segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Sarau Viva Nordeste promove roda de conversa virtual sobre mulheres no cinema de animação

 


As cineastas Alba Liberato (BA) e Marila Cantuária (PE) são as convidadas do evento,  no dia 25 de fevereiro

 

Na próxima quinta-feira (25), o Sarau Viva Nordeste – 2ª edição reserva espaço para o cinema e promove uma roda de conversa sobre animação nordestina com a escritora e roteirista Alba Liberato, da Bahia, e a animadora Marila Cantuária, de Pernambuco. O evento é gratuito, com transmissões no canal do Youtube e no Facebook, às 19h30, e mediação de Mauricio Squarisi, co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. “São cineastas de diferentes gerações, de dois estados muito importantes na produção da animação brasileira”, destaca Squarisi.


Alba e Chico Liberato 
Nascida em Salvador, Alba Liberato leva para suas obras o requinte do pensamento erudito com a beleza essencial da cultura popular, buscando tocar o público com delicadeza e, ao mesmo tempo, profundidade. Entre seus trabalhos estão os roteiros para os longas de animação Boi Aruá e Ritos de Passagem, além do curta-metragem animado Amarilis, dirigidos por Chico Liberato.

Representando uma nova geração, a recifense Marila Cantuária trabalha no mercado audiovisual desde 2010 como roteirista, diretora de animação, fotógrafa, ilustradora, editora e oficineira. É co-fundadora do selo de animação Produções Ordinária.

Do interior de São Paulo, Maurício Squarisi é co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, um dos maiores e mais antigos núcleos de produção cinematográfica de animação do Brasil. 

Sobre o Sarau Viva Nordeste

Marila Cantuária

Ao longo de dois meses, o festival virtual de homenagem à cultura nordestina abre espaço para diversas apresentações, de artistas sediados no estado de São Paulo, especialmente em Campinas/SP. São vários formatos: os ‘saraus aperitivos’ são uma espécie de pocket show virtual, que acontecem à noite, durante a semana; as rodas de conversa trazem à tona diálogos com coletivos e movimentos que têm o Nordeste como referência em seus fazeres artísticos. Com edições semanais, as palestras espetáculos querem despertar no público a sensação de estar em uma grande plateia, como num teatro, casa de show ou centro cultural. Os sábados são reservados para os Grandes Saraus, com mais de três horas de duração, reunindo numa mesma tarde diferentes artistas e variadas performances. Todos os eventos são transmitidos ao vivo pelas redes sociais. 

Mauricio Squarisi

Há também uma programação especial de oficinas, que também são gratuitas, mas para participar é preciso se inscrever antecipadamente pelo site. As próximas atividades são: “Oficina de Capas de Cordéis”, “Encontro do cordel com a xilogravura”, “Música Nordestina” e “Construção de Bonecos com Sucata”. 

Esta nova edição do Sarau do Nordeste foi selecionada pelo Edital ProAc Expresso Lei Aldir Blanc 40/2020, e tem produção da Diálogos Produções Culturais. O projeto nasceu do encontro da cordelista pernambucana, arte educadora e jornalista Dani Almeida com a produtora cultural campineira Janice Castro. Engajada em diversas atividades nos espaços culturais de Campinas, a dupla decidiu fortalecer o espaço para a cultura nordestina a partir da sua região.




 

SERVIÇO

Sarau Viva Nordeste - 2ª Edição

Até 27 de março de 2021

Programação completa: www.sarauvivanordeste.com.br

Transmissão: Youtube e  Facebook 

Próximos eventos de fevereiro:

19/02 - (6ªf) -  19h30 - Palestra Espetáculo: Retalhos de Carnaval, com o Grupo Cordel Cantante

 

25/02 - (5ªf) - 19h30 - Roda de Conversa: A mulher nordestina no cinema, com Mulheres nordestinas na 7ª arte.

26/02 - (6ª) - 19h30 - Palestra Espetáculo: Nordeste Cult, com o Grupo Bolero Freak

27/02 - (sáb) - 14h - Grande Sarau: Ler é uma Viagem, com Moreira de Acopiara, Katia Fonseca, Luciano Braga e Suzana Montauriol.

 

Programação de março:

04/03 - (5ª) -  19h30 - Sarau Aperitivo: Canções poderosas para mulheres arretadas, com  Vanessa Oliveira.

05/03 - (6ª) - 19h30 - Palestra Espetáculo: Mulheres em ação na arte do cordel, com o coletivo feminino Teodoras do Cordel.

06/03 - (sáb) - 14h - Grande Sarau: Força Feminina Nordestina, com Bill Dias (música e poesia), Maria Cândida (contação de histórias), Trio Maria Lua (forró pé-de serra), Tin Tin Alves e Luciano Braga (teatro e poesia).

 

08 a 11/03 -  das 14h às 15h - Oficina Capas de Cordéis, com Nireuda Longobardi (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br) Evento com tradução em Libras

11/03 (5ª) - 19h30 - Palestra Espetáculo: Afronordestinas, com o Grupo La Cantante de La Trinidad e sus hijos.

12/03 (6ªf) - 19h30 - Roda de Conversa: Cordéis Femininos nas Bibliotecas, com o coletivo feminino Teodoras do Cordel.

 

15/03 a 18/03 - das 10h às 11h - Oficina: Encontro do cordel com a xilogravura, com Marco Haurélio e Lucélia Borges (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br) Evento com tradução em Libras

18/03 (5ªf) -  19h30 - Sarau Aperitivo: Fadices e Bruxarias nas Terras do Cangaço, com  Suzana Montauriol e Carlos Rezendes.

19/03 (6ªf)  - 19h30 - Palestra Espetáculo: No ritmo do Coco, com o Grupo Coco Yiawarete

20/03 (sáb) - 14h - Grande Sarau: Nordeste do faz e conta e encanta, com Cleusa Santo (contação de histórias), Samuel de Monteiro (cordel), Juliana Firmo (teatro) e Aldy Carvalho (música regional).

 

22 a 25/03 - das 14h às 15h - Oficina: Música Nordestina, com Gilber Souto Maior (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br) Evento com tradução em Libras

23 a 26/03 – das 10h às 11h – Oficina: Construção de Bonecos com Sucata, com Grumaluc – Teatro de Bonecos  (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br)

25/03 (5ª ) - 19h30 - Sarau Aperitivo: Comidas nordestinas, com Chef Marcelo Reis e a cantora Ilcéi Mirian.

26/03 (6ª) - 19h30 - Palestra Espetáculo: Encantos Circenses Nordestinos, com o Grupo Último Tipo.

27/03 (sáb) - 14h - Grande Sarau: Nordeste Circense, com Palhaço Custelinha (performance circense), Edimaria e Miro Cena (música e contação de histórias), Varneci Nascimento (cordéis divertidos)  e Ana Person (música).

 

FONTE: 

A2N Comunicação


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)