terça-feira, 22 de maio de 2018

Canal Brasil presta tributo a Roberto Farias


Para homenagear Roberto Farias, realizador fundamental da cultura do país, falecido no último dia 14, o Canal Brasil apresenta, na próxima semana, uma programação especial. De segunda a sexta, a faixa das 18h será dedicada ao cineasta e traz, respectivamente, os seguintes filmes: Assalto ao Trem Pagador (1962) – precedido de entrevista concedida em 2015 ao programa Faróis do Cinema –, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968)Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa (1970)Roberto Carlos a 300 Km por Hora (1971) e Pra Frente Brasil (1983).
 
Homenagem a Roberto Farias:

Segunda, dia 21/05, às 18h - Assalto ao Trem Pagador (1962) (103’)
Direção: Roberto Farias
Classificação: 14 anos
Sinopse: O bando de Tião Medonho (Eliezer Gomes) ataca e assalta o trem pagador da Central do Brasil, entre Japeri e Paes Leme, explodindo os trilhos com dinamite. Armados com revólveres e metralhadoras, os seis bandidos levam 27 milhões de cruzeiros e matam um homem. Após o crime, eles decidem gastar no máximo dez por cento do valor roubado para não despertar suspeitas da polícia. No entanto, Grilo Peru (Reginaldo Faria), um dos integrantes da quadrilha, contraria o que foi combinado e coloca a liberdade de todos em jogo.

Terça, dia 22/05, às 18h - Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968) (97’)
Direção: Roberto Farias
Classificação: Livre
Sinopse: Na trama, o protagonista é um famoso cantor brasileiro, que se vê perseguido por bandidos internacionais enquanto participa de um filme. Com o intuito de despistá-los, ele encara as mais alucinantes aventuras, como dirigir em alta velocidade na estrada do Corcovado, escalar o Cristo Redentor e até mesmo pilotar um helicóptero que atravessa o Túnel do Pasmado, um dos mais movimentados da cidade, em direção a Copacabana.

Quarta, dia 23/05, às 18h - Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa (1970) (94’)
Direção: Roberto Farias
Classificação: Livre
Sinopse: Numa praia do Oriente, há 2.880 anos, um náufrago é atacado por uma tribo de bárbaros. Antes de morrer, ele confia a um guerreiro a guarda de uma estatueta, contendo um pergaminho. Trata-se de um mapa, que mostra a localização de um diamante guardado no túmulo de dois reis fenícios. Tempos mais tarde, em Tóquio, o trio, em turnê pelo Oriente, vai às compras e descobre o objeto numa loja de souvenirs. Mas a peça é roubada por bandidos, iniciando uma caçada repleta de aventura.

Quinta, dia 24/05, às 18h - Roberto Carlos a 300 Km por Hora (1971) (99’)
Direção: Roberto Farias
Classificação: Livre
Sinopse: O mecânico Lalo (Roberto Carlos) trabalha numa revendedora de carros e é vidrado em corridas. Tímido com as mulheres, o jovem nutre uma grande paixão por Luciana (Libânia Almeida), namorada de Rodolfo (Raul Cortez), seu chefe e ás do automobilismo brasileiro. Como praxe, ele treina despretensiosamente no carro do patrão, especialmente fabricado para a Taça Brasil. Quando Rodolfo desiste de participar do prêmio, abre-se a possibilidade de Lalo ocupar seu lugar.

Sexta, dia 25/05, às 18h - Pra Frente Brasil (1983) (106’)
Direção: Roberto Farias
Classificação: 16 anos
Sinopse: Sob o título da canção que embalou a seleção brasileira de futebol campeã mundial em 1970, a produção de Roberto Farias foi pioneira ao mostrar de forma aberta a violência sofrida pelos presos nos porões da ditatura. A trama aborda a euforia pelo milagre econômico e pela Copa do Mundo. Jofre (Reginaldo Faria) é um pacato cidadão de classe-média, sem qualquer envolvimento com guerrilhas de esquerda. Em meio às comemorações, ele é confundido com um ativista político pelas autoridades, sendo posteriormente levado ao cárcere e torturado por agentes federais. Enquanto o homem sofre as consequências de atos que não cometeu, sua família busca as respostas para o desaparecimento.
 

Fonte: Thais Farias - Palavra Assessoria em Comunicação 

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)