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)