sexta-feira, 31 de julho de 2020

Produtores do audiovisual driblam a crise e emplacam produções no streaming

As séries “RIO” e “O JOGO” estão no catálogo da Amazon Primevideo e foram idealizadas em um modelo de produção baseada na economia criativa e compartilhada


Nesse período de pandemia, mesmo com todas as dificuldades do setor audiovisual, produções com baixo orçamento, mas baseadas em muita criatividade ganham espaço no setor.

Os produtores Marcelo Caldas e Felipe Bretas, da Agência MentoresHUB e da produtora Multiphocus, implantaram uma metodologia de produção onde é possível com menos de R$80 mil reais produzir longa metragens e séries. A metodologia foi batizada de “MentoresLab 3C” que consiste em um modelo de produção compartilhada, colaborativo e criativo da captação a venda, testado na prática pelos próprios produtores.

Com projetos desenvolvidos dentro desta nova realidade, onde o volume de locações, elenco, produção tem de ser bem reduzido, e também pensando em roteiros contemporâneos que dialoguem com o mercado e o público alvo, a MentoresHUB consegue produzir de acordo com os novos protocolos séries e filmes, capazes de figurar em importantes canais e plataformas como Netflix, Amazon e Globoplay.

A Mentores HUB já possui cases de sucesso em que foram utilizados o conceito 3C, e o resultado já pode ser assistido no streaming, no Amazon Primevideo, são as séries “RIO” e “O Jogo”, sucesso de público e de crítica que comprovam que é possível contar uma boa história, com baixo orçamento e boa qualidade técnica. “Atualmente, a criatividade é a arma mais poderosa. Ela é capaz de superar alguns orçamentos altos. Como os de boa parte das produções veiculadas no YouTube, a maior parte de baixo custo, algumas dão mais ibope que produções de grandes emissoras de tv. O mais importante neste momento é ser criativo, tanto na captação como na divulgação. E desta forma sair na frente. E nós já estamos prontos para o novo normal”, ressaltam Marcelo Caldas e Marcello Krengiel da Mentores Hub.

"Nos adequamos a nova realidade do mercado e nos especializamos em coproduções e production service, atuando de forma colaborativa, no Brasil e no exterior. Utilizando esse método, só em 2020, já assinamos projetos em três das maiores plataformas de streaming do mundo, Netflix, Amazon e Globoplay", pontua Felipe Bretas da produtora Multiphocus.

Neste HUB de criação também estão as empresas  G0-UP, do ator e empreendedor Lipy Adler, Spoiler Filmes, do produtor executivo e fotógrafo Marcello Krengiel, a Moviment, do ator Ronan Horta, DANREC ,do diretor de fotografia e documentarista Guga Dannemann e PRIME, do produtor Marcos Klein ,o guru das redes socias e produções multiplataforma, entre outros.  “Estamos sempre buscando formas criativas nas redes para nossas produções chegarem ao público alvo desejado”, descreve Guga Dannemann, que está lançando o documentário “Ziraldo - Uma Obra que Pede Socorro" em circuito de festivais.

“Se o sistema não te representa, crie seu próprio sistema” comenta Lipy Adler, ator e criador do filme “O Último Virgem” considerada uma produção de baixo orçamento que foi uma das 20 melhores bilheterias de filmes nacionais entre os anos de 2016 e2017 nos cinemas. Hoje, o filme está na plataforma Globoplay e no Telecine. Lipy também é criador e co-produtor da série “O Jogo”.

“O jogo”
A série busca escolher um novo nome nas artes cênicas para estrelar uma novela em uma grande emissora brasileira. Ela retrata o confinamento de 12 artistas que disputam o reality show “Encena”. E para se destacar neste reality, os participantes terão que ter muito jogo de cintura já que irão precisar se esquivar de diversas artimanhas que foram criadas pelos anti-heróis da obra, o diretor e o produtor, que se utilizam de táticas polêmicas e antiéticas na busca pela audiência. A série é em formato mockumentary, que satiriza o universo dos reality shows através de uma meta linguagem onde atores e equipe técnica fazem parte da trama, misturando de forma surpreendente ficção e realidade.


“RIO”
A série fala sobre o amor em suas diversas formas, sem barreiras ou preconceitos. RIO conta a história de Ricardo, Isabel e Olivia, cujas as iniciais de seus nomes fazem um trocadilho com o nome da série. Três jovens de classe média numa configuração de família pós-moderna, que dividem não só o espaço onde moram, mas também seus medos, angústias, carências, desejos e sentimentos diversos. RIO mostra o cotidiano de um triângulo amoroso, que vive em uma metrópole, e, através dela desvenda as questões sentimentais de cada um sem fazer distinção entre suas orientações sexuais. Afinal de contas, o importante é amar ou poli amar.



Sobre a Agência MentoresHub
A MentoresHUB é uma agência que tem por objetivo promover uma evolução no setor audiovisual brasileiro. O nosso papel é preencher uma lacuna do mercado permitindo ao profissional desenvolver seus projetos com mentoria, da pré produção a finalização e distribuição. A Mentores HUB é uma hub com suporte para gerir e agenciar autores/roteiristas, produtores, diretores e artistas no geral que tenham uma boa história para contar. O Hub presta serviços de consultoria e mentoria especializada com produtores de pequeno, médio e grande porte, através de renomados diretores, consultores de roteiro, preparadores de elenco, preparador vocal, psicanalista, produtores executivos, coach, e etc. Realiza todas as análises, técnicas, roteiro, conteúdo. Faz análise de mercado e público alvo, de tendências, assim como elabora de forma conceitual e estrutural cada projeto. Também trabalhamos com o encaminhamento e desenvolvimento de parcerias público/privada e leis de incentivos municipais, estaduais e federais.
Realiza encontros semanais, denominados MentoresHouse “Club do Produtor”. São reuniões com produtores que estão em busca de parcerias estratégicas para alavancar projetos. É um espaço específico para trocar contatos e coproduzir projetos, com mentorias semanais dos profissionais renomados que participam do MentoresHUB. Os mentores parceiros são Newton Cannito, Laura Villar, Paula Barbizan, Nelson Foerester, Eduardo Casão, Fillipo Pitanga, Cavi Borges, Felipe Bretas, Mariana Alberge, Clodoaldo, Rene Nunnes, Valu Vasconcelos, Marcos Klein e Yael Steiner. 

Fonte: Graça Paes, Agência Zapp News.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)