domingo, 28 de maio de 2023

Oficina 'O filme de estrada no cinema sul-americano' com o prof. Fabian Núñez  (UFF), 08/06 no CCBB-RJ

Oficina 'O filme de estrada no cinema sul-americano' com o prof. Fabian Núñez (UFF), 08/06 no CCBB-RJ

 


No próximo dia 08/06 (Quinta-feira), de 13h30 às 17h, acontece a oficina 'O filme de estrada no cinema sul-americano' com o prof. Fabián Núñez, professor de Cinema da Universidade Federal Fluminense, no CCBB-RJ. O evento faz parte da Mostra El Camino, Cinema de viagem da América do Sul, patrocinado pelo Banco do Brasil. O evento é gratuito e sujeito à lotação da sala. Inscrições prévias devem ser feitas através do site https://www.anacoluto.art/elcamino-atividades

A proposta da oficina é abordar as características do gênero cinematográfico conhecido como road movie e sua presença no cinema latino-americano, mais especificamente da região sul-americana. O imaginário da fronteira na cultura latino-americana e os tensionamentos sobre a mestiçagem. O cinema latino-americano, particularmente o contemporâneo, em sua abordagem sobre deslocamentos e transitoriedade.

Fabián Nuñez é professor Associado do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também é credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine). É líder do grupo de pesquisa CNPq Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano (PRALA) e pesquisador membro do comitê gestor do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA-UFF).


Fonte: Fabian Núñez/CCBB-RJ/ ANACOLUTO.ART

Mostra Pesadelo na Tela – Horror e Medo no Cinema Latino-americano Contemporâneo  - CCJF Rio - de 31/05 a 11/06

Mostra Pesadelo na Tela – Horror e Medo no Cinema Latino-americano Contemporâneo - CCJF Rio - de 31/05 a 11/06

 



Está chegando a hora!!! 

Entre 31/05 e 11/06 a Mostra Pesadelo na Tela – Horror e Medo no Cinema Latino-americano Contemporâneo vai tomar conta do Rio de Janeiro e de Niterói com uma programação de filmes latinos de horror e suspense das duas primeiras décadas do Séc. XXI. O evento acontece no Centro Cultural Justiça Federal - CCJF, no Rio de Janeiro, com entrada gratuita. 

A seleção completa reúne 32 obras, entre curtas e longas-metragens, que tiveram alguma relevância no circuito de festivais e que conquistaram críticos e o público em seus países e no mundo.

A inclusão destas obras na mostra não se dá apenas por conta do gênero cinematográfico, mas também pelas variadas características das sociedades latino-americanas, nas quais o misticismo, a presença das culturas tradicionais, o impacto da colonização e um violento processo de urbanização se destacam, revelando muito sobre o imaginário circulante nestes países.

Entre os filmes, temos trabalhos de Kléber Mendonça Filho, Lucrécia Martel, Amat Escalante, Pablo Larraín, entre outros realizadores contemporâneos.

Todas as sessões serão inteiramente gratuitas.


Fonte: Fabián Nuñez

Paris Filmes divulga trailer oficial de 'Um Dia Cinco Estrelas', comédia dirigida por Hsu Chien

Paris Filmes divulga trailer oficial de 'Um Dia Cinco Estrelas', comédia dirigida por Hsu Chien

 


O novo filme dirigido por Hsu Chien ("Desapega!" e "Me tira da Mira"), “Um dia 5 estrelas”, acaba de ter seu trailer divulgado pela Paris Filmes. O longa conta a história de Pedro Paulo (Estevam Nabote), um rapaz que decide rodar como motorista de aplicativo com seu Opala anos 70, carinhosamente apelidado de “Mozão”, para poder pagar pela festa de aniversário de 60 anos da mãe (Nany People)Dona Nilda. Ele só não contava com a variedade de passageiros que acabariam virando seu dia de pernas para o ar. Com roteiro de Ricky Hiraoka e Cris Wersom, produção da Paris Entretenimento, coprodução de Simba, Claro e Paramount Pictures, e distribuição da Paris Filmes, "Um Dia Cinco Estrelas" chega aos cinemas no dia 22 de junho. 

O trailer destaca a relação de carinho e cuidado que Pedro Paulo (Nabote) tem com o carro que um dia foi de seu falecido pai O longa marca a estreia do ator, conhecido por participar de vídeos do canal Porta dos Fundos e das sitcoms “O Dono do Lar” e “ de Graça”, como protagonista nas telonas. Além de Nabote, “Um Dia Cinco Estrelas” conta ainda com o humorista Ed Gama, amigo de longa data do ator. No filme, Ed interpreta um cantor famoso que entra no carro de Pedro Paulo para fazer uma serenata para sua amada e acaba arrastando o protagonista em mais uma de suas roubadas. 

 

“Eu gravo com Ed praticamente todos os dias, no ‘Só 1 Minutinho’, nosso programa de humor, ou no ‘Porta dos Fundos’. Ed é o meu melhor amigo, moramos no mesmo prédio e nos comunicamos por walkie-talkie, usando codinomes. Atuar com ele foi a coisa mais natural do mundo. Tempos depois de gravar, nos reunimos na casa de um amigo e revivemos todas as cenas, lembrávamos de todas as falas! A gente quer muito aparecer cada vez mais junto, para reforçar a dupla. Foi o primeiro projeto que nos juntou nos cinemas, mas não será o único”, comentou Nabote. 

 

O filme aposta na mistura dos gêneros de comédia e aventura, trazendo comediantes de peso. Completam o elenco Aline Campos, Carol NakamuraNany People, Danielle Winits, Carol Bresolin, Vittor Fernando, Hugo Bonemer e Bruna Aiiso.  

 






SINOPSE 

Pedro Paulo passa dia e noite cuidando do seu Mozão, um Opala dos anos 70. Para ajudar a família a sair do sufoco e realizar o sonho da sua mãe de viajar para Buenos Aires, ele começa a trabalhar como motorista de aplicativo. Durante a nova jornada, ele passa por situações inusitadas e divertidas que mudam a vida de Pedro Paulo, da sua família e dos seus passageiros. 

 

ELENCO  

Estevam Nabote 

Nany People  

Aline Campos  

Ed Gama   

Danielle Winits  

Carol Bresolin  

Vittor Fernando  

Hugo Bonemer  

Bruna Aiiso  

Carol Nakamura  

Cris Wersom  

Marcos Breda  

Nick Chagas  

  

FICHA TÉCNICA   

Direção: Hsu Chien        

Roteiro: Ricky Hiraoka e Cris Wersom   

Produção: Paris Entretenimento  

Coprodução: Simba, Claro e Paramount Pictures   

Distribuição: Paris Filmes   

Patrocínio: QV Benefícios    

Apoio: Eternit e Rede D’Or, ANCINE   

Direção de Fotografia: Alexandre Berra    

Direção de Arte:  Eduardo Antunes    

Figurino: Carol Scortegagna    

Maquiagem: Johny Left    

Direção de Produção: Mônica Catalane    

Som: Marcelo Armani    

Montagem: Márcio Papel   

Trilha: Silvio Marques    

Mixagem: Walther Navarrete    

Produção de Elenco: Diego de Lima    

Produção Executiva: Marilane Castro da Costa, Mariana Marcondes   

Produzido por: Marcio Fraccaroli, André Fraccaroli, Veronica Stumpf   

Produção Associada: Paulo Nascimento, Rodrigo Castellar 

 

HSU CHIEN | Diretor 

Formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Hsu Chien começou como assistente de direção em 1996 e, desde então, trabalhou em mais de 80 longas-metragens como assistente de cineastas premiadoscomo Daniel Filho, Tizuka Yamasaki, Murilo SallesOsvaldo Caldeira, Paulo Cesar Saraceni, Rosane Svarztman, Guillermo Arriaga e Roberto Santucci. Em 2018 e 2022, fez parte da comissão do Oscar para escolha do filme brasileiro que representaria o Brasil no evento. 

Dirigiu oito curtas-metragens, recebendo mais de 20 prêmios em festivais brasileiros e internacionais, com destaque para Melhor Curta de Ficção em 2015, por "Flerte", no Grande Prêmio da Academia de Cinema Brasileiro, e melhor curta no LABRF 2015. "Meu preço", de 2018, recebeu oito prêmios internacionais.  

Na TV, codirigiu as séries "Sexo e as Negas" e " na Cova", na TV Globo; "Por isso eu sou vingativa", no Multishow; e "A Dona da Banca", no Cine Canal TV Brasil.  

Entre os longas que dirigiu para o cinema estão "De repente, Miss", "Ninguém entraninguém sai", "Quem vai ficar com Mário?", "Me tira da mira" e "Desapega!", lançado este ano. Para 2023 também está prevista a estreia de "Morando com o crush". 

 

PARIS ENTRETENIMENTO | Produtora 

Fundada em 2011, a Paris Entretenimento consolidou-se como produtora independente em 2015, com o lançamento de "Carrossel - O Filme". Desde então, seus filmes foram vistos por 20 milhões de pessoas nos cinemas. Entre 2015 e 2018, a Paris Entretenimento foi a produtora que mais lançou filmes no país, com um total de quatorze longas-metragens originais exibidos em circuito comercial. Os gêneros variados dessas produções reafirmam sua versatilidade e, consequentemente, seu posicionamento no mercado audiovisual: adaptações de séries infantis ("Carrossel", "Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina", "Detetives do Prédio Azul – O Filme" e "Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano"), infanto-juvenis ("Internet – O Filme", "Meus 15 Anos" e "10 Horas para o Natal"), comédia romântica ("Um Namorado Para Minha Mulher"), adaptação que deu vida à HQ nacional de ação ("O Doutrinador"), que deu origem a uma série para o canal Space) e três documentários ("Teresinha", "Todas as Meninas Reunidas Vamos Lá!" e "Aqualoucos"). Em 2021, lançou as comédias "A Sogra Perfeita" e "Dois Mais Dois", e em 2022 "Detetives do Prédio Azul 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo". Os filmes "Meu Nome é Gal", "Férias Trocadas" e "Um Dia Cinco Estrelas", recém-filmados, têm previsão de estreia em 2023. Atualmente, a Paris Entretenimento desenvolve duas séries e dois longas-metragens para diferentes plataformas de streaming e ainda filma mais três longas-metragens para cinema até o fim de 2023.  

 

PARIS FILMES | Distribuidora 

A Paris Filmes é a maior distribuidora brasileira independente e atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina, destacando-se pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais como as sagas "Crepúsculo" e "Jogos Vorazes", o premiado "O Lado Bom da Vida", que rendeu o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013, e "Meia-noite em Paris", que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen. A distribuidora também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias "De Pernas Pro Ar”, "Até Que a Sorte nos Separe", "DPA – O Filme" e "Turma da Mônica". Nos últimos anos a empresa esteve à frente de importantes lançamentos como "John Wick", "La La Land – Cantando Estações", "A Cabana", "Extraordinário" e "Marighella". Para os próximos lançamentos, a empresa aposta em um line-up diversificado, que inclui títulos como "Os Três Mosqueteiros", "Minha Irmã e Eu", "Tá Escrito", e as sequências "John Wick 4: Baba Yaga”, "Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes", "Pássaro Branco – Uma História de Extraordinário", "Jogos Mortais X". 

 

Fonte: 


Assessoria de imprensa:    

  

Anna Luiza Muller      

Ligia Lopes/Pedro Araujo  

Facebook e Instagram @Primeiroplanocom      

Twitter: @_Primeiro_Plano / www.primeiroplanocom.com.br 

Canal Brasil faz homenagem aos 90 anos de Lucy Barreto

Canal Brasil faz homenagem aos 90 anos de Lucy Barreto

 

Para celebrar o aniversário de 90 anos de Lucy Barreto, uma das maiores produtoras de cinema do país, o Canal Brasil preparou uma programação especial com dez longas-metragens produzidos por ela.  À frente -  junto com o marido, Luiz Carlos Barreto - da LC Barreto, Lucy já produziu mais de 80 títulosDo dia 30 de maio ao dia 8 de junho, sempre à meia-noite, serão exibidos "Flores Raras", "Índia, a Filha do Sol", "Amor Bandido", "Bossa Nova", "O Caminho das Nuvens", "O Que É Isso, Companheiro?", "O Romance da Empregada", "Bye Bye Brasil", "O Quatrilho" e "Grupo Corpo - 30 Anos - Uma Família Brasileira". No primeiro dia da mostra, às 13h30, será exibida também uma entrevista inédita de Lucy com a repórter Simone Zuccolotto, no Cinejornal.


A abertura da mostra, no dia 30, fica a cargo de "Flores Raras" (2013), dirigido por Bruno Barreto, que acompanha a poetisa Elizabeth Bishop, interpretada pela australiana Miranda Otto, que viaja ao Rio durante a década de 50 em busca de inspiração e se envolve com a arquiteta Lota de Macedo Soares, vivida por Glória Pires. Em seguida, na quarta, dia 31, é exibido "Índia, a Filha do Sol" (1982), de Fábio Barreto, que traz Glória Pires no papel de Put'Koi, que se apaixona por Silveiro, um cabo do exército, interpretado por Nuno Leal Maia. 


Já na quinta, 1º de junho, será exibido o drama policial "Amor Bandido" (1978), com direção de Bruno Barreto, que narra a história de Galvão, vivido por Paulo Gracindo, que investiga os assassinatos de motoristas de táxi enquanto procura por sua filha Sandra. Na sexta, 2, é a vez da comédia romântica "Bossa Nova" (2000), protagonizada por Antônio Fagundes e pela norte-americana Amy Irving e dirigida por Bruno Barreto. O filme acompanha Mary Anne Simpson que, após anos trabalhando como comissária de bordo, passou a dar aulas de inglês no Rio de Janeiro. Entre seus alunos, está o recém-divorciado Pedro Paulo e o jogador de futebol Acácio, vivido por Alexandre Borges, ambos apaixonados por ela. 


A programação continua no fim de semana com "O Caminho das Nuvens" (2003), no sábado, dia 3. O drama de Vicente Amorim traz Wagner Moura no papel de Romão, um caminhoneiro desempregado que parte com sua mulher, interpretada por Cláudia Abreu, e seus cinco filhos em uma viagem de bicicleta da Paraíba até o Rio de Janeiro. Já no domingo, dia 4, será exibido o clássico "O Que É Isso, Companheiro?" (1996), de Bruno Barreto. O drama conta a história dos amigos Fernando e César, vividos por Pedro Cardoso e Selton Mello, que se alistam em um grupo guerrilheiro de esquerda durante a ditadura militar no Brasil. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 1997.


Já na segunda, dia 5, o público vai se emocionar com "Romance da Empregada", de Bruno Barreto. Na trama, Betty Faria vive a empregada doméstica Fausta que sonha em conseguir sair da favela onde vive com o marido, um bêbado desempregado. O longa de Cacá Diegues "Bye Bye Brasil" (1976) integra a mostra na terça, dia 6. Betty Faria, José Wilker, Fábio Jr. e Zaira Zambelli formam um grupo de artistas que viaja pelo interior do país em uma caravana que realiza espetáculos para a população mais humilde e sem acesso à televisão. 


Na quarta, dia 7, vai ao ar "O Quatrilho" (1995), filme de Fábio Barreto indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 1996. O longa, que se passa no Rio Grande do Sul em 1910, narra a história de dois jovens casais que decidem morar na mesma casa para economizar. O documentário "Grupo Corpo 30 Anos - Uma Família Brasileira" (2005), de Fábio Barreto e Marcelo Santiago, encerra a mostra na quinta, dia 8. O longa comemora as três décadas de fundação de uma das mais prestigiadas companhias de dança do país. 


MOSTRA LUCY BARRETO - 90 ANOS


Cinejornal Especial - Lucy Barreto

Horário: terça-feira, 30/05, às 13h30


Flores Raras (2013) (104')

Horário: terça-feira, 30/05, à 00h

Classificação: 14 anos

Direção: Bruno Barreto

Sinopse: 1951, Nova York. Elizabeth Bishop (Miranda Otto) é uma poetisa insegura e tímida, que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell (Treat Williams). Em busca de algo que a motive, ela resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary (Tracy Middendorf), que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires). A princípio Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra. 


Índia, a Filha do Sol (1982) (95')

Horário: quarta-feira, 31/05, à 00h

Classificação: 16 anos

Direção: Fábio Barreto

Sinopse: Nuno Leal Maia interpreta um cabo do Exército que é encarregado de resolver determinadas irregularidades em um garimpo, em Goiás. Lá, Put’Koi (Glória Pires), se apaixona por ele e ambos vivem um grande amor. Mas a cobiça do soldado para ficar com as pedras preciosas pode atrapalhar o romance.


Amor Bandido (1978) (95')

Horário: quinta-feira, 01/06, à 00h

Classificação: 18 anos

Direção: Bruno Barreto

Sinopse: O investigador policial Galvão está trabalhando em dois casos. Enquanto investiga o serial killer que vem assassinando taxistas, ele procura por sua filha Sandra, que foi expulsa de casa no início da adolescência. Os trabalhos se misturam quando o assassino se envolve com Sandra. 


Bossa Nova (2000) (95’)

Horário: sexta-feira, 02/06, à 00h

Direção: Bruno Barreto

Classificação: 12 anos

Sinopse: A ex-aeromoça Mary Ann Simpson mora no Rio de Janeiro desde que seu marido faleceu, dando aulas em um curso de inglês. Em seu trabalho, ela lida com vários alunos, como o craque de futebol do Flamengo e da Seleção Brasileira, Acácio, e o advogado Pedro Paulo, ambos apaixonados por ela. 


O Caminho das Nuvens (2003) (115’)

Horário: sábado, 03/06, à 00h

Direção: Vicente Amorim

Classificação: 10 anos

Sinopse: O caminhoneiro Romão luta para sustentar sua mulher Rose e os cinco filhos. A família começa uma jornada de mais de três mil quilômetros do interior da Paraíba até o Rio de Janeiro de bicicleta.  


O Que É Isso, Companheiro? (1996) (110’)

Horário: domingo, 04/06, à 00h

Direção: Bruno Barreto

Classificação: 14 anos

Sinopse: O jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois se alistam num grupo guerrilheiro de esquerda e, em uma das ações, César é ferido e capturado pelos militares. 


O Romance da Empregada (1988) (90')

Horário: segunda-feira, 05/06, à 00h 

Direção: Bruno Barreto

Classificação: 18 anos

Sinopse: Apesar da vida dura, a empregada doméstica Fausta sonha em ser feliz e conquistar melhores condições de vida. Enquanto isso, trabalha para uma patroa exigente e aguenta o marido desempregado e bêbado, até que ela conhece um homem mais velho, que quer viver junto a ela. 


Bye Bye Brasil (1976) (112’)

Horário: terça-feira, 06/06, à 00h

Direção: Cacá Diegues

Classificação: 18 anos

Sinopse: Uma trupe de artistas ambulantes viaja pelo interior do Brasil. Um caminhão transporta a Caravana Rolidei e suas atrações: Salomé, a dançarina; Lorde Cigano, o mágico e Andorinha, o Rei dos Músculos.


O Quatrilho (1995) (121’)

Horário: quarta-feira, 07/06, à 00h

Direção: Fábio Barreto

Classificação: Livre

Sinopse: Celebra-se o casamento de Ângelo e Teresa. Com o passar do tempo, porém, Teresa perde o encanto. Mássimo chega ao povoado e, quando a encontra, não consegue esconder a imediata atração que sente..


Grupo Corpo 30 Anos - Uma Família Brasileira (2006) (80') 

Horário: quinta-feira, 08/06, à 00h

Direção: Fábio Barreto e Marcelo Santiago

Classificação: Livre

Sinopse: O documentário comemora os 30 anos de fundação do Grupo Corpo, uma das companhias de dança mais célebres do país, responsável pela criação do espetáculo Onqotô com trilha sonora de Caetano Veloso e José Miguel Wisnik. O filme acompanha a criação do espetáculo e suas turnês e conta com depoimentos de artistas e críticos nacionais e internacionais.


Fonte: Beatriz Carrilho/ Palavra! Asessoria em Comunicação

CINEMARK RIO: Programação de 25 a 31/05/2023

CINEMARK RIO: Programação de 25 a 31/05/2023

 



ESTREIAS – 25/05/2023

 

Meu Pai é um Perigo 

 

Campeões 


 - A pequena Sereia 


Roger Waters - This Is Not A Drill - Live From Prague


-Sword art Online The Movie – Progressive – Scherzo of Deep Night


________________________________________________


CINEMARK RIO: Programação de 25 a 31/05/2023


















Fonte: Cinemark/Atomicalab

EVENTOS (Teatro, música, audiovisual)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)