terça-feira, 19 de março de 2019

SESSÃO ESPECIAL DO FILME BARONESA DIA 21/03 NO CINEARTE UFF

A exibição seguida de debate acontece às 19h e contará com a presença da diretora e roteirista do filme Juliana Antunes. 

No dia 21 de março, quinta-feira, dentro do projeto Cinemas em Rede, o Cine Arte UFF exibe "Baronesa", longa-metragem vencedor de diversos prêmios no Brasil e no exterior. A exibição será seguida de debate com Juliana Antunes, diretora e roteirista do filme. A sessão será realizada às 19h, com transmissão simultânea em rede para os cinemas integrantes do projeto. A entrada é franca.

Juliana Antunes é a primeira das quatro mulheres que participarão da ação 'Mulheres no Cinema'. No primeiro semestre de 2019 entre março e junho, a programação do Cinemas em Rede será dedicada a realizadoras de importantes produções cinematográficas da atualidade, em sessões especiais que exibirão filmes fotografados, roteirizados, dirigidos e montados por mulheres. O Cine Arte UFF ainda receberá Heloísa Passos, diretora de fotografia de 'Viajo porque preciso, volto porque te amo'; Monique Gardenberg, diretora de Paraíso Perdido; e Karen Akerman, montadora de 'O lobo atrás da porta'.   

Fruto da parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), projeto Cinemas em Rede tem por objetivo facilitar o intercâmbio de conteúdos entre as salas universitárias de cinema. O projeto conta com a exibição de um filme seguido de debate, transmitido ao mesmo tempo para todos os integrantes da rede.

_____

PROJETO CINEMAS EM REDE  

No primeiro semestre de 2019, a programação do Cinemas em Rede será dedicada às Mulheres no Cinema. Serão quatro sessões especiais que exibirão filme fotografados, roteirizados, dirigidos e montados por mulheres.

21 de março - Baronesa | Tema: roteiro | Debate com a diretora e roteirista Juliana Antunes
25 de abril - Viajo porque preciso, volto porque te amo | Tema: fotografia | Debate com a fotógrafa Heloísa Passos
16 de maio-  Paraíso Perdido | Tema: direção | Debate com a diretora Monique Gardenberg
27 de junho-  O Lobo atrás da porta | Tema: montagem | Debate com a montadora Karen Akerman


_________

BARONESA 
Direção: Juliana Antunes
Brasil, 2017, 71’, 16 anos
Com Andreia Pereira de Sousa, Leid Ferreira, Gabriela Souza

SINOPSE: Andreia e Leid são grandes amigas que moram em casas vizinhas na Vila Mariquinhas, na zona norte de Belo Horizonte. Elas trocam confidências, guardam sofrimentos e compartilham laços, mas quando uma guerra entre traficantes deixa o clima tenso. Andreia passa a cogitar ir embora da região. 

O filme recebeu o Prêmio da Crítica e Troféu Helena Ignez no Festival de Tiradentes 2017, Melhor Filme Latino-Americano no Festival de Cinema Mar del Plata 2017, Prêmio da Audiência, Prêmio Marseille Espérance e Prêmio Renaud Victor no Festival de Documentário de Marseille 2017 e Melhor Longa-Metragem no IndieLisboa 2018.


SERVIÇO:
Dia 21/03 | 19 horas | quinta
Exibição do filme BARONESA seguida de debate em rede com a diretora Juliana Antunes. Entrada franca. 


Local: Cine Arte UFF (Em frente ao Prédio da Reitoria)
Endereço:  Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí - Niterói-RJ 





Fonte: Gerência de Comunicação Centro de Artes UFF.

Renata Cunha 
Gabriel Gontijo
Maria Rita Resende

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)