Our social:

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

MOSTRA DE CINEMA "EASY RIDERS" A PARTIR DE JANEIRO NO CCBB- RIO/SP/BSB


CCBB Brasília  - 14 de janeiro a 9 de fevereiro
CCBB São Paulo – 21 de janeiro a 9 de fevereiro
CCBB Rio de Janeiro – 28 de janeiro a 16 de fevereiro

Uma chance única de (re)ver no cinema, em cópias 35mm, filmes que marcaram Hollywood, nas décadas de 60 e 70, e influenciaram o cinema mundial, de Bonnie & Clyde a O Portal do Paraíso, passando por Tubarão e Taxi Driver, entre  muitos outros




A mostra Easy Riders: O Cinema da Nova Hollywood reúne os filmes mais significativos realizados nos Estados Unidos entre 1967 e 1980. Um período que marcou a modernização do cinema norte-americano e lançou diretores como Robert Altman, Blake Edwards, Arthur Penn, Sam Peckinpah e Martin Scorsese. Cineastas que fazem parte de uma geração que ficou conhecida como Nova Hollywood (ou Novo Cinema Americano) e que influenciou todo o cinema que surgiu em seguida, dos independentes e blockbusters de Hollywood ao cinema asiático.

A indústria cinematográfica americana, naquela época, passou a disputar com a televisão a atenção do grande público. O cinema, então, se reinventou com novos temas e novas formas por meio de cineastas cinéfilos oriundos das universidades e influenciados pelos novos cinemas europeus (Francis Ford Coppola, Brian De Palma) e por renovadores das tradições do cinema de gênero da indústria americana (Steven Spielberg, George Lucas, William Friedkin).

A mostra apresentará os longas mais importantes desta geração como O Poderoso Chefão,Easy Rider e Tubarão, além de títulos que, apesar de não serem considerados “de Hollywood”, tiveram importância decisiva na cultura e na indústria de cinema americana, como Halloween. A maior parte dos filmes, alguns deles bastante raros e praticamente inéditos, serão exibidos em cópias 35mm.

A intenção é fazer um mapeamento desse período extremamente significativo à história do cinema para desfazer ideias prontas que desvirtuam o que de fato foi essa experiência. Ao reunir os filmes famosos e os desconhecidos, como Nasce Um Monstro, de Larry Cohen, a mostra também oferece um pensamento mais sólido sobre a Nova Hollywood e seu legado que vem influenciando toda a produção cinematográfica das últimas quatro décadas.

“A topografia do cinema moderno norte-americano, na qual a Nova Hollywood é catalizadora das suas principais linhas de força, deve ser estudada não só a partir do cânone estabelecido nos filmes realizados dentro do aparato da indústria (os filmes de Steven Spielberg, George Lucas, Paul Schrader e William Friedkin), mas também do fenômeno que aconteceu nas bordas de Hollywood e que ajudou direta ou indiretamente na renovação de formas, temas e quadros técnicos e artísticos da indústria – e que também possibilitou ao cinema americano assumir uma noção de modernidade que outras cinematografias do mundo já haviam assimilado, mais precisamente nas suas relações com a representação, com a revisão dos gêneros cinematográficos e com a intervenção da realidade nos filmes”, comentam os curadores Francis Vogner dos Reis e Paulo Santos Lima.

Será realizado um debate, no dia 5 de fevereiro, às 19h, sobre o O Cinema da Nova Hollywood com o pesquisador e crítico Ruy Gardnier e o crítico, redator e editor da revistaeletrônica Contracampo João Gabriel Paixão, mediação do jornalista e curador da mostra Paulo Santos Lima. Durante a mostra também será lançado um catálogo com ensaios inéditos sobre a Nova Hollywood.

Programação CCBB Rio de Janeiro

Quarta-feira, 28 de janeiro
15h00 - Nasce um Monstro (It’s Alive), de Larry Cohen. EUA, 1974, 91’, digital, 16 anos.
17h00 - Rede de Intrigas (Network), de Sidney Lumet. EUA, 1976, 121’, digital, 14 anos.
19h15 - MASH (MASH), de Robert Altman. EUA, 1970, 116’, 35mm, 16 anos.

Quinta-feira, 29 de janeiro
14h00- Amargo Reencontro (Big Wednesday), de John Milius. EUA, 1978, 120’, digital, 16 anos.
16h15 - Terra de Ninguém (Badlands), de Terrence Malick. EUA, 1973, 94’, 35mm, 16 anos.
18h15 - O Portal do Paraíso (Heaven’s Gate), de Michael Cimino. EUA, 1980, 216’, 35mm, 16 anos.

Sexta-feira, 30 de janeiro
13h00 - O Poderoso Chefão (The Godfather), de Francis Ford Coppola. EUA, 1972, 175’, digital, 16 anos.
16h15 - Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (Bonnie & Clyde), de Arthur Penn. EUA, 1967, 111’, digital, 14 anos.
18h30 - Halloween – A Noite do Terror (Halloween), de John Carpenter. EUA,  1978, 91’, digital, 14 anos.
20h30- Corrida Sem Fim (Two-Lane Blacktop), de Monte Hellman. EUA, 1971, 102’, 35mm, 14 anos.

Sábado, 31 de janeiro
12h50 - Hardcore – No Submundo do Sexo (Hardcore), de Paul Schrader. EUA, 1979, 109’, digital, 16 anos.
14h50 - Terra de Ninguém (Badlands), de Terrence Malick. EUA, 1973, 94’, 35mm, 16 anos.
16h45 - A Última Missão (The Last Detail), de Hal Ashby. EUA, 1973, 104’, 35mm, 14 anos.
18h50 - O Portal do Paraíso (Heaven’s Gate), de Michael Cimino. EUA, 1980, 216’, 35mm, 16 anos.

Domingo, 01 de fevereiro
14h00 - O Poderoso Chefão (The Godfather), de Francis Ford Coppola. EUA, 1972, 175’, digital, 16 anos.
17h15 - MASH (MASH), de Robert Altman EUA, 1970, 116’, 35mm, 16 anos.
19h30 - Taxi Driver (Taxi Driver), de Martin Scorsese. EUA, 1976, 113’, 35mm, 14 anos.

Segunda-feira, 02 de fevereiro
15h00 - Corrida Sem Fim (Two-Lane Blacktop), de Monte Hellman. EUA, 1971, 102’, 35mm, 14 anos.
17h00 - Taxi Driver (Taxi Driver), de Martin Scorsese. EUA, 1976, 113’, 35mm, 14 anos.
19h15 - A Última Missão (The Last Detail), de Hal Ashby. EUA, 1973, 104’, 35mm, 14 anos.

Quarta-feira, 04 de fevereiro
15h00 - Hardcore – No Submundo do Sexo (Hardcore), de Paul Schrader. EUA, 1979, 109’, digital, 16 anos.
17h15 - O Comboio do Medo (Sorcerer), de William Friedkin. EUA, 1977, 121’, digital, 16 anos.
19h30 - A Outra Face da Violência (Rolling Thunder), de John Flynn. EUA, 1977, 95’, digital, 16 anos.

Quinta-feira, 05 de fevereiro
15h00 - Nasce um Monstro (It’s Alive), de Larry Cohen. EUA, 1974, 91’, digital, 16 anos.
17h00 - Cada Um Vive Como Quer (Five Easy Pieces), de Bob Rafelson. EUA, 1970, 98’, 35mm, 14 anos.
19h00 – Debate O Cinema da Nova HollywoodCom o pesquisador e crítico Ruy Gardnier e o crítico, redator e editor da revista eletrônica Contracampo João Gabriel Paixão. Mediação do jornalista e curador da mostra Paulo Santos Lima.

Sexta-feira, 06 de fevereiro
15h00 - All That Jazz – O Show Deve Continuar (All That Jazz), de Bob Fosse. EUA, 1979, 123’, 35mm, 14 anos.
17h30 - Sem Destino (Easy Rider), de Dennis Hopper. EUA, 1969, 95’, 35mm, 16 anos.
19h30 - Os Maridos (Husbands), de John Cassavetes. EUA, 1970, 130’, 35mm, 16 anos.

Sábado, 07 de fevereiro
13h00 - Amargo Reencontro (Big Wednesday), de John Milius. EUA, 1978, 120’, digital, 16 anos.
15h15 - Na Mira da Morte (Targets), de Peter Bogdanovich. EUA, 1968, 90’, 35mm, 14 anos.
17h00 - Trágica Obsessão (Obsession), de Brian De Palma. EUA, 1976, 98’, 35mm, 16 anos.
19h00 - Pat Garrett & Billy the Kid (Pat Garrett & Billy the Kid), de Sam Peckinpah. EUA, 1973, 122’, 35mm, 14 anos.

Domingo, 08 de fevereiro
13h00 - O Comboio do Medo (Sorcerer), de William Friedkin. EUA, 1977, 121’, digital, 16 anos.
15h15 - O Preço da Solidão (The Effects of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds), dePaul Newman. EUA, 1972, 100’, 35mm, 16 anos.
17h15 - Loucuras de Verão (American Graffiti), de George Lucas. EUA, 1973, 110’, 35mm, 14 anos.
19h30 - Tubarão (Jaws), de Steven Spielberg. EUA, 1975, 124’, 35mm, 14 anos.

Segunda-feira, 09 de fevereiro
15h00 - Na Mira da Morte (Targets), de Peter Bogdanovich. EUA, 1968, 90’, 35mm, 14 anos.
17h15 - O Estranho Sem Nome (High Plains Drifter), de Clint Eastwood. EUA, 1973, 105’, 35mm, 16 anos.
19h30 - A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show), de Peter Bogdanovich. EUA, 1971, 126’, 35mm, 14 anos.          

Quarta-feira, 11 de fevereiro
13h00 - Os Maridos (Husbands), de John Cassavetes. EUA, 1970, 130’, 35mm, 16 anos.
15h30 - O Preço da Solidão (The Effects of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds), dePaul Newman. EUA, 1972, 100’, 35mm, 16 anos.
17h30 - Warriors – Os Selvagens da Noite (The Warriors), de Walter Hill. EUA, 1979, 92’, 35mm, 14 anos.
19h30 - Tubarão (Jaws), de Steven Spielberg. EUA, 1975, 124’, 35mm, 14 anos.


Quinta-feira, 12 de fevereiro
13h45 - O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby), de Roman Polanski. EUA, 1968, 136’, 35mm, 14 anos.
16h15 - Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall), de Woody Allen. EUA, 1977, 93’, 35mm, 14 anos.
18h15 - A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show), de Peter Bogdanovich. EUA, 1971, 126’, 35mm, 14 anos.
20h50 - Trágica Obsessão (Obsession), de Brian De Palma. EUA, 1976, 98’, 35mm, 16 anos.

Sexta-feira, 13 de fevereiro
13h00 - Halloween – A Noite do Terror (Halloween), de John Carpenter. EUA,  1978, 91’, digital, 14 anos.
15h00 - Pat Garrett & Billy the Kid (Pat Garrett & Billy the Kid), de Sam Peckinpah. EUA, 1973, 122’, 35mm, 14 anos.
17h15 - Loucuras de Verão (American Graffiti), de George Lucas. EUA, 1973, 110’, 35mm, 14 anos.
19h30 - O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby), de Roman Polanski. EUA, 1968, 136’, 35mm, 14 anos.

Sábado, 14 de fevereiro
13h00 - Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (Bonnie & Clyde), de Arthur Penn.. EUA, 1967, 111’, digital, 14 anos.
15h15 - O Estranho Sem Nome (High Plains Drifter), de Clint Eastwood. EUA, 1973, 105’, 35mm, 16 anos.
17h30 - Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall), de Woody Allen. EUA, 1977, 93’, 35mm, 14 anos.
19h30 - All That – O Show Deve Continuar (All That Jazz), de Bob Fosse. EUA, 1979, 123’, 35mm 14 anos.

Domingo, 15 de fevereiro
13h00 - A Outra Face da Violência (Rolling Thunder), de John Flynn. EUA, 1977, 95’, digital, 16 anos.
15h00 - Cada Um Vive Como Quer (Five Easy Pieces), de Bob Rafelson. EUA, 1970, 98’, 35mm, 14 anos.
17h00 - Warriors – Os Selvagens da Noite (The Warriors), de Walter Hill.. EUA, 1979, 92’, 35mm, 14 anos.
19h00 - Sem Destino (Easy Rider), de Dennis Hopper. EUA, 1969, 95’, 35mm, 16 anos.


Easy Riders - O cinema da Nova Hollywood
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Curadoria: Francis Vogner dos Reis e Paulo Santos Lima
Produção: Enquadramento Produções

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
28 de janeiro a 16 de fevereiro de 2015 (quarta a segunda-feira)
Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel (21) 3808-2020

Salas de Cinema 1 (98 lugares) – Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia).



Popular Posts

Google+ Followers