quarta-feira, 24 de março de 2021

Curso 'A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual' com inscrições abertas

 


Um curso para refletir sobre mulheres em filmes e séries de TV: em frente e atrás das câmeras! 


O Centro Cultural B_arco realiza de 29 de março a 01 de abril o curso online “Construção de personagens femininas e representatividade no audiovisual” com a jornalista, roteirista e crítica de cinema Lorenna Montenegro. O curso faz parte de uma programação especial de cursos online, chamada #b_arcoemcasa, com grandes nomes das áreas do Audiovisual, Literatura, Artes Cênicas e Pensamento Contemporâneo. 

As aulas serão ministradas ao vivo, através  de videoconferências, a partir da análise de filmes, personagens e reflexões sobre o olhar no audiovisual. O objetivo é pensar como as mulheres são representadas no cinema, assim como a representatividade no mercado audiovisual. O curso pretende refletir sobre questões vinculadas tanto à linguagem cinematográfica em si - abordando conceitos como filmologia feminista, olhar masculino, tropes problemáticos e outros - quanto à produção audiovisual em nossos tempos, apresentando ações de ativismo e de luta pela igualdade de gênero no mercado audiovisual.


Informações de serviço:

Curso online com aulas ao vivo em videoconferência (aulas ficam gravadas para os alunos acessarem por 7 dias) 

De 29 de março a 1 de abril de 2021 (Segunda a quinta, das 19h às 21h30)

Inscrições e informações em: 

https://barco.art.br/eventos/construcao-de-personagens-femininas-e-representatividade-n o-audiovisual/ 


Sobre a professora Lorenna Montenegro

Com mais de 15 anos de atuação na área, Lorenna é produtora de conteúdo e integrante do Coletivo Elviras de mulheres críticas de cinema, que reúne profissionais de cinema e audiovisual de todo o país. Também faz parte do coletivo ManiFesta, que congrega mulheres cis e trans do Audiovisual Brasileiro que atuam como técnicas, atrizes e realizadoras. Formada em Produção Audiovisual na PUCRS, ministra oficinas e cursos sobre crítica, história e estética do cinema e vídeo em diversos espaços, além de participar como júri e palestrante de mostras e festivais. 


Sobre o Centro Cultural b_arco 

O Centro Cultural b_arco é um centro cultural contemporâneo criado para integrar as diferentes áreas da cultura. Um lugar de debate, reflexão e criação que há mais de 14 anos fomenta o intercâmbio permanente entre público, artistas e agentes culturais.

Os cursos da programação especial online, chamada #b_arcoemcasa, são geralmente de curta duração (4 a 5 dias) e acontecem através de videoconferências na plataforma Zoom. Desde 2020, o b_arco já promoveu mais de 50 cursos online, com professores(as) como Adrian Teijido, Joel Pizzini, Amara Moira, Rosane Borges, Felipe Martinez, Ana Paula Cohen, Cidinha da Silva e muitos outros. Em 2021, lança sua plataforma de cursos gravados, com o curso de estreia “Roteiro: do começo ao fim, passando pelo meio” com Jorge Furtado! Uma parceria com a Casa de Cinema de Porto Alegre e o Projeto Paradiso. 

Contato Coordenação de Comunicação - Lúcia Lima 

comunicacao@barco.art.br 

Rua Doutor Virgilio de Carvalho Pinto, 426 - Pinheiros – São Paulo – SP | CEP: 05415-020 55 11 3081.6986 | e-mail: contato@barco.art.br | barco.art.br



FONTE: LORENNA MONTENEGRO/ CENTRO CULTURAL BARCO

   


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)